Ter uma Biblioteca Virtual com um acervo de ebooks completo facilita o cotidiano dos professores e ainda traz muitos benefícios para os estudantes.


  1. Ampla variedade de materiais didáticos para o plano de aula
  2. Uma coleção completa para apoiar aulas produtivas
  3. Ensino dinâmico e personalizado
  4. Formação sólida e lifelong learning
  5. Maior abordagem aos alunos
  6. Eficácia e eficiência das atividades educacionais

Sabemos que as plataformas digitais tendem a ajudar muito os alunos do ensino superior, especialmente em seus estudos, pesquisas, aulas e exames diários. No entanto, o acervo de ebooks também pode ser um facilitador para os profissionais da educação, como professores e gestores, no exercício de suas funções pedagógicas dentro de uma instituição de ensino.

A Biblioteca Virtual, um acervo digital composto por milhares de títulos, é justamente uma dessas soluções tecnológicas que ajudam professores e alunos, pois oferecem suporte para diferentes áreas do conhecimento, tais como: administração, medicina, enfermagem, marketing, ciência da computação, economia e muito mais.

A seguir, falaremos mais sobre como o acesso aos livros digitais pode ajudar o trabalho dos professores da sua instituição de ensino. Acompanhe!

Ampla variedade de materiais didáticos para o plano de aula

acervo de ebooks para universidades

Os professores precisam ter uma grande variedade de materiais didáticos em mãos, como livros, folhetos e outros conteúdos que orientem a trilha de aprendizagem de seus alunos.

Nesse sentido, o acesso ao acervo de ebooks facilita o uso da bibliografia dos cursos, uma vez que, em uma única plataforma, os professores podem coletar todos os materiais utilizados durante suas aulas.

Além disso, em uma Biblioteca Virtual é possível baixar as obras e acessá-las mesmo em momentos em que você não está conectado à Internet. Isso é interpretado como maior praticidade e conforto para o dia a dia dos professores de sua instituição.

Leia também: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson

Uma coleção completa para apoiar aulas produtivas!

Além do fácil acesso, a capacidade de armazenamento de materiais no ambiente virtual de aprendizagem também é um diferencial. Como em uma Biblioteca Virtual todas as obras estão disponíveis na versão digital, elas não assumem nenhum espaço físico.

A limitação é apenas a memória do dispositivo que é usado para acessar livros, como celulares, computadores e leitores digitais.

No entanto, a maioria dos dispositivos atuais permitem downloads simultâneos. Portanto, o professor terá à sua disposição uma ampla gama de materiais e recursos para realizar pesquisar e organizar aulas produtivas.

Nova call to action

Ensino dinâmico e personalizado

A partir do acesso digital ao acervo de ebooks é possível montar aulas mais dinâmicas e personalizadas para os estudantes. Afinal, os recursos tecnológicos atraem naturalmente a atenção dos alunos que estão diariamente online.

Com o uso dos ebooks, os alunos podem pesquisar mais rápido (por assunto ou por palavras-chave), destacar fragmentos de texto relevantes e marcar tópicos ou páginas para referência posterior. Nesse contexto, a Biblioteca Virtual auxilia tanto os professores quanto o desenvolvimento dos alunos.

Vale ressaltar que os usuários também otimizam seu tempo ao fazer consultas e leituras no ambiente acadêmico e em casa, durante a preparação para as aulas e durante seus estudos.

Formação sólida e lifelong learning

O uso de uma Biblioteca Virtual permite que os professores da sua instituição ofereçam ainda mais opções de materiais extras aos seus alunos, pois há uma extensa coleção disponível na plataforma digital.

Nesse sentido, amplia-se o leque de opções de consulta dos alunos, que, por sua vez, podem utilizar esses materiais a qualquer momento e local.

Outro aspecto interessante é que o acervo de ebooks universitário auxilia na cultura de lifelong learning, permitindo que os professores mantenham uma rotina de formação continuada e atualização acadêmica.

Nova call to action

Maior abordagem aos alunos

As novas gerações estão intimamente ligadas à tecnologia. Portanto, as instituições de ensino superior devem se adaptar às novas tendências educacionais. Com isso em mente, a Biblioteca Virtual é uma estratégia para que os professores atraiam mais facilmente a atenção de seus alunos e garantam foco na área de atuação e empregabilidade.

Além disso, mostrar aos alunos que existem opções de leitura digital é uma forma de atraí-los para o campo do conhecimento, incentivando-os a ler mais e a treinar constantemente, utilizando o recurso digital como base para seus estudos.

Leia também: 👉 Futuro da educação: 6 tendências que permanecerão pós-pandemia

Eficácia e eficiência das atividades educacionais

A tendência da inserção de metodologias ativas e de estratégias metodológicas para aulas remotas trouxe um impacto positivo para as instituições de ensino superior no que diz respeito ao engajamento do estudantes.

Para que haja eficácia e eficiência nas atividades remotas, o apoio de um acervo de ebooks é fundamental, pois ajuda o professor e elencar os melhores conteúdos para pesquisa e análises.
Além disso, possibilita uma imersão direta no processo de aprendizagem, o que traz ao professor mais praticidade e facilidade na hora de montar relatórios de desempenho.

Quer saber mais sobre esse tema de extrema importância para a sua IES? A Pearson Higher Education oferece a Biblioteca Virtual que pode ser adaptada às necessidades de sua instituição.

Aproveite para fazer um teste gratuito por 30 dias e comprove todas as funcionalidades e impactos positivos.

Teste Grátis!

 

Traduzido e adaptado do Blog Pearson Latam.

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados