No ensino remoto, as provas online são um desafio para os docentes. Veja como utilizar recursos e técnicas eficientes para manter a qualidade do ensino!


  1. 4 dicas rápidas para aplicar provas online de forma eficiente
    1.1 Regras e instruções claras e específicas
    1.2 Reduza as oportunidades de trapaça
    1.3 Alinhe as questões com os objetivos de aprendizagem
    1.4 A pontuação deve ter base na complexidade das perguntas

Os seus planos de avaliação, assim como todos os seus outros planos de aprendizagem, provavelmente foram modificados nos últimos anos. E, devido aos desafios naturais que a tecnologia traz ou particularidades individuais, talvez seus alunos podem não ter tempo ou capacidade de se concentrar em exames de longa duração, como normalmente aconteceria em um ambiente de sala de aula presencial.

Como sabemos, o objetivo das provas é avaliar o desempenho e o progresso de aprendizagem do estudante no final de uma unidade de ensino. Se houver outras formas de fazer isso — por exemplo, com um projeto, portfólio ou outra atividade extra que um aluno possa enviar online — considere-as antes de aplicar um exame online de múltipla escolha.

Se você decidir aplicar uma prova tradicional objetivo, as dicas a seguir, que são baseadas em pesquisa podem tornar a experiência de aula remota muito melhor para você e para seus estudantes. Confira!

4 dicas rápidas para aplicar provas online de forma eficiente

dicas para realizar avaliacao online ensino superior

1. Regras e instruções claras e específicas

A avaliação online é um cenário novo para seus estudantes. Por isso, reduza a ansiedade comunicando claramente as regras e instruções antes de aplicar a prova para que não haja surpresas.

Por exemplo, se você deseja que eles descrevam em parágrafos curtos ou mostrem seu raciocínio por meio de resolução de de problemas, certifique-se de declarar isso explicitamente.

Além disso, forneça detalhes extras, como a lista de objetivos de aprendizagem que a avaliação abordará, quantas questões devem acertar, o tempo que eles terão para concluir, quantos pontos cada pergunta vale, etc. Um guia de estudo ou um teste rápido e prático também podem ajudar seus estudantes a se prepararem melhor.

Leia também: 👉 [Pílula] 5 dicas para engajar e motivar os estudantes ao ensinar online

2. Reduza as oportunidades de trapaça

Proteja suas provas e limite para apenas uma tentativa de resposta.

Outra atitude que ajuda é exigir que os estudantes enviem uma declaração de honestidade antes de iniciar o exame (isso pode ser feito por meio de um formulário digital ou adicionado como o primeiro item).

Embaralhar itens ou criar várias versões da prova para atribuir aleatoriamente aos alunos também pode funcionar.

Crie um banco de conteúdo digital para selecionar perguntas aleatórias (muitas plataformas permitem isso e a maioria dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem - LMS).

Peça aos alunos que justifiquem ou expliquem suas respostas adicionando um campo de resposta aberta após cada pergunta de resposta selecionada.

3. Alinhe as questões com os objetivos de aprendizagem

Independentemente de o exame ser realizado online ou no papel, se você estiver criando do zero, certifique-se de usar os objetivos de aprendizagem como um guia enquanto desenvolve as questões.

Determine quais tipos de perguntas ou respostas ajudam no progresso de aprendizagem. Por exemplo, se o objetivo exige que um estudante desenvolva sua visão analítica e crítica, então uma questão de redação para análise de um poema ou texto seria uma escolha lógica e eficiente.

Nova call to action

4. A pontuação deve ter base na complexidade das perguntas

Por exemplo, se você tiver uma pergunta com duas ou mais respostas, considere atribuir crédito parcial para cada parte da questão, se o sistema permitir.

Para atividades com problemas de matemática, ciências ou projetos, permita que os estudantes mostrem realmente a sua dedicação, enviando uma foto de seus trabalhos ou descrevendo os passos que tomaram para solucionar um problema ou completar um processo.

Pearson Higher Education oferece soluções tecnológicas efetivas para o ensino a distância como: Biblioteca Virtual, Ambiente Virtual de Aprendizagem Brightspace D2L é e mais de 300 disciplinas.

Soluções 100% digitais para enriquecer a oferta educacional da sua IES. Fale com um de nossos Consultores de Transformação Digital e conheça o nosso catálogo. 👇

catalogo de soluções Pearson Higher Education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados