A volta às aulas é uma oportunidade de integrar tecnologias educacionais que dão competitividade à sua instituição e aos seus alunos. Conheça-as!

  1. 5 tecnologias educacionais para inovar na volta às aulas
    1.1. Plataformas de aprendizagem virtuais
    1.2. Bibliotecas e recursos virtuais
    1.3. Microcredenciais e certificações especializadas 
    1.4. Inteligência artificial
    1.5. Realidade aumentada e virtual
  2. Pearson: seu melhor aliado na tecnologia educacional nesta volta às aulas

O cenário tecnológico nos ambientes universitários segue em transformação acelerada em 2024. A tecnologia educacional de ponta, fundamental para um processo de ensino e aprendizagem competitivo, é algo que, como instituições, precisamos continuar a rever constantemente, e o retorno às aulas é uma das melhores oportunidades para apresentar a nossos alunos, professores e equipe acadêmica novas ferramentas que aumentem a produtividade, a confiança e a empregabilidade deles. 

Não podemos perder de vista que o mercado global de e-learning continua a crescer exponencialmente pelo sucesso do ensino remoto, que está abrindo um cenário educacional mais amplo em todo o mundo e oferecendo mais e melhores opções diante das quais é necessário fortalecer nossa proposta de valor educacional em cada ciclo acadêmico.  

No artigo de hoje, vamos rever as tecnologias educacionais mais importantes que devem acompanhar suas estratégias globais de ensino, e em cuja infraestrutura digital é essencial investir para se manter relevante no mercado.  

Leia também: 👉 Tecnologia educacional: 4 formas de incluir na universidade

5 tecnologias educacionais para inovar na volta às aulas

tecnologias-educacionais-para-inovar-na-volta-às-aulas

Sua instituição está maximizando o potencial das ferramentas tecnológicas disponíveis para enriquecer a experiência educacional do aluno? Embora muitas universidades tenham adotado tecnologias educacionais como sistemas de gestão da aprendizagem (LMS) para facilitar o ensino híbrido ou a distância, ainda existem inúmeras ferramentas avançadas e acessíveis que podem ser implementadas para aprimorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. 

Um bom ponto de partida é reconhecer que professores e alunos, que não são necessariamente conhecedores de tecnologia, preferem soluções que se integrem de maneira fácil e eficaz com os programas e dispositivos já utilizados em seu ambiente educacional. Por isso, vamos focar em algumas soluções que aliam eficiência e facilidade de uso.  

1. Plataformas de aprendizagem virtuais

As plataformas de aprendizagem on-line, como os LMS, são ferramentas fundamentais para o ensino remoto, mas também para enriquecer o ensino presencial. Esses sistemas fornecem um ambiente flexível no qual alunos e professores podem acessar recursos educacionais, enviar e receber tarefas e incentivar a interação dinâmica.  

Essas soluções integrais também são essenciais para a criação e a atualização de cursos e a realização de avaliações, permitindo aos educadores que forneçam feedback de modo eficiente e eficaz. Outro recurso importante são as ferramentas de colaboração on-line, videoconferência e funcionalidades de gerenciamento de projetos, ideais para facilitar a comunicação e o trabalho em equipe. 

Um excelente exemplo é a plataforma de gerenciamento de aprendizagem Brightspace da Pearson Higher Education. É uma ferramenta projetada especificamente para ajudar seus estudantes universitários a atingir todo o próprio potencial no mundo atual de mobilidade e hiperconexão. Com base em padrões que possibilitam uma fácil integração com diferentes ferramentas e uma eficiente digitalização de conteúdos e recursos, permite a criação de cursos completos de maneira fácil e intuitiva pelos professores, bem como a geração de relatórios diversificados que são inestimáveis para a tomada de decisão.  

Outra opção, especialmente útil para sua universidade se seus professores passaram por desafios com a organização eficiente das aulas remotas, é a Disciplinas Pearson, ideal para complementar o currículo de sua instituição de ensino superior (IES) com conteúdo digital de alta qualidade e cursos on-line completos, personalizáveis para mais de 300 disciplinas. 

CTA Banner Ensino Hibrido e Tecnologia Educacional

2. Bibliotecas e recursos virtuais

Bibliotecas virtuais e recursos digitais são essenciais para fornecer aos alunos acesso imediato a uma ampla gama de materiais de aprendizagem atualizados e fáceis de navegar. Esses recursos não apenas ampliam o escopo do conhecimento disponível, mas também oferecem flexibilidade para que os alunos estudem no próprio ritmo e de acordo com as preferências deles.  

A Biblioteca Virtual Pearson, por exemplo, oferece uma extensa coleção de e-books atualizados focados nos principais cursos universitários, bem como artigos e outros materiais educacionais acessíveis a seus alunos e professores de qualquer lugar em seus dispositivos móveis, fortalecendo a filosofia de aprendizado autônomo e contínuo em sua instituição e facilitando o acesso a informações confiáveis e relevantes em um só lugar.  

Essa solução vai além das bibliotecas digitais tradicionais, integrando recursos exclusivos que personalizam e agilizam o processo de aprendizagem, pesquisa e planejamento de projetos. Por exemplo, ferramentas de pesquisa avançadas, funcionalidades de realce e anotações e também ferramentas de colaboração em grupo. Além disso, ela se integra perfeitamente com os sistemas de gerenciamento de aprendizagem que você já usa. 

3. Microcredenciais e certificações especializadas  

As microcredenciais e as certificações especializadas estão se tornando mais importantes para a empregabilidade do que nunca, na medida em que já estão competindo com os diplomas universitários. Na verdade, empresas como Google, Microsoft e Apple, para citar apenas algumas, não exigem mais que os funcionários tenham uma educação formal e um diploma, mas sim que demonstrem conhecimento e experiência em áreas específicas que também estão em constante evolução. 

É por isso que as tecnologias e plataformas educacionais que permitem a seus alunos que obtenham essas certificações agregam muito valor à sua instituição e oferecem garantia profissional para seus graduados. Essas opções de aprendizagem proporcionam aos alunos e até mesmo ao corpo docente a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos altamente focados, cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. 

As microcredenciais digitais, em particular, são reconhecimentos de aprendizagem que certificam competências em áreas específicas e que são fáceis de compartilhar e corroborar em ambientes virtuais, complementando a formação acadêmica tradicional e proporcionando uma vantagem competitiva real. 

Na Pearson também estamos na vanguarda dessa tendência e oferecemos soluções focadas em competências em alta demanda em diferentes setores, bem como o desenvolvimento de soft skills transversais a todos os campos de trabalho.  

Se você está procurando tecnologia educacional especializada em treinamento em áreas altamente técnicas, o Certiport da Pearson VUE oferece o suporte completo de um líder global em habilidades tecnológicas, incluindo as ferramentas digitais mais atuais no ambiente de negócios, entre elas Microsoft Office Specialist, Adobe Certified Associate, Autodesk Certified User e outras certificações profissionais.  

Por fim, o Personabilites complementa o currículo de todas os seus cursos e especializações com as habilidades interpessoais ou soft skills mais demandadas no mercado de trabalho atual: comunicação, trabalho em equipe, responsabilidade social, pensamento crítico, autogestão e liderança. Seus alunos poderão adicionar distintivos digitais a seus currículos e trabalhar em redes sociais, como o LinkedIn, o que tornará o perfil deles muito mais atrativo para os recrutadores. 

Além disso, o Personabilities integra avaliações psicológicas profissionais que medem habilidades sociais, comportamento e personalidade para determinar pontos fortes e áreas de oportunidade.

4. Inteligência artificial  

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o ensino universitário, especialmente por meio da análise de dados e do aprendizado adaptativo. Essas tecnologias permitem uma profunda personalização do processo educativo, adaptando-se às necessidades individuais e aos estilos de aprendizagem de cada aluno. 

As plataformas de gerenciamento de aprendizagem que incorporam a IA tornam possível analisar o desempenho e as necessidades de aprendizagem, produzindo insights inestimáveis e acionáveis a professores e instituições, seja para melhorar os resultados acadêmicos ou tomar melhores decisões administrativas. 

Por exemplo, por meio da análise de aprendizagem, você pode identificar padrões e tendências no desempenho dos alunos e, em seguida, usar esses dados para desenvolver caminhos de aprendizagem adaptativos.  

Na Pearson, priorizamos a integração da IA em toda a nossa tecnologia educacional, para que ofereçam funcionalidades estratégicas de análise, automação e personalização capazes de potencializar o trabalho dos professores e o talento dos alunos.  

5. Realidade aumentada e virtual

A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) são tecnologias que estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e mudam radicalmente a forma como nos relacionamos com nosso ambiente e, claro, aprendemos.  

Simulações imersivas semelhantes às que já vemos em videogames, por exemplo, podem ser colocadas a serviço de experiências práticas de aprendizagem que aumentam drasticamente a compreensão e a retenção do aluno em assuntos complexos, abstratos ou de alta prática.  

CTA Banner Virtual Labs do Pearson Higher Education

Pearson: seu melhor aliado na tecnologia educacional nesta volta às aulas

Pearson-seu-melhor-aliado-na-tecnologia-educacional-nesta-volta-às-aulas

Adotar tecnologia educacional de ponta na volta às aulas faz uma diferença significativa na qualidade do ensino que sua universidade oferece, bem como em sua competitividade e sua reputação no mercado. Ao integrar essas ferramentas inovadoras, sua instituição não apenas acompanhará as tendências atuais do ensino superior, mas também preparará os alunos para um futuro cada vez mais digitalizado e globalizado.  

Com a Pearson Higher Education como seu parceiro estratégico, você pode garantir que sua universidade esteja equipada com as melhores ferramentas e recursos para enfrentar os desafios da aceleração digital na educação. Vamos avançar juntos rumo ao sucesso universitário. Faça o download do nosso Ecossistema de Soluções para o ensino superior! 

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

Referências

ASCIONE, Laura. 65 Predictions about Edtech Trends in 2024: What Edtech Trends will Take Top Billing in Schools and Districts in the New Year? E-school News. 2024. Disponível em: https://www.eschoolnews.com/innovative-teaching/2024/01/01/64-predictions-edtech-trends-2024/#:~:text=Artificial%20intelligence%2C%20augmented%20reality%2C%20and,ways%20we%20never%20thought%20possible. Acesso em: 19 jan. 2024. 

Teachergy. Education in 2024: A Pivotal Year of Innovation and Growth. 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/education-2024-pivotal-year-innovation-growth-teachergy1-o5gkc/?trk=organization_guest_main-feed-card_feed-article-content. Acesso em: 19 jan. 2024. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados