No ensino superior, é essencial contar com uma plataforma que atenda às atuais demandas acadêmicas. Conheça os ambientes virtuais de aprendizagem da Pearson e seu modelo de integração!
- O ambiente virtual de aprendizado torna-se protagonista
- Pearson Higher Education traz uma nova experiência aos ambientes virtuais de aprendizagem
2.1 A universidade em suas mãos
2.2 Integração total com o ecossistema da sua instituição
2.3 Educação virtual pensada em prol do desenvolvimento e da empregabilidade - Quais são as principais plataformas de aprendizagem da Pearson Higher Education?
A educação como a conhecíamos mudou bastante. Os avanços tecnológicos são cada vez mais imediatos e não param de nos surpreender. No entanto, na Pearson Higher Education estamos comprometidos com a inovação constante em qualquer área da educação.
A estrutura de nossos ambientes virtuais foi pensada para se adaptar a todas as possibilidades pedagógicas do novo milênio, adotando uma cultura de constante desenvolvimento e capacitação.
Conheça os tipos de ambientes virtuais de aprendizagem que a Pearson Higher Education desenvolveu para o ensino superior e transforme seu campus universitário em um centro de aprendizagem virtual de alto nível.
O ambiente virtual de aprendizado torna-se protagonista
A tecnologia em prol da educação se renova a cada dia, a passos largos. A era da internet mudou para sempre a forma como acessamos o conhecimento e, consequentemente, a forma de educar em um ambiente no qual a tecnologia se tornou indispensável.
Há apenas uma década, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tinham como foco a adaptação dos recursos digitais às aulas presenciais e, embora a tecnologia já tivesse mostrado seu grande potencial na área da educação, sua participação ainda era secundária.
Nesse cenário, surgiram conceitos como e-learning, b-learning, m-learning e algumas estratégias dinâmicas como a sala de aula invertida.
A possibilidade de acesso aos conteúdos educativos digitais já estava em circulação: as plataformas de cursos on-line do tipo MOOC e as plataformas LMS (Massive Online Open Courses e Learning Management System, em inglês) cresceram de maneira exponencial, mas continuaram a ser recursos secundários de apoio às escolas.
Para que os ambientes virtuais assumissem o protagonismo, muitas coisas tiveram que acontecer, inclusive a mudança radical resultante da pandemia que surgiu em 2020.
Houve a quarentena, e a área da educação teve de se reinventar com o objetivo de evitar um grande colapso. Nesse momento, os ambientes virtuais de aprendizagem tornaram-se o principal recurso para muitas instituições de ensino, o que ajudou a evitar que o processo de formação acadêmica parasse por tempo indeterminado.
Um ditado popular diz que “Sem crise não se cresce”. Nesse caso, a adversidade representada pela pandemia tornou-se um desafio no qual muitas instituições saíram mais fortes.
Hoje, os ambientes virtuais de aprendizagem são um recurso essencial para muitas instituições de ensino, sobretudo universidades, que apostam em uma profunda renovação educacional.
Leia também: 👉 Passo a passo para escolher um Ambiente Virtual de Aprendizagem para IES
Pearson Higher Education traz uma nova experiência com plataformas de aprendizagem
A revolução digital no mundo da educação tem sido produto de muitos fatores, incluindo a necessidade de as instituições adaptarem o ambiente de aprendizado à realidade atual dos jovens.
Para as novas gerações, a interação depende diretamente da tecnologia. Agora os jovens se desenvolvem com facilidade em vários tipos de plataformas; faz parte da natureza deles.
Considerando tal cenário, a Pearson Higher Education possui uma ampla gama de recursos tecnológicos que permitem transformar espaços acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem totalmente funcionais e de fácil utilização.
Um exemplo claro disso é a Brightspace D2L, uma plataforma de gestão educacional focada em atender a todas as necessidades de eficiência e mobilidade. Seu projeto flexível possibilita aos universitários que assumam o controle total do próprio processo de aprendizagem, o que favorece a proatividade na autoaprendizagem.
A Brightspace D2L é mais do que uma simples plataforma LMS, pois conta com um sistema de customização e execução intuitiva que é possível de adaptar aos interesses e às necessidades dos usuários.
Leia também: 👉 Plataforma de aprendizagem: conheça o sistema Brightspace
A universidade em suas mãos
Literalmente, Pearson Higher Education coloca a universidade ao alcance dos gestores e coordenadores pedagógicos, levando o conceito de ambiente virtual a outro patamar. As ferramentas digitais são projetadas com o objetivo de trazer uma imersão profunda ao aprendizado, uma experiência única, que elimina as barreiras do tempo e da distância.
Nesse sentido, a Pearson HED oferece mais do que plataformas virtuais. De acordo com o novo propósito global da Pearson:
We are all on unique learning journeys. Journeys that will never really end, because the minute we stop learning, we stop fully living.
O propósito não se limita à transmissão de conteúdo de qualidade, mas sim proporcionar um espaço virtual para o compartilhamento de conhecimentos, experiências colaborativas, inclusão, equidade, oportunidades, inovação, apoio e personalização. Todas as soluções podem ser adaptadas às necessidades de cada instituição educacional.
Integração total com o ecossistema da sua instituição
Sabemos que os alunos precisam de apoio acadêmico a todo momento e em qualquer lugar para que desenvolvam todo o próprio potencial. Por isso, o termo “integração” tem um significado muito poderoso no desenvolvimento de todas as soluções da Pearson HED. É a palavra-chave que dá sentido à sua funcionalidade.
Seja para estudantes presenciais que utilizam uma plataforma digital como suporte ou para aqueles que estão cursando a universidade de uma forma totalmente virtual, podem acessar os mesmos conteúdos impressos no mundo digital, melhorando a dinâmica dos estudos e o desempenho do estudante.
Educação virtual pensada em prol do desenvolvimento e da empregabilidade
Por mais de 175 anos, a Pearson demonstrou seu papel como líder mundial no desenvolvimento de conteúdos projetados para a vida profissional do presente e do futuro imediato.
Um dos grandes desafios da formação universitária é mostrar ao estudante carreiras que exploram ao máximo o seu potencial para que se torne diferenciado no mundo do trabalho. Pearson HED acredita que não basta seguir uma carreira de alta demanda, é necessário também vincular as competências e as habilidades do aluno às exigências do mercado.
Os interesses dos empregadores e das instituições devem encontrar um ponto de convergência na formação dos alunos de nível superior, a fim de gerar um círculo virtuoso de apoio acadêmico, que, por sua vez, esteja em harmonia com os perfis profissionais e os papéis no mercado de trabalho.
Leia também: 👉 8 habilidades digitais mais importantes para a empregabilidade
Quais são as principais plataformas de aprendizagem da Pearson Higher Education?
Visando melhorar a eficácia do ensino, Pearson HED oferece um sistema LMS robusto, acervo virtual completo, mais de 300 disciplinas e um software de avaliação online. A maioria das soluções podem ser customizadas de acordo com a necessidade da IES e dos perfis dos estudantes.
Esse é um dos pilares da Pearson Higher Education que tem maior impacto no desenvolvimento do aprendizado do estudante. Conheça quais são!
Não há dúvidas de que o segredo para o sucesso da aprendizagem por meio de um ambiente virtual é manter uma cultura de crescimento permanente e integração contínua, com o intuito de alcançar o mais alto nível de performance na vida dos estudantes universitários.
Aproveite para conhecer, em detalhes, as nossas plataformas de aprendizagem para o Ensino Superior e encontre o que há de mais inovador em ferramentas virtuais para experiências de aprendizagem únicas e eficientes. 👇
Referencias
Edel-Navarro, Rubén. (2010). Entornos virtuales de aprendizaje: la contribución de "lo virtual" en la educación. Revista mexicana de investigación educativa, 15(44), 7-15. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662010000100002&lng=es&tlng=es.
Quiroz, J. S. (2011). Diseño y moderación de entornos virtuales de aprendizaje (EVA). Editorial UOC.
Deixe um comentário