Descubra como funciona um ecossistema de aprendizagem, quais são suas características e as vantagens que ele oferece às instituições de ensino superior. 


  1. O que são ecossistemas de aprendizagem?
  2. Conceito de ecossistema de aprendizagem, segundo especialistas
  3. Características e elementos essenciais dos ecossistemas de aprendizagem  
    3.1. Integração tecnológica
    3.2. Interação dinâmica e coletiva entre os usuários
    3.3. Adaptação às necessidades de aprendizagem
  4. 3 ​​vantagens que os ecossistemas de aprendizagem oferecem ao ensino superior
    4.1. Maior velocidade de resposta às demandas ​​educacionais
    4.2. Geração de uma verdadeira cultura de sinergia
    4.3. Preparação dos alunos para o ambiente de trabalho do futuro
  5. Como gerenciar um ecossistema de aprendizagem?

Assim como um ecossistema natural é um espaço gerado por um conjunto de organismos, no contexto acadêmico os ecossistemas de aprendizagem representam o recurso essencial para o desenvolvimento de ambientes coletivos, com interesses e objetivos comuns, voltados para a gestão inteligente da informação, bem como a distribuição, a produção e a gestão de novos conhecimentos. 

Descubra como funcionam os ecossistemas de aprendizagem, como eles surgiram a partir da evolução tecnológica em relação à educação atual e, sobretudo, como eles podem ser implementados no ensino superior para se adaptarem às necessidades de aprendizagem exigidas pelos novos ambientes de gestão do conhecimento.

O que são ecossistemas de aprendizagem?

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A aceleração das mudanças tecnológicas tem exercido uma forte influência em nosso dia a dia e na vida profissional. Isso tem provocado uma evolução na forma como nos comunicamos e na forma como assimilamos a informação e a comunicação a partir dos espaços de formação denominados ecossistema de aprendizagem.  

Nesses novos espaços, professores e alunos estão imersos em um constante processo de adaptação a esses ambientes, uma vez que interagem por meio de dispositivos móveis, aplicativos e plataformas voltadas à interação entre a comunidade acadêmica para distribuir e processar novos​​ conhecimentos, com o objetivo de diversificar os mecanismos de participação coletiva.

Conceito de ecossistema de aprendizagem, segundo especialistas

​​​Como aponta a Unesco, os ecossistemas de aprendizagem “são baseados em uma diversidade de conteúdos, lugares e fontes de aprendizagem, e dependem da interconectividade”. Hoje é preciso assimilar a aprendizagem como algo que ​​acontece a qualquer momento e em qualquer lugar, para se adaptar às necessidades individuais e coletivas como parte da educação do futuro. 

Na perspectiva de vários especialistas, os ecossistemas de aprendizagem evoluíram para um novo sistema coletivo, que se destaca por suas qualidades de interação e interconexão, e sua capacidade de resposta para a gestão, o processamento e a geração de novos conhecimentos.  

Nesse sentido, os especialistas consideram que um ecossistema de aprendizagem é definido como um “sistema interativo estabelecido entre os agentes ativos que se opõem a ele e o ambiente em que estão envolvidos a partir de atividades comuns”. 

Como podemos ver, a característica de um ecossistema educacional é que ele é composto por “uma associação complexa e dinâmica de comunidades digitais que estão interconectadas, inter-relacionadas, são interdependentes e coabitam em um ambiente digital, interagindo como unidades funcionais amalgamadas entre si por meio de ações, informações e fluxo de transações”. 

Em ambos os conceitos se percebe que há um fator recorrente: a interação coletiva e sistemática entre os atores envolvidos na construção de um ecossistema de aprendizagem, pois, como em um ecossistema biológico (no qual os seres vivos se relacionam organicamente), em nosso caso, “as ​​relações que ocorrem entre ambos os componentes [pessoas e ambiente] são capazes de se desenvolver e se autorreplicar”.  

Dessa forma, o ecossistema de aprendizagem forma ambientes colaborativos, com ligações para “dar vida a um contexto dinâmico em que colaboração e interação concorrem para a produção de conhecimento”.

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Características e elementos essenciais dos ecossistemas de aprendizagem  

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Antes da internet, os ecossistemas de aprendizagem eram estáticos em seus processos: grupos de estudo, oficinas e coletivos focados em um tema específico tinham que enfrentar a carência tecnológica.  

Mas tudo mudou em meados dos anos 1990, quando a internet começou a se replicar exponencialmente pelo mundo, permitindo que os espaços de aprendizagem dessem um salto quântico, com a geração dos primeiros ecossistemas educacionais digitais. Nesse sentido, existem 3 elementos-chave das experiências de aprendizagem:

Integração tecnológica

Os recursos, ferramentas e instrumentos tecnológicos não atuam de modo independente, mas são integrados de tal forma que geram um sistema eficiente, por exemplo, ao estabelecer redes sociais com outros recursos como plataformas de learning management system (LMS – sistema de gerenciamento de aprendizagem) ou bibliotecas digitais, ampliando o nível de eficiência na comunicação.

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Interação dinâmica e coletiva entre os usuários

Os usuários participam ativa e dinamicamente dos processos de aprendizagem: não são mais apenas os professores que fornecem informações e conteúdos acadêmicos; agora é toda a comunidade acadêmica que contribui com o conhecimento por meio de fóruns, uploads de arquivos ou abertura de espaços para o estudo coletivo.  

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Adaptação às necessidades de aprendizagem

O ecossistema de aprendizagem, por sua vez, não se adapta ao modelo pedagógico, mas trabalha com ele para aproveitar os ​​recursos pertinentes, a favor das necessidades dos alunos.  

Deve-se notar que não há um modelo específico de ecossistema de aprendizagem, e que cada ecossistema responde às necessidades do ambiente e da comunidade acadêmica que o projeta, uma vez que as demandas de uma ​​instituição de ensino superior (IES) em São Paulo não são as mesmas de uma universidade em Bogotá ou ​​na Cidade do México. No entanto, embora não haja um modelo específico, existem características gerais que são replicadas na maioria dos casos.

  • O ecossistema de aprendizagem é focado no usuário: o objetivo principal é que cada membro possa atender às suas necessidades de aprendizagem.  
  • Permite o aprendizado individual e coletivo: tanto o aluno autodidata quanto aquele que aprende melhor por meio de um método direcionado podem aproveitar todos os recursos desses espaços de aprendizagem.
  • Está ligado a uma cultura organizacional e colaborativa: professores e alunos não interagem com base no que querem aprender, mas no que podem contribuir a partir do próprio papel acadêmico para aprender.
  • Ele evolui para se adaptar às necessidades tecnológicas e do usuário: tanto os dispositivos como os aplicativos, plataformas, mensagens e outros recursos são constantemente atualizados.

É evidente que um ecossistema de aprendizagem oferece enormes vantagens para o ensino superior, principalmente porque é nas universidades que esses ambientes têm sido mais adotados.

3 ​​vantagens que os ecossistemas de aprendizagem oferecem ao ensino superior

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Por gerações existiu a ideia de que a educação terminava na universidade, quando o aluno encerra uma licenciatura que lhe permite entrar no mundo do trabalho. Hoje sabemos que não é assim, que a educação é um processo constante e permanente, uma atividade que exercitamos a vida toda. 

A principal vantagem dos ecossistemas de aprendizagem está na geração de cenários dinâmicos e flexíveis, capazes de se adaptar não só às necessidades, mas também às circunstâncias do contexto que se vive atualmente no ensino superior. 

Embora existam também outras vantagens específicas que nos permitem compreender a importância e a dimensão dos ecossistemas de aprendizagem, temos:

1. Maior velocidade de resposta às demandas ​​educacionais

A combinação de tecnologia, organização, aprendizagem e trabalho colaborativo fazem do ecossistema educacional um ambiente que se destaca por sua eficiência para atender às necessidades da comunidade acadêmica.  

Ao contrário de outros níveis, no ensino superior a informação e o conteúdo acadêmico tendem a ser muito mais dinâmicos e constantemente atualizados. Em carreiras como Engenharia, Medicina ou Ciência da Computação, a quantidade de referências e recursos que são renovados em alta velocidade se destaca, por isso é preciso estar na vanguarda na captação de conteúdo atualizado.  

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2. Geração de uma verdadeira cultura de sinergia

Entende-se por sinergia a ação efetiva entre diversos órgãos atuando, de maneira colaborativa e influenciando-se mutuamente por diversos fatores. O ecossistema de aprendizagem aproveita todos os próprios recursos para gerar a dita sinergia. 

Professores, alunos e gestores trabalham de maneira colaborativa para alcançar objetivos específicos: seja melhorando a qualidade de um serviço, ampliando os recursos acadêmicos ou otimizando os meios de comunicação entre os alunos, todos participam, colaboram e afetam positivamente os resultados.

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3. Preparação dos alunos para o ambiente de trabalho do futuro

Em 2006, Yochai Benkler, professor da Universidade Harvard, cunhou o termo “trabalho colaborativo” para falar sobre a tendência profissional do futuro. Naquela época, ninguém sabia que em 2020 esse modelo de trabalho seria a base das empresas mais importantes do mundo. 

Nesse sentido, os ecossistemas de aprendizagem preparam os egressos do ensino superior para se familiarizarem o máximo possível com essa tendência e estarem preparados aos desafios de uma nova cultura de trabalho que veio para ficar:

  • Saber trabalhar em equipe
  • Comunicar-se remotamente com eficiência  
  • Dominar a tecnologia a partir de uma perspectiva organizacional  
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Como gerenciar um ecossistema de aprendizagem?

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Os ecossistemas de aprendizagem não estão apenas dominando os espaços acadêmicos, mas também os ambientes de trabalho: a cada dia, mais empresas estão adaptando suas áreas de desenvolvimento e capital humano para oferecer espaços de treinamento e aprendizagem ao longo da vida a seus trabalhadores. 

Nesse sentido, é importante considerar que, para gerir um ecossistema de aprendizagem, é essencial contar com os mais inovadores recursos tecnológicos, acadêmicos e de gestão educacional.

  • Uma plataforma intuitiva, fácil de habilitar e otimizar de acordo com as necessidades de cada IES.
  • Biblioteca digital dinâmica, com uma rica coleção de conteúdo de fácil acesso, bem como fácil de compartilhar e transportar em qualquer dispositivo.
  • Gestão de atividades, práticas, tarefas, exames e testes de vários formatos, para que os alunos possam medir seu aproveitamento a partir de diferentes experiências.
  • Gestão administrativa robusta, que pode dar conta da análise e da mineração de dados dos universitários, para conhecer seu comportamento dentro do ecossistema.
  • Gestão de espaços de prática, para fortalecer as experiências de aprendizagem.  

Um ecossistema de aprendizagem pode oferecer muitas vantagens quando projetado e construído com os recursos certos. É por isso que a Pearson criou uma série de recursos focados em oferecer soluções de aprendizagem que são adaptadas de modo abrangente a qualquer IES. 

Com base na ótima relação entre a tecnologia e os recursos pedagógicos mais inovadores, a Pearson Higher Education oferece a solução mais completa e eficiente para gerar verdadeiras experiências de aprendizagem no ensino superior. 

Conheça o catálogo de soluções que a Pearson Higher Education tem para você e amplie os benefícios de suas IES com um ecossistema de aprendizagem de última geração.

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Referências

HADZIC, M.; HADZIC, F.; DILLON, T. Tree Mining in Mental Healt Domain (Minería de datos en el dominio de la salud mental). 41st Annual Hwaii International Conference on System Sciences, (pp 230-245). Hawaii: IEEE, 2008. DOI: 10.1109/HICSS.2008.474 

GUZMÁN, J. E. Especificación del comportamiento de un ecosistema de alfabetización digital basado en el enfoque de servicios para reducir la brecha digital. (Tesis de pregrado) – Universidad Autónoma de Aguascalientes, Aguascalientes, México, 2016. Disponível em: http://bdigital.dgse.uaa.mx:8080/xmlui/handle/123456789/496 

INSTITUTO Para el Aprendizaje a lo Largo de Toda la Vida. Ecosistemas de aprendizaje, 8 mar. 2023. Disponível em: https://www.uil.unesco.org/es/learning-ecosystems. Acesso em: 9 maio 2023. 

ISLAS TORRES, C. Los ecosistemas de aprendizaje y estudiantes universitarios: una propuesta de abordaje sistémico. Revista de Psicología y Ciencias del Comportamiento de la Unidad Académica de Ciencias Jurídicas y Sociales, v. 10, n. 2, p. 172-186, 2019. 

DE LEÓN CERDA, D. D. J. Ecosistemas de aprendizaje: una propuesta para abrir los ambientes de aprendizaje, 2015. 

TECNOLÓGICO de Monterrey, Innovación Educativa. Elementos que conforman un ecosistema de aprendizaje [Video]. YouTube, 26 abr. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9c1pAPOgfF4. Acesso em: 9 maio 2023. 

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