A diversidade e inclusão na sala de aula se tornou um tema de alta importância, principalmente em tempos de aulas remotas. Veja como abordar na IES!


  1. Por que explorar a diversidade e inclusão nos cursos da sua IES?
  2. Tópicos importantes sobre a diversidade e inclusão na IES
    2.1 Comunicação
    2.2 Consciência de interpretação de texto
    2.3 5 dicas rápidas para melhor comunicação na sala de aula virtual
    2.4 Projete cursos que levam em conta a diversidade e inclusão
  3. Reconhecendo e entendendo as diferenças culturais
    3.1 Como promovemos a diversidade e inclusão na sala de aula virtual
  4. Conclusão

Em reuniões com professores e gestores da IES um dos principais tópicos da agenda é uma discussão focada sobre diversidade e inclusão em sala de aula online.

Nos últimos anos, tivemos mais atenção quanto ao tema de inclusão e diversidade que está cada vez mais presente no ambiente educacional. Na universidade recebemos estudantes de diferentes grupos sociais, políticos, econômicos, étnicos, religiosos etc.

Além de temas que abordem o conteúdo curricular, pedagogia, acessibilidade e inovação, devemos falar sobre a diversidade e inclusão em sala de aulas remotas. Tudo isso afeta o processo de aprendizagem, motivação e satisfação de seus estudantes em todos os cursos.

Mas, por onde devemos começar essa discussão? É o que veremos a seguir!

Por que explorar a diversidade e inclusão nos cursos da sua IES?

diversidade e inclusao na sala de aula online na ies

Essa atitude pode promover o desenvolvimento pessoal dos estudantes e da capacidade de reflexão a respeito da sociedade como um todo. Em um mundo cada vez mais globalizado, ajudar os alunos a desenvolver o senso de empatia pelos outros e abrir a mente para o respeito mútuo também faz parte do trabalho dos educadores.

Apoiar a tolerância é fundamental: permitir que os alunos se sintam únicos enquanto ainda fazem parte de um grupo os ajuda a se prepararem para o mercado de trabalho do futuro, que está cada vez mais diverso.

Como professores, estamos comprometidos em garantir um ambiente inclusivo para todos os nossos alunos. Isso inclui pessoas de todas as habilidades, raças, etnias, gêneros, orientações sexuais, nacionalidades, tradições religiosas, classes socioeconômicas, potencialidades e idades.

Poderíamos falar sobre esse assunto por um longo tempo por conta de tamanha importância na vida de qualquer pessoa. Mas como podemos fazer uma pesquisa de mercado atual e utilizá-la para oferecer um curso que atenda a todas essas necessidades? Veja a seguir como abordar o tema na sua IES!

Tópicos importantes sobre a diversidade e inclusão na IES

diversidade e inclusao na sala de aula virtual

Comunicação

Um aspecto profundamente crítico de qualquer curso online é a condução da comunicação em sala de aula. Nesse tópico, vale a pena considerar a importância dos pontos de vista dos alunos sobre os temas abordados.

Aliás, podemos até falar sobre o papel do mediador versus o papel do aluno nas aulas remotas. Como a informação é processada e o conteúdo é transmitido?

Uma das diferenças mais predominantes entre cursos online e tradicionais está na forma como alunos e professores interagem em sala de aula. Não só a sala de aula online remove a presença física e síncrona da comunidade de aprendizagem, como muda regularmente a maior parte das comunicações para práticas escritas.

Muitas vezes, o docente é quem facilita os e-mails e fóruns de discussão. Além disso, normalmente fornecem feedback por escrito, utilizando ferramentas digitais para classificar notas e comentários.

Além do Sistema de Gestão da Aprendizagem LMS, o corpo docente e os alunos podem se engajar fora da sala de aula, por meio das mídias sociais e aplicativos interativos. Novamente, esses ambientes são impulsionados por texto, devemos sempre enfatizar as trocas de experiências ao vivo ou verbais.

Ferramentas como Zoom e Skype podem ser úteis. No entanto, é frequentemente difícil encontrar momentos que todos podem se reunir virtualmente. Outra situação que perdemos pontos de interação entre alunos e docentes é quando a IES disponibiliza conteúdos gravados e que são compartilhadas para que todos possam acessar o material quando e onde puderem.

A ideia é incluir cada vez mais nas aulas remotas bate-papos ao vivo, videoconferência, Quizzes em grupo, gamificação e trabalhar o Blog institucional. Essas são as principais ferramentas que estão disponíveis para gerar engajamento nos estudantes.

Consciência de interpretação de texto

A ênfase na palavra escrita, independentemente da plataforma, pode criar questões potenciais relacionadas à interpretação do conteúdo, particularmente para estudantes cuja primeira língua não seja o português. Além disso, devemos sempre levar em conta a interpretação de pessoas com necessidades especiais, seja visual, de audição ou de fala.

Considere lacunas de dupla interpretação, principalmente em fóruns ou feedback e o impacto que isso pode trazer no desempenho e atitude dos alunos. Por isso, seja claro e minucioso em todo tipo de comunicação.

Uma ideia interessante é criar amostras de erros frequentes com notas detalhadas, ou uma espécie de FAQ que possa ser facilmente compartilho com qualquer aluno.

Tenha em mente que os estudantes não necessariamente têm que ser brasileiros para que sua cultura influencie sua interpretação ou compreensão do significado do texto escrito dentro de um curso. A cultura também pode impactar a dinâmica das trocas de experiências. As normas culturais - as crenças, expectativas e práticas comuns de uma sociedade - podem impactar como e quando os alunos respondem às perguntas.

Por exemplo, estudantes de culturas ocidentais podem ser mais aptos a enxergar o professor como um facilitador, ao contrário de estudantes não-ocidentais. Em algumas culturas, o docente é visto de natureza autoritária. Aqui no Brasil ainda existem instituições de ensino que aplicam o modelo de aprendizagem que não toma o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado.

5 dicas rápidas para melhor comunicação na sala de aula virtual

  1. Use dinâmicas de quebra-gelo antes de iniciar as aulas.
  2. Compartilhe as expectativas de comentários/comportamento dos alunos antes mesmo do início do curso.
  3. Coloque em discussão um tema de contexto global e elabore perguntas.
  4. Crie grupos de afinidade na IES para que os grupos possam trocar experiências, desafios e opiniões.
  5. Elabore disciplinas com conteúdo de alta qualidade e que apresente recursos interativos, dinâmicos e tecnológicos para facilitar a compreensão.

Leia também: 👉 7 benefícios das Disciplinas Pearson para o ensino superior remoto

Projete cursos que levam em conta a diversidade e inclusão

Em primeiro lugar, considere os princípios universais de design e experiência do usuário (UX) em cada curso. Existem particularidades tão simples como prestar atenção à cor e tamanho das fontes, ao volume de material em cada página, à incorporação de objetivos e diretrizes, mas que são fundamentais para o desempenho dos estudantes.

Você já sabe que é fundamental usar apenas vídeos legendados, imagens com texto alt, etc, mas você sabe como as pessoas tendem a digitalizar/ler páginas da Web? Está projetando seus cursos online pensando nessas questões básicas?

A estética de um curso é muito importante. Como os usuários do curso verão e interpretarão imagens, arte, fotografia, filmes e assim por diante? Qual é o nível de leitura do material escolhido? O material é envolvente? A mídia reflete a diversidade?

Os princípios universais de design ajudam os educadores a elaborar estratégias mais eficientes para atingir cada perfil de aluno, fornecendo materiais, técnicas e estratégias de instrução flexíveis.

Além disso, promove o engajamento em sala de aula virtual, tornando o aprendizado mais acessível. 

Reconhecendo e entendendo as diferenças culturais

diversidade e inclusao na sala de aula remota cultura

Vale ressaltar que é muito difícil identificar e abordar todas as áreas críticas em um curso. Inúmeros artigos, alguns muito extensos, abordam o conceito de inclusão e diversidade.

Mas se reconhecermos que a diversidade realmente influencia no aprendizado, então poderemos criar discussões que resultem em exemplos culturalmente relevantes. O seu trabalho como professor ou  gestor traz a sensação de um espaço seguro na sala de aula onde os alunos podem compartilhar suas experiências e perspectivas.

Como promovemos a diversidade e inclusão na sala de aula virtual

  1. Devemos nos esforçar para entender nossos estudantes.
  2. Precisamos utilizar diferentes estratégias de ensino e materiais de apoio diversos.
  3. Devemos estruturar um curso para oferecer igualdade de oportunidades a todos os alunos.
  4. Devemos celebrar e promover a diversidade e inclusão. Mantemos isso em mente ao elaborar discussões em grupo ou compartilhar artigos para pesquisa.
  5. Encorajamos perspectivas diferentes. Devemos pedir aos alunos que compartilhem suas opiniões e comprovem por que se sentem/pensam dessa forma.
  6. Precisamos incluir diversos materiais de aprendizagem para toda forma de aprendizado.

Conclusão

Entender as diferenças únicas nos ambientes tradicionais e online de aprendizagem e como a cultura desempenha o seu papel, pode ajudar a moldar uma experiência educacional positiva para os alunos e seus professores.

Com cada vez mais ênfase na aprendizagem remota, precisamos estudar sobre como entender, identificar e apoiar alunos de diversas culturas e necessidades específicas.

É interessante refletirmos sobre nossas próprias experiências porque nossas influências culturais, pessoais ou estilos de ensino podem guiar a construção de um curso diferenciado e que realmente impacte positivamente a vida dos estudantes.

Lembremos sempre de nos atualizarmos com dicas para atividades dinâmicas em sala de aula virtual e ações comunitárias práticas para que possamos agregar sugestões concretas para promover uma educação inclusiva e de alta qualidade no Brasil.

 

Traduzido de adaptado do Blog Pearson US.

 

Fique por dentro das tendências e inovação educacional no Ensino Superior!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados