As habilidades sociais ou socioemocionais são a base do sucesso no trabalho hoje e estão entre as características mais importantes que os caçadores de talentos procuram, às vezes acima das chamadas hard skills.

  1. O que são soft skills?
  2. 6 soft skills essenciais que seus alunos precisarão no mercado de trabalho
    2.1. Comunicação oral e escrita
    2.2. Trabalho em equipe e colaboração
    2.3. Autogestão
    2.4. Pensamento crítico
    2.5. Liderança
    2.6. Responsabilidade social
  3. 8 Fatores que podem dificultar o desenvolvimento de soft skills

O mercado de trabalho atual mudou muito em relação às últimas décadas e, por isso, as competências necessárias para se manter competitivo nele também evoluíram bastante.

Infelizmente, o currículo acadêmico de muitas universidades ainda responde às demandas dos ambientes de trabalho do final do século passado, caracterizados por uma estrutura hierárquica inflexível, baixa conectividade, modalidade presencial e em tempo integral, bem como perfis de trabalho que permaneceram estáticos por muitos anos.

Hoje, cada vez menos empresas e profissionais trabalham dessa forma, de modo que habilidades relacionadas à previsibilidade, à capacidade de seguir ordens e ao trabalho analógico, altamente valorizadas no passado, estão sendo substituídas por uma nova série de traços.

Há um compromisso atual com equipes de trabalho mais horizontais, dinâmicas e autônomas; a conectividade total permite que até 70% das atividades sejam realizadas remotamente ou de modo assíncrono, e os colaboradores precisam se adaptar o tempo todo às necessidades em constante mudança em um ambiente do tipo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

Então, quais são as habilidades sociais (ou soft skills) mais importantes para o sucesso profissional das novas gerações, de acordo com os recrutadores? A seguir, vamos rever com detalhes seis delas que se destacam por sua grande relevância e que sua instituição universitária definitivamente precisa fortalecer em todos os alunos para se tornar ainda mais competitiva.

O que são soft skills?

o que são soft skills no mercado de trabalho

Elas também são conhecidas como “inteligência social” e, em linhas gerais, trata-se do acúmulo de atitudes, conhecimentos e habilidades que nos permitem navegar adequadamente em ambientes nos quais devemos interagir e cooperar com outras pessoas.

Graças às habilidades sociais, uma pessoa pode se destacar de maneira positiva em todas as áreas, inclusive no trabalho, mas também desenvolver o próprio potencial e alcançar um melhor equilíbrio em todas as esferas pessoais.

Como diria a famosa especialista em relações trabalhistas Esther Perel:

A qualidade de nossos relacionamentos determina a qualidade de nossas vidas.

Poderíamos acrescentar que nossa qualidade de vida também influencia significativamente os resultados de nosso trabalho.

A contratação de colaboradores com excelentes habilidades sociais permite às empresas otimizar o trabalho em equipe, fortalecer a cultura corporativa e manter uma mentalidade de inovação e crescimento sempre orientada para a responsabilidade social.

Leia também: 👉 Soft skills no ensino superior é estratégia para a competitividade.

6 soft skills essenciais que seus alunos precisarão no mercado de trabalho

Se a competição para estudar em uma boa universidade é muito intensa, a competição para conseguir um bom emprego ao se formar é ainda maior, porque as empresas não procuram colaboradores capazes apenas de fazer o trabalho que lhes compete, mas aqueles que também estejam ávidos por inovar, que promovam um clima organizacional positivo e que possuam alta motivação intrínseca.

De acordo com muitos dos recrutadores de talentos que trabalharam para as empresas de maior crescimento mundial, os processos de recrutamento estão começando a se concentrar em seis habilidades principais, que por sua vez são o conjunto de outras habilidades complementares.

Para se manter competitiva e oferecer melhores oportunidades aos estudantes, sua universidade precisa integrar ativa e estrategicamente o fortalecimento das seguintes habilidades em todos os seus programas acadêmicos:

1. Comunicação oral e escrita

A capacidade de comunicar de maneira adequada desponta como uma das mais importantes porque, por si só, reflete uma série de competências altamente relevantes para qualquer trabalho.

Ser capaz de criar e entregar mensagens fortes e persuasivas em uma ampla variedade de circunstâncias, canais e destinatários é uma das melhores ferramentas para fazer as coisas acontecerem e demonstra que uma pessoa possui as seguintes habilidades subjacentes:

  • Raciocínio verbal
  • Autoconfiança
  • Loquacidade
  • Adaptabilidade
  • Linguagem não verbal
  • Assertividade
  • Escuta ativa

2. Trabalho em equipe e colaboração

A maioria das empresas depende do trabalho em equipe para atingir seus objetivos mais ambiciosos, porém, como todos temos personalidades e formas de trabalhar diferentes, é muito fácil surgir desentendimentos e mal-entendidos que diminuam a agilidade e a produtividade da equipe.

Concordar com outras pessoas, aprender a ouvir, ceder e priorizar o clima organizacional sobre a necessidade de “estar certo” talvez seja uma das habilidades mais complexas e difíceis de aperfeiçoar. A boa notícia é que seus alunos podem fazê-lo quando seus programas acadêmicos incluem aprendizagem colaborativa e atividades focadas no desenvolvimento dos seguintes aspectos:

  • Trabalho por objetivos
  • Empatia
  • Tolerância à frustração
  • Comunicação assertiva
  • Flexibilidade
  • Inteligência emocional
  • Sentido do humor
  • Poder de negociação

banner ebook como preparar os alunos para o mercado de trabalho

 

3. Autogestão

A autogestão torna-se cada vez mais importante à medida que as figuras de “chefe” e “subordinado” vão sendo substituídas por conceitos como “líder” e “colaborador”. Parece uma mudança insignificante, mas a carga simbólica e emocional destes últimos aponta para uma maior horizontalidade nas relações e, portanto, uma maior responsabilidade por nossos próprios resultados.


Autogestão significa que não dependemos de um supervisor que nos diga o que fazer a todo momento, pois temos a capacidade e os critérios para tomar boas decisões dentro de um campo de atuação cada vez mais amplo.

Essa mesma responsabilidade estendida deve ser promovida a partir das salas de aula das universidades, dando especial ênfase a aspectos como:

  • Aprender a aprender
  • Organização
  • Iniciativa
  • Autoconsciência
  • Controle do estresse
  • Mentalidade de crescimento

4. Pensamento crítico

Graças ao pensamento crítico, podemos discernir, entre uma enorme quantidade de dados, influências e interesses aparentemente contraditórios, quais são as possíveis causas de uma situação e quais ações poderiam ser as mais eficientes para resolvê-la.

Essa é uma habilidade que requer treinamento extensivo, pois exige que o cérebro considere muitos aspectos ao mesmo tempo e crie novos caminhos de pensamento, que muitas vezes incluem a capacidade de ver as coisas sob diferentes lentes ou pontos de vista. Por esse motivo, os projetos universitários de seus alunos devem ser projetados para fortalecer características como:

  • Pensamento divergente
  • Capacidade de análise
  • Teoria da mente
  • Resolução de problemas
  • Curiosidade intelectual
  • Pluralidade
colaboradores em uma mesa de reunião com o líder

5. Liderança

A liderança tem diferentes faces, mas em geral pode ser definida como a capacidade de orientar o trabalho de outras pessoas para que objetivos comuns sejam alcançados.

Como qualquer colaborador com boas habilidades com as pessoas, um líder é altamente talentoso em comunicação, autogestão e trabalho em equipe, mas leva essas habilidades um passo adiante com habilidades complementares, como:

  • Carisma
  • Otimismo
  • Criatividade
  • Versatilidade
  • Dedicação
  • Solução de conflitos
  • Persuasão
  • Inovação
  • Tomada de decisões
  • Espírito empreendedor

Preparar nossos alunos para a liderança significa oferecer a eles, entre outras coisas, um ambiente acadêmico em que possam explorar ativamente os próprios interesses e cultivar a própria personalidade como um todo, sem medo de expressar a individualidade.

6. Responsabilidade social

Significa que nossos alunos entendem completamente o impacto direto e indireto de suas ações (tanto em nível profissional quanto pessoal) no ambiente humano, natural e social que os cerca. Da mesma forma, significa que eles são capazes de direcionar suas decisões para o bem-estar social acima do benefício pessoal quando interesses contraditórios aparecem.

Algumas das características subjacentes mais importantes desta habilidade são:

  • Honestidade
  • Integridade
  • Sentido de pertencimento
  • Resiliência
  • Ética profissional
  • Participação

O mais importante para desenvolver um senso de responsabilidade social que acompanhe seus alunos ao longo do desempenho profissional deles é dar-lhes a satisfação de criar e estabelecer projetos que realmente gerem um impacto positivo na comunidade, enquanto continuam fortalecendo as habilidades práticas relacionadas à própria carreira.

8 Fatores que podem dificultar o desenvolvimento de soft skills

Para algumas pessoas, é relativamente fácil desenvolver soft skills; parece até que elas já as têm “pré-carregadas”, enquanto esse desafio pode ser muito mais complexo para outras. Isso não significa que existam alunos com mais potencial social do que outros, mas sim que alguns deles precisam de um pouco mais de atenção e motivação por parte dos professores.

Para identificar aqueles que necessitam de apoio complementar nesse sentido, mesmo que seus resultados acadêmicos sejam mais do que satisfatórios, devemos estar atentos a sinais como:

  1. Timidez excessiva
  2. Pânico cênico
  3. Ansiedade social
  4. Sobreadaptação aos demais
  5. Atitudes antissociais
  6. Fobias
  7. Isolamento
  8. Falta de iniciativa

Nesses casos, é preciso trabalhar as soft skills individualmente e encontrar caminhos que conectem interesses e talentos pessoais com as habilidades necessárias para que, no futuro, seja possível focar as habilidades onde quiser.

A Pearson Higher Education trabalha constantemente para desenvolver soluções efetivas e que fazem realmente a diferença na vida dos estudantes do ensino superior. Conheça a nossa solução Personabilities e saiba como podemos ajudar a sua instituição de ensino a se tornar competitiva e garantir a competitividade profissional para os estudantes no mercado de trabalho.

desenvolva soft skills na sua ies

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados