Conheça os recursos digitais educacionais ao seu alcance para criar uma experiência de estudo muito mais significativa com seus estudantes universitários.

  1. 5 dicas gerais para criar recursos digitais educacionais de qualidade
    1.1. Aprenda alguns princípios básicos de design
    1.2. Aposte na qualidade sobre a quantidade
    1.3. Priorize a transferência do aprendizado para a vida real
    1.4. Aproveite a modularidade
    1.5. Não se descuide quanto aos aspectos técnicos
  2. Principais ferramentas para criar recursos digitais educacionais universitários
    2.1. Ferramentas para criar e/ou editar imagens educacionais
    2.2. Ferramentas para criar e/ou editar vídeos educativos
    2.3. Ferramentas para criar recursos educacionais interativos
  3. Outras ferramentas digitais para professores

A maioria dos estudos comparativos mostrou que recursos digitais educacionais, como infográficos, vídeos e materiais interativos, melhoram o desempenho, o aproveitamento, a autorregulação e a motivação dos alunos em comparação com os formatos tradicionais de ensino, em todos os níveis.

Uma das vantagens quanto ao uso de recursos digitais para a aprendizagem, seja em aulas presenciais ou remotas, síncronas ou assíncronas, é que os dispositivos inteligentes dos alunos passam de uma distração para uma ferramenta que funciona a serviço do ensino.

A lista de ferramentas para criar materiais didáticos digitais que vamos compartilhar hoje é destinada aos professores do ensino superior que não necessariamente possuem amplo conhecimento de programação, edição ou design instrucional, pois são plataformas muito intuitivas e fáceis de usar. Conheça!

5 dicas gerais para criar recursos digitais educacionais de qualidade

dicas para criar recursos digitais educacionais de qualidade

Independentemente do formato que escolher para seus recursos digitais educacionais, todos eles têm em comum o fato de você ter algum nível de controle na criação ou na edição do conteúdo. Para aumentar a eficiência dos materiais que você elabora e do próprio processo de criação, siga estas dicas:

1. Aprenda alguns princípios básicos de design

Você não precisa se tornar um especialista em design gráfico, mas se familiarizar com alguns conceitos-chave, como a teoria gráfica da Gestalt, bem como os mecanismos por trás da teoria da cor, do contraste e da composição, o ajudará a criar recursos de aprendizado mais profissionais e, acima de tudo, mais amigáveis para seus alunos.

Por exemplo, você saberá mais ou menos quais fonte, cor, tamanho e extensão de texto serão mais bem aplicados a uma imagem para que os recursos cognitivos e sensoriais do aluno não fiquem saturados. Ou qual paleta de cores você pode usar em um infográfico sem que o contraste cause desconforto visual.

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2. Aposte na qualidade sobre a quantidade

Como regra geral, um infográfico interativo é um recurso de aprendizagem muito mais eficiente do que uma série de slides estáticos, e um vídeo animado pode transmitir mais informações do que um vídeo do professor explicando um conceito com anotações no quadro.

Se, por exemplo, você está pensando em fazer um vídeo explicativo, pergunte-se sempre: Como torná-lo mais educativo e amigável para diferentes estilos de aprendizagem? Como aumentar a riqueza de nuances e a dimensão multissensorial?

3. Priorize a transferência do aprendizado para a vida real

estudantes femininas multietcnicas tirando duvidas com os professores em sala de aula

Devemos sempre ter certeza de que é fácil encontrar a aplicação e/ou a utilidade no mundo real daquilo que estamos ensinando, e os recursos digitais são excelentes aliados para isso.

Por exemplo, se você estiver criando material multimídia em plataformas digitais para uma aula de Engenharia na qual explica conceitos relacionados à tensão dos materiais, em vez de apenas usar representações abstratas, pode recorrer a imagens de pontes, prédios e outras construções para exemplificar as forças das quais está falando.

4. Aproveite a modularidade

De acordo com os princípios da microaprendizagem, um módulo ou uma pílula educacional é um recurso didático que faz sentido por si só e que pode ser vinculado a outros recursos complementares ou de complexidade crescente. A vantagem da modularidade é que ela permite criar diferentes itinerários ou caminhos de aprendizagem simplesmente com o intercâmbio de módulos.

Por exemplo, é melhor que você tenha quatro vídeos curtos nos quais explique de modo independente conceitos relacionados (sistema nervoso central versus sistema nervoso periférico, sistema nervoso autônomo versus sistema nervoso voluntário, sistema nervoso simpático versus parassimpático etc.), do que ter um único vídeo no qual você explica os quatro conceitos de uma só vez.

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5. Não se descuide quanto aos aspectos técnicos

Um recurso digital, principalmente se for interativo, deve ser de fácil utilização para o aluno, e isso inclui que tenha boa navegabilidade (por exemplo, no caso de um vídeo, que possa retroceder, avançar e/ou pausar), que possa ser visualizado em vários dispositivos, que tenha instruções claras e acessíveis, que não demore muito para carregar etc.

Além disso, se sua instituição universitária trabalha com uma plataforma LMS na qual é possível fazer upload de materiais didáticos digitais e educacionais gerados por você, é importante que verifique primeiro quais formatos de arquivo ela suporta, para poder selecionar as ferramentas que são compatíveis com o sistema.

Principais ferramentas para criar recursos digitais educacionais universitários

principais ferramentas para criar recursos digitais educacionais universitários

Categorizamos esta lista de acordo com a complexidade dos recursos digitais educacionais a serem criados, mas todas as ferramentas recomendadas podem ser exploradas e utilizadas on-line, e a maioria possui uma versão gratuita. Confira!

Ferramentas para criar e/ou editar imagens educacionais

Se você deseja editar uma imagem, seja uma foto ou um desenho que tirou da internet, adicionar texto, gráficos, filtros, vinhetas, recortar etc., fazer uma colagem e até criar layouts simples com animação básica, pode usar ferramentas on-line como Pixlr, BeFunky ou Canva.

Se você não tem experiência em criar os próprios recursos digitais de aprendizagem, recomendamos que comece com esses tipos de páginas, pois são muito intuitivas e fáceis de usar. Depois de pegar o jeito, você pode experimentar sites projetados para criações um pouco mais complexas, como slides multimídia, diagramas interativos e infográficos, por exemplo, Genially ou Easel.ly.

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Ferramentas para criar e/ou editar vídeos educativos

O próximo nível de complexidade são os vídeos educativos, pois neles você pode combinar elementos como imagens, texto, animações e áudio, além de mesclar diferentes tipos de gravações. Por exemplo, em um lado da tela você pode incluir um vídeo de si mesmo explicando um conceito, e do outro lado, uma gravação de uma lousa virtual onde o exemplifica graficamente.

As possibilidades do vídeo são praticamente tantas quanto sua imaginação permitir e, embora criar e editar vídeos educativos seja mais complexo do que trabalhar com imagens e slides, também existem ferramentas on-line que permitem aprimorar suas habilidades rapidamente.

Alguns dos melhores criadores de vídeos educacionais que possibilitam aproveitar vários recursos externos (como fragmentos de vídeos de outras plataformas) e até mesmo admitem a inclusão de comentários dos alunos são Edpuzzle e Vibby.

Se você deseja criar vídeos animados, mas não tem conhecimentos sobre animação digital, pode recorrer ao Vyond ou ao PowToon.

Caso prefira gravar suas aulas em uma lousa virtual que possibilita integrar vários elementos visuais, você pode explorar o ShowMe, o Educreations ou o Animaker whiteboard. Para gravar o que está fazendo na tela de seu computador, use o Loom ou o screencast-o-matic.

Por fim, se aquilo de que você precisa é editar um áudio ou combinar várias gravações e sons para depois usá-los em um vídeo, pode usar plataformas como Clideo ou Bearaudio.

Ferramentas para criar recursos educacionais interativos

Os recursos digitais interativos podem ser questionários, pesquisas, jogos etc. Trata-se de qualquer tipo de conteúdo que possa ser alimentado com as respostas ou a atividade do aluno e que, por sua vez, repassa a ele um resultado.

Criar recursos dinâmicos e interativos para o ensino universitário não é necessariamente mais complexo do que fazer vídeos nem requer conhecimentos avançados de programação, pois diversas ferramentas on-line já possuem estruturas de jogos ou questionários pré-desenhados.

Um dos mais fáceis de usar é o Quizlet, que oferece suporte a perguntas de múltipla escolha, comparações e perguntas abertas, além de ter a vantagem de criar fichas de estudo para que os alunos atualizem os principais conceitos por unidade antes de realizarem o teste. Se quiser algo ainda mais simples, use o Online Exam Builder.

Se você precisa dar um passo adiante e aproveitar recursos didáticos interativos enquanto dá suas aulas virtuais ao vivo, Socrative e Kahoot são plataformas um pouco mais sofisticadas com certos requisitos técnicos, mas que possuem funcionalidades fabulosas. Por exemplo, aplique um questionário a partir do celular de cada aluno, no início da aula, e outro ao final para medir o progresso ou a satisfação, e receba perguntas e contribuições anônimas em sua tela enquanto ensina e cria atividades e jogos competitivos entre equipes.

Leia também: 👉 Proctoring: o que é e como ajuda na supervisão de avaliações on-line

Outras ferramentas digitais para professores

ferramentas digitais para professores universitários

Por fim, não se esqueça de que você também pode aproveitar essas soluções digitais para melhorar, agilizar e otimizar o aspecto administrativo do ensino:

  • Office na nuvem: seja no Google Drive ou no Office on-line, o Office na nuvem permite revisar e comentar os trabalhos dos alunos em um só lugar com controle de alterações, em vez de ter de abrir cada e-mail com o arquivo, salvar uma versão corrigida e reenviá-lo.
  • Detectores de plágio: sites como Copyleaks, Paperrater e Plagiarisma são muito úteis para identificar qual porcentagem de um texto é muito semelhante a um que já existe on-line.
  • Buscadores científicos: são buscadores especializados em recursos acadêmicos, ou seja, textos e estudos que você pode citar e usar como referência em suas aulas. Alguns exemplos são LA Reference, Redalyc e Scielo.
  • Simuladores STEM: são sites que permitem explicar conceitos e equações de Física, Aritmética, Matemática e Engenharia de modo muito mais eficiente, pois são baseados em representações gráficas. Eles são ideais se você ensina assuntos relacionados a esses temas e precisa nivelar seus alunos. Recomendamos Symbolab e Desmos.

Na Pearson Higher Education, queremos que professores e alunos de sua instituição tenham acesso aos melhores recursos digitais educacionais. É por isso que oferecemos as melhores soluções de ensino superior do mundo. Somos referência mundial na criação de plataformas de aprendizagem.

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