Descubra a estreita relação que os cursos modulares têm com a aprendizagem personalizada mais eficaz. Leia mais!

  1. Como é alcançada a aprendizagem personalizada em contextos universitários?
  2. Cursos modulares: a intersecção entre tecnologias adaptativas e a neuroaprendizagem
  3. Benefícios da aprendizagem personalizada para um currículo modular  
  4. Pearson: todo o poder dos cursos modulares para que seus alunos adquiram as principais habilidades do século XXI

A aprendizagem personalizada é uma tendência que continua a ganhar força em todos os níveis de ensino graças à ascensão das tecnologias digitais, e os cursos modulares são uma das principais estratégias dessa revolução. 

A personalização da aprendizagem significa modificar métodos e técnicas educacionais de tal forma que o processo seja mais adequado às necessidades, aos interesses, ao contexto e aos talentos particulares de cada aluno.  

Essa abordagem coloca particular importância em conectar a relevância e o ritmo do material de estudo à experiência pessoal do aluno, aos conhecimentos e habilidades anteriores e aos hábitos cotidianos, para que ele possa integrar novos conceitos muito mais rapidamente, retê-los de maneira mais eficiente e aplicá-los a situações do mundo real a seu redor.  

[Coluna Inside HED] O que alunos querem? A personalização do ensino através da tecnologia

Como é alcançada a aprendizagem personalizada em contextos universitários?

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A maioria dos professores universitários tem pelo menos alguma experiência com a aprendizagem personalizada, porque o exemplo mais básico dela é simplesmente adaptar as aulas e os recursos ao contexto da turma ou mesmo de um aluno em particular. Um bom instrutor sabe que não basta memorizar a aula, e sim que é necessário saber conectá-la com conhecimentos e habilidades anteriores para gerar novos significados.  

Foi demonstrado que mesmo personalizar um pouco o ensino pode levar a resultados muito melhores e aumentar a motivação para entender e usar esses conceitos. Por exemplo, uma maneira muito prática de fazer isso é descobrir quais informações o aluno já domina e remover o material desnecessário para introduzir diretamente novas ideias que promovam a curiosidade desde o início. Outra estratégia que muitos professores gostam de adotar é deixar que os próprios alunos sejam os únicos a explicar a lição para o resto da turma, ligando os conceitos teóricos a uma situação da vida real que é importante para eles em um nível pessoal.  

No entanto, por mais eficientes, originais e criativos que sejam os métodos de personalização um a um, ou a nível presencial, a realidade é que não são escaláveis a um nível massivo, uma vez que um professor tem um limite muito claro em relação a quantos alunos ele consegue atender em determinado período. A solução para isso passa por infraestruturas digitais ao ensino a distância, que permitem a criação de cursos com uma abrangência muito maior, mais eficientes em termos de custos e que também são majoritariamente autogerenciáveis.  

Essas tecnologias incluem plataformas de e-learning, canais de comunicação on-line e aplicativos educacionais que, por sua vez, têm base em algoritmos de análise e inteligência artificial (IA) para analisar informações comportamentais dos alunos e gerar experiências de aprendizagem adaptativas, retroalimentando o usuário com informações, exercícios e conteúdos que estão exatamente na chamada “próxima zona de aprendizagem”, ou seja, no espaço imediato entre o que você já sabe e o que está pronto para integrar naturalmente.  

Leia também: 👉 6 tendências na personalização do ensino

Cursos modulares: a intersecção entre tecnologias adaptativas e a neuroaprendizagem

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O conteúdo personalizado que é possibilitado pelas tecnologias adaptativas é algo que a maioria de nós já está acostumada: temos feeds personalizados em praticamente todos os nossos aplicativos de mídia social, playlists, vídeos e séries personalizadas em nossos aplicativos de entretenimento e streaming, e até mesmo os mecanismos de busca na internet parecem prever com cada vez mais precisão aquilo de que precisamos. 

No entanto, uma das formas mais eficientes e intuitivas de aproveitar a sinergia entre plataformas de aprendizagem e tecnologias adaptativas são os cursos modulares, dos quais podemos ver exemplos muito claros em plataformas como Coursera, edX, OpenSesame e outros serviços digitais que adaptam as recomendações educacionais aos interesses de cada usuário. Eles também dividem as aulas em cápsulas digeríveis com objetivos de aprendizagem muito claros que estão ligados entre si, mas, ao mesmo tempo, fazem sentido por conta própria. 

Essa divisão em módulos consecutivos, que também podem ser combinados entre si para configurar perfis de aprendizagem especializados, segue as bases do chamado “neurolearning”, uma tendência educacional inovadora que busca usar a seu favor a forma como o cérebro humano aprende, integra e retém informações diariamente, levando em conta seus ciclos naturais de atenção, motivação e foco. 

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Por exemplo, uma das grandes vantagens dos cursos modulares é que eles oferecem uma sensação de realização e completude toda vez que o usuário termina um dos módulos. Está demonstrado que isso libera uma pequena dose de endorfina no cérebro, em especial quando carrega algum tipo de recompensa visual, e, por sua vez, esse condicionamento positivo incentiva o usuário a continuar avançando com os módulos seguintes. De fato, estudos recentes têm mostrado que a quantidade de material e exercícios que um aluno consome diariamente em um curso aumenta de modo substancial quando o aprendizado modular ou microlearning é bem segmentado. 

À medida que a IA continua a avançar, ela se torna mais hábil em distinguir sutilezas no processo de aprendizagem que seriam difíceis até mesmo para um professor de carne e osso identificar. Por exemplo, ela pode correlacionar fatores comuns entre diferentes áreas de oportunidade e focar exercícios de repetição exatamente nas habilidades ou nos conhecimentos que o aluno considera mais difíceis, mas sem eliminar o fator motivador tão necessário que deriva da realização contínua. 

No contexto universitário, as disciplinas de cada licenciatura podem ser “modularizadas” de maneira interdependente, e é mesmo possível criar percursos de aprendizagem opcionais muito específicos para várias oportunidades de trabalho, sobre as quais o estudante tem maior poder de decisão. Por exemplo, cursar simultaneamente as disciplinas dos primeiros semestres e algumas eletivas mais avançadas, mas relacionadas a temas que você já dominava.  

Benefícios da aprendizagem personalizada para um currículo modular  

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Uma das características do ensino modular personalizado é que ele oferece aos alunos um dos mais altos níveis de agência e senso de controle sobre o próprio processo de aprendizagem. Isso os torna mais propensos a perseguir metas acadêmicas mais ambiciosas e complexas e a processar informações de maneiras mais profundas e acionáveis. Além disso, entre as muitas vantagens da aprendizagem modular e adaptativa, estão as seguintes:

  1. Ela ajuda os alunos a “aprender a aprender”: ou seja, a entender o próprio estilo de aprendizagem e a integrar práticas mais eficientes em outros contextos. Por exemplo, começar a dividir outros objetivos de estudo em módulos ou metas intermediárias.  
  2. Acelera a curva de aprendizado e melhora a retenção, ou seja, economiza tempo. Um dos principais motivos é que os sistemas adaptativos possibilitam identificar os conhecimentos e habilidades que o aluno já possui e avançar diretamente para aqueles que ele ainda precisa desenvolver.  
    A motivação diante de informações novas, mas ao mesmo tempo acionáveis, também aumenta o foco e diminui o tempo de inatividade do estudo. Finalmente, quando o conteúdo é apoiado por conhecimento prévio, a informação é retida por mais tempo e mais facilmente recuperada da memória, semelhante ao quadro completo que é visualizado quando conectamos peças suficientes de um quebra-cabeças.  
  3. Aumenta o engajamento: além da simples motivação momentânea, que pode ser alcançada com técnicas de microlearning e gamificação, foi demonstrado que o aprendizado adaptativo realmente melhora o engajamento, ou seja, a vontade de terminar cursos e usar o que foi aprendido na vida real como parte de objetivos acadêmicos mais complexos. Por exemplo, integrar ao máximo as técnicas de uma disciplina no projeto final do semestre.
  4. Melhora a satisfação e os resultados de aprendizagem: isso não só é relevante para que os alunos obtenham melhores notas, como também abre portas para que a instituição seja reconhecida como uma universidade competitiva e que oferece educação de qualidade. Quando garantimos que os alunos estão adquirindo as habilidades de que precisarão no mundo do trabalho e da sociedade de hoje, é mais fácil para eles se destacarem em diferentes áreas e para a instituição na qual se formaram se tornar um foco de atenção positiva.  

Pearson: todo o poder dos cursos modulares para que seus alunos adquiram as principais habilidades do século XXI

Os cursos modulares, ao reduzirem a curva de aprendizado, facilitam muito a obtenção de habilidades tangíveis e valiosas para o desenvolvimento profissional, em um ambiente de trabalho caracterizado por uma evolução muito acelerada e por mudanças que muitas vezes vão mais rápido do que a capacidade das universidades de adaptar todo o próprio currículo. 

Personabilities da Pearson é uma solução modular que permite a seus alunos que desenvolvam soft skills fundamentais para a empregabilidade, como liderança, comunicação e pensamento crítico. Como se trata de competências transversais, seus alunos podem cursar os diferentes módulos como um valor agregado ao longo de diferentes semestres e, como se não bastasse, obter distintivos ou credenciais digitais que endossam seus conhecimentos e enriquecem seus currículos para que obtenham seus primeiros empregos ou estágios, mesmo antes de se formarem. 

Leia também: 👉 Credenciais digitais ajudam a atrair alunos para as IES
  
Com a solução Personabilities, seus graduados poderão ostentar distinções importantes para tornar o próprio perfil muito mais atraente aos recrutadores do século XXI, com as soft skills que as empresas internacionais estão procurando para melhorar a própria imagem de responsabilidade social e seu clima organizacional.

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Referências

EDX. Flexible, modular y unificador: Cómo aprovechar el poder del aprendizaje en línea. edX Blog. 2020. Disponível em: https://blog.edx.org/es/flexible-modular-y-unificador-como-aprovechar-el-poder-del-aprendizaje-en-linea. Acesso em: 13 dez. 2023. 

SALAS DÍAZ, F.; GONZÁLES BELLO, E.; NÉNNINGER, E. Microlearning: innovaciones instruccionales en el escenario de la educación virtual. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5216/521665144030/html/. Acesso em: 13 dez. 2023. 

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