As habilidades procedimentais hoje são consideradas tão importantes quanto o conhecimento teórico em muitas áreas de estudo. Saiba como incentivá-los. 

  1. O que são habilidades procedimentais?
  2. Inovando na sala de aula: exemplos de habilidades procedimentais  
  3. Por que é importante desenvolver habilidades práticas e procedimentais na educação superior?
  4. 7 projetos aplicados na aula para desenvolver habilidades procedimentais
    4.1. Simulações de casos clínicos
    4.2. Design de protótipos
    4.3. Desenvolvimento de software
    4.4. Pesquisas de campo
    4.5. Planos de negócios
    4.6. Projetos de responsabilidade social
    4.7. Projetos digitais
  5. Laboratórios Virtuais da Pearson para desenvolver habilidades procedimentais nos alunos

Na era da informação, a ênfase do ensino superior não é mais para os estudantes adquirirem e acumularem conhecimentos teóricos, mas principalmente para desenvolver habilidades práticas e procedimentais que lhes permitam aplicá-los em situações da vida real, congruentes com as necessidades da indústria e do mercado de trabalho. 

Se você está procurando maneiras inovadoras e originais de aprimorar o desenvolvimento de habilidades procedimentais em sua instituição de ensino superior (IES), neste artigo você encontrará sete tipos de projetos que podem ser implementados em sala de aula para ajudar os estudantes universitários a fortalecer as próprias habilidades práticas.

O que são habilidades procedimentais?

O-que-são-habilidades-procedimentais-1

As habilidades procedimentais, também conhecidas como habilidades práticas ou habilidades aplicadas, referem-se à capacidade de realizar uma série de ações físicas, mentais ou técnicas para cumprir uma tarefa de maneira eficaz. 

Competências desse tipo envolvem a aplicação prática de conhecimentos e o uso de ferramentas, materiais e técnicas específicas para atingir determinado objetivo. 

No mercado de trabalho, as habilidades procedimentais são muito valorizadas justamente por tenderem a ser escassas, o que significa que devem ser mais promovidas a partir do campo acadêmico para que os recém-formados saibam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula a situações reais e concretas, por meio de equipamentos ou materiais atualizados. 

Alguns exemplos de habilidades procedimentais estão relacionadas ao manuseio de softwares especializados, ferramentas tecnológicas, máquinas e equipamentos, procedimentos experimentais e metodologias padronizadas para ensaios laboratoriais.

Leia também: 👉 Ferramentas para criar recursos digitais educacionais nas aulas universitárias

Inovando na sala de aula: exemplos de habilidades procedimentais  

Inovando-na-sala-de-aula-exemplos-de-habilidades-procedimentais

Outra forma de analisar as competências procedimentais é dividi-las nas seguintes subcategorias:

  • Habilidades práticas: envolvem a capacidade de executar uma tarefa manual, como construir um protótipo ou criar um plano de negócios.
  • Habilidades técnicas: utilizam ferramentas e equipamentos específicos para a realização de uma tarefa. Por exemplo, a operação de máquinas em uma fábrica ou o uso de softwares especializados para design gráfico.
  • Habilidades de pesquisa: coletar, analisar e apresentar dados de modo eficaz.
  • Habilidades de gerenciamento de projetos: planejar, organizar e coordenar todos os aspectos de um projeto, definir etapas e atribuir responsabilidades e dar feedback aos diferentes membros da equipe, garantindo que prazos e objetivos sejam cumpridos.
  • Habilidades de montagem e construção: referem-se à capacidade de unir diferentes componentes ou peças para criar um produto final ou estrutura que seja viável à finalidade que está sendo buscada. Isso envolve o uso de ferramentas, técnicas de montagem e o conhecimento dos materiais certos.
  • Habilidades técnicas de resolução de problemas: referem-se à capacidade de identificar e corrigir problemas relacionados a equipamentos, sistemas ou processos.

Vejamos um exemplo adicional que nos permitirá entender ainda melhor a diferença entre conhecimento teórico e habilidades procedimentais: pense em um estudante de química que conhece perfeitamente as quantidades de certas substâncias que ele deve combinar para conseguir determinada reação. 

Seu conhecimento teórico é certamente muito valioso, mas não assegura que a reação seja concretizada com o uso adequado do material de laboratório e o fato de ser realizada com segurança, nem que os resultados sejam os esperados. 

Este último caso implica uma habilidade procedimental e, para desenvolvê-la, é requerido que, além da memorização da teoria, esta seja levada à prática. Cabe destacar que vivemos em uma época em que praticamente qualquer dúvida teórica pode ser esclarecida na hora, recorrendo a um dispositivo inteligente.

Leia também: 👉 7 habilidades interpessoais essenciais para os universitários

Por que é importante desenvolver habilidades práticas e procedimentais na educação superior?

O desenvolvimento de habilidades procedimentais é crucial na educação superior, pois permite aos alunos que apliquem o que aprenderam na vida real e se preparem para o próprio futuro profissional. Além disso, passar da teoria à prática também fomenta a criatividade, a inovação e o pensamento crítico, entre outras soft skills sumamente valoradas pelos recrutadores. 

As empresas buscam funcionários que não só possuam conhecimentos teóricos, mas que também possam aplicá-los de maneira efetiva, com critério, levando em conta seu contexto e colaborando com outros. 

Portanto, se você realmente deseja oferecer uma educação competitiva, é vital que sua universidade tenha planos de ação ou programas que permitam aos estudantes adquirir essas habilidades ao longo da formação acadêmica.

7 projetos aplicados na aula para desenvolver habilidades procedimentais

projetos-aplicados-na-aula-para-desenvolver-habilidades-procedimentais

Antes de começar a aplicar as seguintes ideias de projetos para áreas ou cursos distintos, é útil nos assegurar de que nosso plano de estudos conta com conteúdo suficiente de procedimentos, e não apenas com conteúdo teórico. 

A principal diferença entre conteúdos teóricos e conteúdos procedimentais está na abordagem e na aplicação deles. Os primeiros são aqueles que se concentram na transmissão de conhecimentos conceituais, princípios e fundamentos de determinada disciplina ou matéria. Esses conteúdos estão direcionados para ensinar “o quê” e o “por quê” de um tema ou problema.  

Por outro lado, os conteúdos procedimentais estão focados no ensino de habilidades práticas e destrezas aplicadas. Trata-se de ensinar o “como” fazer algo, mediante a aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Os conteúdos procedimentais se concentram no desenvolvimento de habilidades manuais, técnicas, científicas ou sociais, por intermédio da aplicação de metodologias, técnicas e ferramentas específicas

Alguns exemplos de conteúdo procedimental podem ser gerenciados por sistemas operacionais e programas de informática, pela realização de testes diagnósticos e procedimentos médicos ou pela interpretação de planos e projetos arquitetônicos, entre muitos outros meios.

Leia também: 👉 Estratégias metodológicas para aulas remotas na IES

1. Simulações de casos clínicos

Os estudantes de cursos no ramo da saúde podem aprimorar as próprias habilidades clínicas por meio da simulação de casos em um ambiente seguro e controlado. Por exemplo, recorrendo a pacientes virtuais, manequins ou até mesmo atores que representem os pacientes e a sintomatologia deles.

2. Design de protótipos

Os estudantes de engenharia e outras disciplinas relacionadas podem aprimorar as próprias habilidades de design e fabricação por meio da criação de protótipos de produtos, como se estivessem desenvolvendo projetos para uma empresa com objetivos de comercialização.

3. Desenvolvimento de software

Os estudantes de cursos relacionados com a tecnologia podem aprimorar habilidades técnicas através de projetos de desenvolvimento de software focados na criação de aplicativos móveis, programas de escrita, jogos educativos, sites de análise de dados, antivírus etc.

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

4. Pesquisas de campo

As pesquisas de campo permitem aplicar métodos de investigação em situações reais e obter dados empíricos a fim de analisar e chegar a conclusões e soluções para problemas complexos. Esse tipo de habilidade procedimental é imprescindível para estudantes de cursos relacionados com as ciências sociais.

5. Planos de negócios

Os estudantes de cursos relacionados com os negócios, a administração e as finanças podem desenvolver habilidades práticas de planejamento e estratégia por meio da elaboração de planos de negócios com uma proposta de valor, o que inclui a descrição e a justificativa do modelo de negócio, a análise de mercado, a estratégia de marketing, a análise financeira e a gestão do equipamento, entre outros aspectos.

6. Projetos de responsabilidade social

Os estudantes podem desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe por meio de projetos de responsabilidade social focados em encontrar soluções viáveis para problemas sociais, comunitários e de meio ambiente. 

Dado que a responsabilidade social é considerada uma soft skill transversal sumamente valiosa, desenvolver habilidades procedimentais aplicadas ao bem-estar comum é importante em praticamente todos os cursos.

7. Projetos digitais

A elaboração de páginas web, o design gráfico, a produção audiovisual, a habilitação de campanhas de marketing que dão bons resultados e a criação de conteúdo para redes sociais, entre outros itens, hoje são habilidades práticas muito importantes em todas as áreas relacionadas com o mercado de produtos tanto físicos quanto virtuais.

Laboratórios Virtuais da Pearson para desenvolver habilidades procedimentais nos alunos

Como você pode comprovar, é necessário que seus professores sejam capacitados no uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas para projetar projetos e atividades que envolvam a prática e o desenvolvimento de habilidades processuais. 

Com isso em mente, Pearson desenvolveu o Beyond Labz, uma plataforma de Laboratórios Virtuais de simulações para o ensino de disciplinas como química, física e biologia, que permite aos estudantes adquirir habilidades práticas mediante a realização de experimentos e projetos virtuais em um ambiente seguro e controlado. 

Leia também: 👉 Virtual Lab: conheça todos os laboratórios e como funcionam

Com o Beyond Labz, seus ex-alunos podem explorar e experimentar uma plataforma imersiva que promove um aprendizado mais significativo, profundo e eficaz. Além disso, a plataforma conta com uma ampla variedade de experimentos e projetos para que os docentes possam adaptá-los a suas necessidades e seus objetivos de ensino. Ainda, ao tratar de mesas de trabalho semelhantes às que você poderia encontrar em um laboratório físico, você terá a oportunidade de criar os próprios experimentos, sem riscos e sem restrições de prática. 

Convidamos você a conhecer os Laboratórios Virtuais e o restante das soluções educacionais de alto nível da Pearson Higher Education. Faça o download da apresentação! 

CTA Banner Virtual Labs do Pearson Higher Education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados