Descubra como a promoção da leitura digital influenciou os ambientes empresariais para motivar os colaboradores e atender as necessidades de crescimento profissional.

  1. Qual é o motivador de trabalho mais importante no século XXI?
  2. Leitura digital: a solução para o crescimento profissional de sua empresa
  3. 5 motivos para implementar imediatamente a leitura digital em sua empresa
    3.1. Melhora significativamente as habilidades de atenção e análise
    3.2. Promove a empatia e a interação entre os membros da empresa
    3.3. Influencia a resolução de conflitos
    3.4. Fortalecer hábitos essenciais para a produtividade
    3.5. Ajuda a combater o estresse no trabalho
  4. Como posso começar a implementar a leitura digital em minha empresa?

A leitura digital tornou-se um dos recursos mais atrativos para impulsionar o crescimento das empresas: por meio da gestão do conhecimento, podemos perceber que o desenvolvimento profissional dos colaboradores influencia diretamente o aumento da produtividade.

Descubra por que os livros digitais são o recurso ideal para gerenciar e promover o aprendizado em sua empresa e por que impulsiona a motivação, aumenta a produtividade e fomenta o crescimento profissional de seus colaboradores.

Qual é o motivador de trabalho mais importante no século XXI?

felizes colegas de trabalho que se dão bem e celebram

Nas últimas décadas, as motivações profissionais deram uma guinada muito interessante no mercado de trabalho: diferentemente da geração conhecida como baby boomers (entre 1945 e 1964), que sonhava em ter um emprego estável e bem remunerado, agora os profissionais do século XXI valorizam muito mais o desenvolvimento pessoal, o crescimento profissional e a expansão dos conhecimentos em diferentes áreas de atuação.

Um estudo profissional conduzido por especialistas em recursos humanos com mais de 4.700 colaboradores na Espanha e na América Latina revelou as 10 motivações mais importantes para os colaboradores na era digital, e o mais surpreendente é que a lista não inclui o incentivo econômico. Veja:

  1. Conseguir me desenvolver profissionalmente: (66%).
  2. Saber mais sobre minha profissão: (54%).
  3. Assumir responsabilidades: (53%).
  4. Trabalhar em um bom ambiente de trabalho: (49%).
  5. Realizar um trabalho interessante: (40%).
  6. Ter um bom relacionamento com meus colegas: (39%).
  7. Conciliar meu trabalho com minha vida pessoal: (39%).
  8. Fornecer sugestões, propostas e soluções: (38%).
  9. Ser reconhecido por meu trabalho: (37%).
  10. Conhecer bem as funções de meu cargo: (36%).

Ángel Fernández, líder do estudo, destacou que “muitos gestores […] não sabem motivar seus colaboradores. Alguns são até verdadeiros especialistas em desencorajá-los. No entanto, a melhor notícia é que os comportamentos negativos podem ser alterados e os comportamentos positivos podem ser aprimorados”.

Isso mesmo, muitas empresas ainda continuam trabalhando sob os critérios do século passado, acreditando que o maior incentivo ao trabalho é puramente econômico, quando a maior motivação dos colaboradores atualmente consiste em dois fatores: desenvolver-se profissionalmente e aprender mais sobre a própria área de atuação.

Entender isso nos leva à pergunta mais importante: Como promovemos o crescimento e o aprendizado profissional em nossa empresa?

Nova call to action

Leitura digital: a solução para o crescimento profissional de sua empresa

Vivemos uma época muito interessante no ambiente de trabalho: talvez pela primeira vez na história os objetivos dos colaboradores estão relacionados com a formação e o compromisso com a própria atividade dentro de uma organização.

Isso implica também uma vantagem para todos os envolvidos: enquanto o colaborador encontra satisfação em um ambiente em que pode melhorar suas competências e habilidades, a empresa também se beneficia de ter um pessoal cada vez mais qualificado.

É fato que os cursos, workshops e programas de treinamento são excelentes para impulsionar o crescimento de nossa equipe. No entanto, esses recursos têm algumas desvantagens que os impedem de funcionar de modo abrangente.

  • Seu foco limita-se aos objetivos da empresa, deixando de lado muitos aspectos que os colaboradores consideram relevantes para a própria formação.
  • Os colaboradores devem aderir aos períodos, horários e critérios do curso ou treinamento atual.
  • Os conteúdos são geralmente determinados pela empresa.
  • A aprendizagem é linear e progressiva; portanto, não há abertura para conhecimento divergente ou aprendizagem alternativa.

Isso não significa que os cursos ou programas de formação não sejam eficientes. Na verdade, eles são e continuarão a ser as melhores ferramentas para desenvolver as competências de nossos colaboradores em suas áreas de trabalho.

A questão é que esses recursos nem sempre contemplam outras áreas de aprendizagem integral, áreas em que a leitura digital pode promover a aprendizagem e o crescimento contínuo, uma vez que sua natureza é diferente e oferece outras vantagens. Veja quais são:

  • Os conteúdos são muito mais diversificados, abordando muitos outros temas de interesse que não são apenas profissionais, mas também pessoais e sociais.
  • Eles podem ser acessados a qualquer momento, sem a necessidade de um local ou horário definido, como é o caso dos cursos, permitindo aos colaboradores que aprendam no próprio ritmo.
  • Muitas outras habilidades podem ser aprimoradas, como compreensão de leitura e habilidades analíticas, além de expandir o vocabulário e a fluência discursiva.

A leitura digital tornou-se uma das soluções mais eficientes para motivar os colaboradores e impulsionar seus interesses profissionais por meio de convênios atrativos para eles, além de promover o hábito da leitura entre os integrantes da empresa.

5 motivos para implementar imediatamente a leitura digital em sua empresa

grupo de colaboradores que lêem a partir dos seus dispositivos electrónicos

Ninguém duvida dos benefícios da leitura, porém, no âmbito organizacional de uma empresa, nem sempre fica claro quais são essas vantagens que ela pode oferecer. Por isso, aqui daremos cinco motivos para fazer da leitura digital um dos recursos mais importantes para o crescimento profissional:

1. Melhora significativamente as habilidades de atenção e análise

Uma das “crises silenciosas” que a sociedade atual vive é a falta de atenção: uma situação que gera sérios problemas nos mundos acadêmico e profissional: o excesso de conteúdo na internet pode fazer as pessoas sofrerem de “intoxicação por abundância de informação”.

Atualmente, essa síndrome já está registrada nos manuais de saúde como “infoxicação”, e sabe-se que pode causar sérios problemas cognitivos, incluindo falta de concentração.

A leitura digital é uma ótima alternativa para combater a crise de atenção: como os colaboradores precisam usar seus dispositivos para acessar arquivos, durante esse tempo dedicado à leitura estão eliminando a possibilidade de prestar atenção a outros conteúdos que distraem e estimulam demais, como vídeos ou notificações das redes sociais.

Leitura complementar: Educação corporativa: como promover lifelong learning na sua empresa

2. Promove a empatia e a interação entre os membros da empresa

Os livros aproximam as pessoas: assim como ficamos animados para falar sobre nosso filme favorito, também nos empolgamos com os livros que marcaram nossas vidas.

Como as leituras digitais são tão fáceis de transferir de um dispositivo para outro, os colaboradores poderão compartilhá-las com os colegas. Isso oferece a possibilidade de criar grupos de leitura sobre diversos temas de interesse dos integrantes da empresa, como desenvolvimento humano, ciência e tecnologia ou coaching; mas também sobre outros temas de gosto pessoal: psicologia, romances históricos ou de suspense, questões de saúde ou best-sellers.

3. Influencia a resolução de conflitos

É incrível como a leitura digital pode influenciar o ambiente de trabalho de uma empresa: quando as pessoas têm gostos em comum quanto a determinadas leituras, tendem a estabelecer laços de empatia mais profundos, tornam-se mais assertivas e demonstram mais tato no momento de fazer um julgamento ou iniciar uma discussão.

A criação de grupos de leitura digital dentro da empresa estimula a socialização entre os colaboradores, que também se sentirão mais motivados para o hábito da leitura e a troca de conhecimentos: como em qualquer grupo social, se queremos fazer parte da comunidade, devemos imitar o que faz a maioria – neste caso, acompanhar a leitura da maioria.

Leia também: Gestão do conhecimento: o que é e como aplicar na empresa?

4. Fortalecer hábitos essenciais para a produtividade

Colaboradores interessados em desenvolvimento humano e treinamento de carreira tendem a preferir leituras relacionadas à produtividade. Se essas pessoas tiverem a oportunidade de compartilhar suas leituras com os colegas, poderão influenciá-los espontaneamente.

Tomemos por exemplo um dos livros de produtividade mais lidos no mundo: Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. Se tivéssemos a oportunidade de compartilhá-lo dentro do grupo de leitura da empresa, aos poucos os colaboradores teriam interesse em colocá-lo em prática nas próprias atividades, seja como um desafio pessoal ou em grupo.

5. Ajuda a combater o estresse no trabalho

Não devemos esquecer que a leitura nem sempre é praticada para o aprendizado de alguma habilidade ou capacidade importante para o trabalho; é também uma atividade de lazer e relaxamento que nos permite o distanciamento por alguns momentos do ruído cognitivo produzido pelas atividades diárias.

É por isso que muitas empresas começaram a implementar espaços de leitura como forma de reduzir o estresse no trabalho e o burnout: áreas de descanso livres de distrações para que a pessoa possa tirar alguns minutos e desfrutar de uma leitura favorita.

Leia também: 5 maneiras de desenvolver talentos em sua empresa com educação corporativa

Como posso começar a implementar a leitura digital em minha empresa?

leitura de um livro digital a partir de um dispositivo electrónico

Muitas empresas costumam criar pastas compartilhadas com livros digitais para que os colaboradores possam acessá-los. Infelizmente, essa forma de incentivar a leitura é muito básica e não costuma oferecer bons resultados, sobretudo porque não há um ambiente dinâmico e interativo que estimule os colaboradores.

Você já pensou em ter uma Biblioteca Virtual Corporativa? Uma plataforma projetada especificamente com o objetivo de que os colaboradores possam acessar milhares de e-books por meio de um leque de opções que tornam a leitura uma atividade que não exige grande esforço.

A Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson possui todas as funcionalidades que a sua empresa precisa para integrar os recursos mais inovadores em um único local:

  • Acesso ilimitado a mais de 15 mil títulos: mais de 40 áreas temáticas relacionadas ao desenvolvimento profissional, acadêmico ou de entretenimento.
  • Portabilidade e acessibilidade: oferece a vantagem de ter uma biblioteca na palma da mão e levá-la para qualquer lugar e usufruir do benefício a qualquer hora.
  • Buscas avançadas: diferentemente das pastas compartilhadas, a Biblioteca Virtual Corporativa oferece um sistema de busca por autor, título ou palavra-chave, que permitirá ao usuário encontrar em segundos a leitura que procura.
  • Personalização: os colaboradores poderão destacar trechos importantes dos livros, salvar o próprio progresso, fazer anotações e montar cartões de estudos.

Além disso, é possível que os coordenadores da área de treinamento criem trilhas personalizadas de estudos para determinadas funções ou para desenvolver determinadas habilidades nos colaboradores.

Sem dúvidas, promover a aprendizagem e o desenvolvimento de competências é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para enfrentar os desafios atuais do mundo do trabalho, que exige cada vez mais competitividade.

Entre em contato conosco e descubra todos os benefícios da Biblioteca Virtual da Pearson como principal plataforma de gestão do conhecimento. Faça o download da apresentação da solução!

Nova call to action

 

Referências

Cordón García, J. A. (2018). Libros electrónicos y lectura digital: los escenarios del cambio. Palabra clave, 7(2), 1-2.García Sanz, V. (2012). La motivación laboral, estudio descriptivo de algunas variables.
Klaus, N., & Rivas, R. (2008). Gestión del conocimiento. Una guía práctica hacia la empresa inteligente. LibrosEnRed.
Marchiori, P. Z. (1997). " Ciberteca" ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, 26, 115-124.
Torres Vargas, G. A. (2000). La biblioteca virtual, ¿qué es y qué promete?

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados