A gestão do conhecimento é uma ferramenta cada vez mais valiosa tanto para as pequenas como para as grandes empresas - continue a ler para saber por quê!

  1. A importância da gestão do conhecimento em uma organização
  2. 4 fatores essenciais para uma gestão do conhecimento eficiente
    2.1. Promoção da cultura de aprendizagem ao longo da vida
    2.2. Programas de formação
    2.3. Inovação
    2.4. Tecnologia
  3. Como a Biblioteca Virtual da Pearson ajuda as empresas na implementação da gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é definida como a capacidade de transmitir e aplicar informações e experiências, com o objetivo de melhorar o desempenho de uma empresa ou organização.

Hoje em dia, é de grande importância no mundo empresarial devido ao mundo globalizado em que vivemos, onde a concorrência está aumentando e é essencial estar preparado para os novos desafios que surgem.

A importância da gestão do conhecimento em uma organização

empresário que explica o projecto aos seus colegas

Acumular, armazenar e compartilhar conhecimentos de forma eficaz cria uma cultura que pode melhorar significativamente a eficiência e a motivação dos colaboradores.

Alguns dos benefícios da gestão do conhecimento são:

  • Agilidade nas tomadas de decisões: O fácil acesso às ferramentas de colaboração empresarial facilita o compartilhamento de experiências e opiniões de especialistas com diferentes pontos de vista, o que pode contribuir para novas perspectivas e melhores decisões.
  • Resolução mais rápida de problemas: Uma estratégia eficaz simplifica as operações de encontrar a informação certa, enquanto um portal de gestão do conhecimento permite aos colaboradores trabalharem produtivamente e promove uma melhor resolução de problemas.
  • Promove a inovação: Permite aos funcionários aproveitar as conclusões de outros membros da equipe e evitar a repetição de erros. A criação de novos conhecimentos por meio do compartilhamento efetivo de conhecimentos, colaboração e de informação ajuda a estimular a inovação.
  • Apoio ao crescimento e desenvolvimento dos colaboradores: Fornecer aos colaboradores a informação que necessitam mostra que a empresa valoriza a sua contribuição. Por outro lado, o reconhecimento das contribuições motiva-os a dividir os seus conhecimentos e a adquirir mais habilidades.
  • Aumento da satisfação do cliente: A colaboração cruzada e o compartilhamento de conhecimentos contribuem para a geração de valor para os clientes. Além disso, os colaboradores podem fornecer respostas mais rápidas e encurtar o tempo para melhorar o serviço.
  • Redução de esforços desnecessários: Nenhum colaborador prefere gastar o seu tempo fazendo as mesmas coisas incontáveis vezes. Evitar a duplicação de esforços pode poupar muito dinheiro e tempo à organização. Além disso, motiva os colaboradores a aumentar a produtividade e simplifica os processos empresariais.

Leia também: 👉A Biblioteca Virtual Corporativa Pearson como ferramenta de negócios

4 fatores essenciais para uma gestão do conhecimento eficiente

grupo de trabalhadores que recebem formação empresarial

Existem diferentes fatores que promovem a aplicação e implementação da gestão do conhecimento nas empresas, os principais são explicados abaixo:

1. Promoção de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida

Cada vez mais empresas estão reconhecendo que uma estratégia eficaz de aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) pode ser a melhor forma de preparar as suas organizações para os desafios futuros.

As estatísticas mostram que as empresas preveem uma falta de liderança de 84% nos próximos 5 anos. Nesse contexto, a aprendizagem ao longo da vida oferece às empresas a oportunidade de desenvolverem e alimentarem os líderes do futuro.

Outros benefícios fundamentais do lifelong learning para as empresas são uma maior agilidade e a capacidade de tirar melhor proveito das novas tecnologias. Isso, por sua vez, pode gerar uma vantagem competitiva significativa nos mercados existentes e em novos mercados.

Um empenho genuíno na aprendizagem ao longo da vida e no desenvolvimento profissional pode promover um ambiente de trabalho inovador e criativo e é uma das melhores formas de as empresas assegurarem que mantêm os seus melhores colaboradores. Podemos dizer que a aprendizagem ao longo da vida é uma situação vantajosa tanto para empregadores como para colaboradores.

2. Programas de formação

Os programas de formação e desenvolvimento de talentos são essenciais para o sucesso das empresas em todo o mundo. Esses programas não só oferecem oportunidades ao pessoal para melhorar as suas competências, mas também aos empregadores para aumentar a produtividade dos empregados e melhorar a cultura da empresa.

A formação proporciona a todos uma maior compreensão das suas responsabilidades e dos conhecimentos e aptidões de que necessitam para realizar o trabalho. Isto aumenta a sua confiança e pode melhorar o seu desempenho global. Além disso, os colaboradores podem aprender os pormenores do seu papel e da sua empresa ao ponto de poderem contribuir com ideias estratégicas e ajudar outros colegas de equipa a melhorar.

3. Inovação

A cultura da inovação é há muito tempo uma das questões mais desafiantes e importantes do mundo empresarial, bem como uma das mais competitivas.

Uma cultura de inovação é uma cultura organizacional que verdadeiramente valoriza e apoia a inovação para que as pessoas possam realmente fazer diferente e trazer mudanças de impactos positivos. É o motor que leva a organização a melhorar, avançar e evoluir constantemente.

A inovação pode ser tão simples como as melhorias de processo que abrem o caminho para que as ideias focadas no cliente saiam mais rapidamente.

O fator decisivo para determinar se algo é ou não inovador é identificar se a ideia é original e se trará mudanças. Sendo assim, é diferente de tudo o que já foi feito anteriormente? Resolve um problema? Envolve um certo nível de risco? Se as respostas forem sim, então é inovador.

4. Tecnologia

É um fato que a tecnologia se tornou uma necessidade para as empresas porque tem um impacto significativo em quase todas as áreas de uma empresa.

Nas últimas décadas, a tecnologia tem proporcionado uma nova e melhor abordagem sobre como gerir o negócio, tornando os processos de produção mais rápidos, mais eficientes e convenientes. A tecnologia está mudando muitas áreas de negócio, tais como contabilidade, gestão de dados, logística, vendas e promoção, entre outras.

O principal papel da tecnologia nos negócios é o de impulsionar o crescimento e melhorar as operações. Sem tecnologia, seria muito mais difícil, se não impossível, alcançar os objetivos e desafios da empresa.

Da melhoria da comunicação empresarial, da otimização da produção, da gestão do inventário e da manutenção de registos financeiros, a tecnologia chegou para revolucionar a forma como fazemos as coisas. Nesse cenário, a aprendizagem digital será cada vez mais fundamental para capacitação e treinamento da força de trabalho.

Leia também: 👉 Leitura digital é a melhor forma de promover a aprendizagem na sua empresa

Como a Biblioteca Virtual da Pearson ajuda as empresas na implementação da gestão do conhecimento

gerente da empresa explicando o projecto ao seu pessoal

Uma forma de otimizar a implementação da gestão do conhecimento nas empresas é por meio de soluções digitais que forneçam às empresas materiais de boa reputação e relevantes para diferentes áreas de atuação.

A Pearson Higher Education criou uma solução abrangente que ajuda as empresas a aumentar o seu potencial de mercado, melhorar o envolvimento dos funcionários, aumentar a motivação, melhorar a taxa de retenção de talentos e poupar custos desnecessários.

A Biblioteca Virtual Corporativa é um repositório com mais de 15 mil livros digitais de alta qualidade, que fornece recursos suficientes para uma melhor tomada de decisões nas empresas. Possui parceria com mais de 30 editoras de renome no mercado e atende a mais de 40 áreas de conhecimento.

É uma forma prática e eficiente de ter toda a informação em um só local, para que possa ser consultada a qualquer momento e de qualquer lugar, sem a necessidade de livros impressos.

Conheça algumas vantagens da Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson:

  1. A longo prazo é mais barata e mais conveniente do que bibliotecas físicas e, ao mesmo tempo, é mais confiável do que as pesquisas na Internet.
  2. Aumenta a produtividade ao acelerar a procura de informação-chave ou conhecimento para determinadas situações.
  3. Os livros digitais podem ser consultados em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo inteligente, por exemplo, um celular ou tablet.
  4. Aumenta a satisfação e retenção de talentos, uma vez que é um benefício adicional que enriquece a sua carreira.
  5. Promove a autogestão da formação contínua dos colaboradores.
  6. Ajuda a promover o desenvolvimento de capacidades de liderança.
  7. Ajuda a aumentar as possibilidades de inovação na empresa.
  8. Reduz os custos de formação e treinamento, uma vez que fornece todo o material teórico necessário para formação e workshops.
  9. Não ocupa espaço físico, permite uma melhor proteção dos direitos de autor e reduz o impacto ambiental da utilização de papel e tinta.
  10. Possui critérios e recursos especiais para acessibilidade e deficientes visuais.
  11. O acervo possui criptografia e proteção de dados.
  12. Oferece recursos interativos para fomentar a leitura e para trazer mais praticidade no dia a dia dos colaboradores.

Agora que você já conhece os principais benefícios da Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson para as empresas e como a ferramenta pode influenciar positivamente a realização dos objetivos de negócio, fale com um de nossos especialistas.

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