Desde antigamente, os livros têm sido uma peça-chave no processo de aprendizagem. Não é possível imaginar uma aula de qualidade sem recorrer a eles. Contudo, o surgimento dos livros digitais provocou toda uma revolução educacional e sociocultural.


  1. Do livro físico à versão digital na educação
  2. 7 diferenciais que só o livro digital pode oferecer nas aulas remotas
    2.1 Pesquisa imediata de informações para responder a perguntas
    2.2 Destaques e notas compartilhadas
    2.3 Text to speech
    2.4 Adeus às dificuldades para conseguir uma cópia de um livro
    2.5 A melhor versão é a mais atualizada
    2.6 Palavras transformadas em estudo instantâneo
    2.7 Uma biblioteca universitária inteira na palma da mão

Os livros são o artefato invencível da cultura, a mais antiga e poderosa ferramenta de transmissão de conhecimento. Era inevitável que, ao longo do tempo, se adaptassem e evoluíssem, como têm feito por meio dos livros digitais.

Sua presença nas universidades e instituições de ensino superior, já que é essencial para a construção de conhecimentos sólidos, bem como para o desenvolvimento de novas habilidades de leitura e fortalecimento da cultura de lifelong learning. Aqui, compartilhamos 7 vantagens que só o livro digital pode oferecer em sala de aula virtual. Você quer conhecê-las? Continue a leitura!

"O livro deve ser portátil, deve favorecer a privacidade de quem escreve e lê, deve acompanhar os leitores e caber em sua bagagem."

Irene Vallejo (El infinito en un junco).

Do livro físico à versão digital na educação

livro digital para educacao superior diferenciais

Como poderíamos entender a história da humanidade sem os livros? Esse objeto invencível é há milhares de anos o registro mais fiel de nossa passagem pelo mundo. Todos os avanços em Artes, Ciências e Tecnologia estão contidos nesse poderoso artefato de papel, até que a revolução digital o transformou em um arquivo dinâmico que facilitou nossas vidas de várias maneiras.

A revolução dos e-books transformou enormes bibliotecas físicas em repositórios de arquivos que podemos carregar para qualquer lugar na praticidade de nosso bolso e que podemos acessar a qualquer hora, em qualquer lugar com um simples dispositivo de leitura de livros digitais.

Em 1971, Michael S. Hart inadvertidamente mudou a história dos livros ao criar o protótipo de um arquivo digital projetado para ser lido por um computador, dando origem à primeira biblioteca digital da história: o Projeto Gutenberg.

No entanto, os e-books causaram polêmica desde seu início: sua popularidade exponencial levantou dúvidas legítimas sobre o futuro dos livros em papel; eles poderiam eventualmente desaparecer? Era a pergunta feita por aqueles que viam com preocupação um possível desaparecimento do livro tradicional.

A visão mais pessimista considerava que os livros físicos acabariam sendo apenas objetos de consulta nas bibliotecas ou que se tornariam objetos de valor histórico para colecionadores e livreiros.

Felizmente, para o setor educacional, o livro não está em declínio ou vai desaparecer. Pelo contrário: está mais vivo do que nunca e evolui para formas de leitura mais dinâmicas e interativas, mais comprometidas com os hábitos de leitura das novas gerações, familiarizadas com a tecnologia.

banner inovacao em bibliotecas no ensino superior

Um livro digital é sinônimo de interação, flexibilidade, interatividade e personalização. Suas características em constante evolução desencadearam todo o potencial do conhecimento para se adaptar a um mundo em constante mudança.

Poderíamos dizer que a maior vantagem dos livros digitais é sua capacidade de adaptação a uma nova realidade social, na qual o conhecimento tende a ser coletivo, colaborativo e disponível para todos.

Nas instituições de ensino superior (IES), alunos e professores puderam verificar que os livros digitais oferecem outras novas formas de integração ao modelo de ensino-aprendizagem, nas quais a interação e a personalização do conteúdo fazem parte de um novo processo de compreensão leitora.

É certo que a leitura continua a ser um processo individual, que exige um espaço alheio às distrações do cotidiano, mas devemos ter em conta que as novas gerações desenvolveram outros hábitos de compreensão leitora e que, a nível universitário, oferecem muitas vantagens que os livros físicos não podem mais oferecer.

Leia também: 👉 A leitura como recurso no ensino superior virtual para motivar alunos

7 diferenciais que só o livro digital pode oferecer nas aulas remotas

Se os recursos das instituições educacionais evoluíram, era lógico que os livros também evoluíssem. Foi apenas uma questão de tempo até que as lousas e os cadernos fossem substituídos por dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e telefones celulares.

Sob esse argumento, seria um equívoco considerar que o livro digital é um adversário do livro físico, quando na verdade representa a sua evolução. Se pensarmos em todas as possibilidades que ele oferece em relação ao livro tradicional, vemos que o livro eletrônico é, de fato, uma grande conquista da tecnologia.

Quer estejamos a lecionar uma aula híbrida (uma parte presencial e outra a distância), ou que as aulas sejam totalmente on-line, o livro digital dispõe de um conjunto de ferramentas tecnológicas que o tornam o suporte ideal tanto para o professor como para o aluno. Quer saber o que está perdendo por não usar livros digitais no seu plano de aula? Vamos ver!

1. Pesquisa imediata de informações para responder a perguntas

livro digital para educacao superior beneficios

Já aconteceu com você de ter de parar uma aula ou uma pesquisa para consultar um termo ou uma palavra incompreensível? Nesse caso, a informação é análoga e se move em seu próprio ritmo.

Conscientes da necessidade de concentração que um livro exige, muitos aplicativos e dispositivos oferecem a possibilidade de fazer essa busca de modo amigável, inclusive sem sair da página, para voltar a ler o mais rápido possível.

2. Destaques e notas compartilhadas

Quando estamos pesquisando um tema, é comum encontrarmos uma citação que precisamos recuperar depois. Antigamente, costumávamos recorrer ao ato catastrófico de sublinhar a página, o que poderia deixar os livros físicos em estado lastimável.

Se o livro não fosse de nossa propriedade, teríamos que transcrever a citação manualmente, mas com livros digitais isso não é mais um problema, pois não só é possível fazer um registro pontual das citações no texto, como também elas podem ser ordenadas e mantidas na nuvem.

Sublinhar livros é algo muito chato nos livros físicos, mas nos e-books acontece o contrário. Isso se torna uma vantagem pedagógica. Os trechos podem ser destacados com cores diversas, que ficam salvos e podem ser acessados mais tarde, caso o estudante queira relembrar.

livro digital para educacao superior destaques e notas

 Além disso, as notas podem ser compartilhadas diretamente com outros usuários. Isso cria uma prática de estudo colaborativo.

Devemos destacar outra vantagem para os professores: os livros digitais podem ser comentados, o que permite deixar instruções aos alunos, com o objetivo de orientá-los sobre um tema, enriquecendo a experiência de leitura.

Tema complementar: 👉 Como os livros digitais ajudam os docentes no ensino remoto?

3. Text to speech 

Este é um recurso exclusivo da Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education. Pensando na acessibilidade e usabilidade dos livros virtuais, o text to speech auxilia na leitura de qualquer livro a qualquer hora e lugar.

É possível ajustar a velocidade da leitura, pausar o áudio e avançar a página, por meio do menu player.

4. Adeus às dificuldades para conseguir uma cópia de um livro

Muitos podem não se lembrar, mas, no passado, quando os professores solicitavam um livro difícil de encontrar, os universitários tinham que “competir” entre si para obter o único exemplar na biblioteca.

Se você é dessa geração, certamente se lembrará das “leituras em grupo”, que consistiam em ler o mesmo livro em silêncio entre 4 ou 5 pessoas, pois não havia mais exemplares e todos precisavam da mesma informação para fazer um exame.

A falta de exemplares era um problema muito frequente nas bibliotecas até o surgimento do e-book Agora, compartilhar qualquer livro com nossos alunos é tão simples quanto enviar um e-mail. Não há mais desculpas para dizer “não consegui encontrar o livro na biblioteca” ou “não consegui comprá-lo”.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

5. A melhor versão é a mais atualizada

Os livros acadêmicos costumam ter muitas edições porque os avanços da ciência e da tecnologia exigem que eles tenham suas informações atualizadas constantemente. Em algumas ocasiões, o processo de publicação de um livro físico pode levar meses, até anos.

As reedições de livros digitais podem ser realizadas muito mais rápido, pois o processo é tão simples quanto uma atualização de software, que permitirá que professores e alunos estejam atualizados com informações relacionadas à sua carreira.

6. Palavras transformadas em estudo instantâneo

livro digital para educacao superior cartoes de estudo

E se os próprios estudantes pudessem criar cartões de estudo de forma instantânea, prática e eficiente? Este é mais um recurso exclusivo da Biblioteca Virtual da Pearson, que ajuda os estudantes a fixarem os conteúdos na memória.

A partir da leitura de uma página ou trecho do livro, o aluno consegue criar perguntas na frente do cartão e respostas no verso para testar seus conhecimentos. Os cartões são armazenados na nuvem e podem ser acessados quando necessário. 

Leitura complementar: 👉 Biblioteca Virtual Pearson e os cartões de estudo

7. Uma biblioteca universitária inteira na palma da mão

A versatilidade de uma Biblioteca Virtual nos oferece uma de suas maiores vantagens: ter toda a bibliografia ao nosso alcance em qualquer lugar, a qualquer hora, de maneira online ou offline.

Isso mesmo, apenas abrindo nosso dispositivo podemos acessar milhares de livros de referência eletrônicos, o que representa uma grande economia de tempo e recursos econômicos.

Sabemos que a internet é um mar infinito de informações no qual conteúdos não confiáveis são abundantes, mas, tendo uma Biblioteca Virtual, poderemos limitar pesquisas, filtrar informações e oferecer aos estudantes informações verificadas, confiáveis e ordenadas para que possam aproveitar o melhor de seu conteúdo.

[DEPOIMENTO] 👉 Como alcancei meus objetivos de aprendizagem com a Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education contém mais de 13.000 livros de todas as áreas e especializações para o ensino superior, abrangendo mais de 40 áreas, entre Ciências Sociais, Exatas e Humanas, além de mais de 200 áreas profissionais.

É fato que os livros digitais continuarão evoluindo, e as bibliotecas virtuais terão de se adaptar a seu ritmo de atualização. Na Pearson, estamos cientes dessa necessidade. Por isso, projetamos uma plataforma de aprendizagem que funciona como um espaço de integração da comunidade acadêmica, no qual alunos e professores podem se envolver e acessá-la de qualquer dispositivo, levando todo o conhecimento na palma da mão.

Aproveite para conhecer os benefícios da Biblioteca Virtual, pioneira no Brasil e que é a melhor escolha de mais de 500 instituições de ensino que a utilizam todos os dias, com excelentes resultados.

Gostaria de acessar a Biblioteca Virtual da Pearson? Faça o teste grátis por 30 dias!

Teste Grátis!

Referencias

Del Moral Pérez, M. E., & Martínez, L. V. (2014). Libros digitales: valoraciones del profesorado sobre el modelo de formación bimodal. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 13(1), 89-99.

Morales, R. G. T., Presmanes, J. L. L., & Tenorio, F. L. (2020). Universidad 2016. Curso corto 17: Edición, publicación y distribución de libros digitales académicos. Editorial Universitaria (Cuba).

Rodrigo, L. F. (2016). El uso didáctico y metodológico de las tabletas digitales en aulas de educación primaria y secundaria de Cataluña. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (48), 9-25. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados