A biblioteca é um dos itens mais importantes para obter uma boa nota nos processos de avaliação do MEC em uma instituição de ensino superior. Veja como preparar sua biblioteca para a visita do MEC!

  1. Quais são os instrumentos de avaliação do MEC?
  2. O que será avaliado na Biblioteca?
    2.1 Bibliografia Básica e Complementar
    2.2 Avaliação da Infraestrutura da Biblioteca
    2.3 Políticas internas e específicas que a Biblioteca deve possuir

Nós bibliotecários que atuamos no setor de ensino superior no Brasil, nos deparamos várias vezes durante o ano com as chamadas e temidas avaliações do MEC, alguns dias antes, após o anúncio da data da visita em nossa instituição, começa a correria para deixar a casa arrumada, não é assim?

Então, pensando em ajudar você neste momento em que detalhes importantes não podem ser deixados de lado, apresento aqui algumas dicas simples para organização da sua biblioteca universitária e assim atingir a nota máxima nas suas próximas avaliações.

Para você que está começando como bibliotecário e bibliotecária dentro de faculdades, use essas dicas como um checklist e logo a sua biblioteca terá muitas notas 5 nas avaliações do MEC, como as bibliotecas que eu organizei. Vamos conhecer as dicas mais importantes para uma avaliação tranquila?

Quais são os instrumentos de avaliação do MEC?

visita in loco do mec instrumentos de avaliacao

Primeiro , é importante você saber que o MEC possui instrumentos de avaliação diferentes e cada um deles possui características próprias. Vamos ver quais são abaixo.

  1. Instrumento de avaliação institucional externa: presencial e a distância | Credenciamento
  2. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância | Autorização
  3. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância | Reconhecimento/renovação de reconhecimento
  4. Instrumento de avaliação institucional externa: presencial e a distância | Recredenciamento transformação de organização acadêmica

Cada instrumento de acordo com seu propósito de avaliação toma por base, dimensões a serem avaliadas durante a visita da comissão do MEC, essas dimensões (eixos) podem ser três ou cinco dependendo do tipo de avaliação.

Atualmente devido ao período de pandemia as avalições chamadas in loco podem ser realizadas de maneira presencial para alguns cursos, bem como podem ser realizadas no modo virtual (remoto).

A avaliação in loco tende a continuar virtual mesmo após o fim da pandemia, pois segundo dados do MEC até o final de 2022, estão confirmadas mais 4.000 visitas in loco — virtuais e presenciais.

Para nós bibliotecários, independente do formato da visita, o mais importante, é saber que a Biblioteca é um dos principais setores de avaliação dentro da infraestrutura de uma faculdade.

Tema complementar: 👉 5 Desafios para o bibliotecário responsável por uma Biblioteca Digital

Assim, aprendi nesses 8 anos atuando em bibliotecas universitárias que precisamos estar sempre atentos aos detalhes importantes que são avaliados na biblioteca e que compõe a nota de avaliação.

Você sabe o que a sua biblioteca precisa apresentar para o MEC durante a avaliação? Vamos ver?

No próximo tópico, eu vou apresentar o que é necessário para a sua biblioteca universitária ficar com nota máxima (5) na avaliação da instituição em que trabalha.

O que será avaliado na Biblioteca?

visita in loco do mec

A Biblioteca está na dimensão de avaliação da infraestrutura.

Dica Inicial: 
Embora nos instrumentos seja observado somente dois indicadores de avaliação para icone-aprendizagem-rapidabiblioteca, que se referem a disponibilidade de bibliografia básica e complementar, na avaliação in loco os avaliadores questionarão alguns outros fatores dentro da biblioteca. Continue lendo para saber quais são!

Fique atento nos itens abaixo para uma boa avaliação do Mec. 

1. Bibliografia Básica e Complementar

Atualmente o MEC aceita que as bibliografias sejam 100% de biblioteca digital, 100 % de acervo físico ou acervo misto, desde que observadas alguns detalhes, detalhados abaixo:

  1. A biblioteca digital deve ter licença contratada para uso ininterrupto e para 100% da quantidade de matriculas oferecidas pela instituição, acesso remoto total para que o aluno acesse de qualquer lugar e qualquer aparelho.
  2. O acervo físico deve ter a quantidade de exemplares que atenda a quantidade de matriculas oferecidas pela IES, neste caso ainda podemos utilizar a regra de 1 exemplar para cada 10 alunos na bibliografia básica e 2 exemplares para bibliografia complementar.
  3. No acervo misto, costumo colocar 1 título da básica do acervo físico e os demais títulos todos da biblioteca digital (sendo 3 títulos bibliografia básica e 5 títulos bibliografia complementar).
  4. Para a coleção de periódicos, eu recomendo assinatura de periódicos da área de conhecimento do curso em avaliação no formato digital pela praticidade de acesso, porém você poderá listar periódicos científicos de acesso aberto desde que sejam de periódicos de renome.

NOTA: 💡 a justificativa da escolha da bibliografia e periódicos deve ser aprovada com ata assinada pelo NDE do curso.

Leia também: 👉 Biblioteca Virtual Universitária: 5 razões para obter o acervo digital

2. Avaliação da Infraestrutura da Biblioteca

visita in loco do mec estrutura biblioteca

  1. A Infraestrutura deve disponibilizar salas de estudos em grupo de estudo individual.
  2. Ter um sistema antifurto com antena e etiquetas nos livros.
  3. Ter sinalização de acessibilidade (piso tátil, placas em braile, indicação de mesas adequadas para cadeirante e etc.) de acordo com NBR 9050/2020 da ANBT.
  4. Recomendo acervo aberto com ar condicionado ou ventilação adequada para conservação do acervo físico.
  5. Os livros devem conter identificação por etiqueta de localização bem como carimbo da instituição e carimbo de anotação de dados de aquisição e número de tombo.
  6. Os livros devem ser ordenados nas estantes de acordo com o sistema de classificação escolhido.
  7. Os serviços da biblioteca devem ser automatizados por um software de gerenciamento de acervo e circulação, eu recomendo um software que disponibilize um catálogo OPAC.
  8. A Biblioteca deve ter alguns computadores com internet e pacote office.

3. Políticas internas e específicas que a Biblioteca deve possuir

visita in loco do mec politicas

  1. A biblioteca deve possuir um regulamento interno;
  2. Política de contingência de acervo físico e digital;
  3. Política de conservação e preservação do acervo;
  4. Política de aquisição e desenvolvimento da coleção.

Dica Extra: eu também disponibilizo um documento chamado gestão da biblioteca que descreve rotinas e procedimentos padrão da biblioteca, que pode/deve ser atualizado regularmente com mudanças de rotinas ou procedimentos.

Espero que essas dicas sejam úteis para todos os bibliotecários, e que tenhamos bibliotecas universitárias cada vez mais inovadoras. Para outras informações sobre acervo digital acompanhe os conteúdos disponíveis na nossa coluna Inside Higher Education.

Nova call to action

Referências

AVALIAÇÃO IN LOCO: Sancionada lei que permite avaliação externa virtual. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/avaliacao-in-loco/sancionada-lei-que-permite-avaliacao-externa-virtual Acesso em: 24/06/2022.

Instrumentos de avaliação. INEP Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/avaliacao-in-loco/instrumentos-de-avaliacao Acesso em: 24/06/2022.

Denise Camacho
Denise Camacho

Bibliotecária, Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação. Possui 10 anos de experiência, 07 anos atuando no ensino superior e pesquisa acadêmica, na gestão de bibliotecas, gestão documental e regulação para avaliação in loco MEC nas autorizações de cursos. Membro Comissão Permanente de Avaliação (CPA) institucional. Atualmente é bibliotecária na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, consultora na organização e divulgação de produção acadêmica e estudante de User Experience (UX), Design Thinking.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados