O aprendizado flexível pode já ser uma realidade na sua universidade, mas será que ele realmente se adapta às novas demandas da geração Z? 

  1. Do que a geração Z precisa dos programas de ensino superior?
    1.1. Eles não concebem a educação se ela não andar de mãos dadas com as tecnologias mais recentes
    1.2. Flexibilidade e personalização são um padrão, não uma exceção
    1.3. Todo o aprendizado deve ser prático e relevante
    1.4. Eles querem interação e colaboração em tempo real com seus professores e colegas
    1.5. Eles estão conscientes de que o bem-estar holístico deve fazer parte da educação
    1.6. Responsabilidade social é uma de suas prioridades
    1.7. Eles buscam fortalecer suas soft skills
  2. Como construir uma modalidade flexível e mais atrativa para as novas gerações?
    2.1. Aprendizagem baseada em projetos (ABP)
    2.2. Plataformas de aprendizagem on-line
    2.3. Avaliações através de portfólios de trabalho
    2.4. Tutoria e acompanhamento entre pares 
    2.5. Flexibilidade na escolha de disciplinas e trajetórias acadêmicas

A ascensão da tecnologia levou a uma mudança radical nas expectativas da geração Z em relação à própria educação. A modalidade de ensino flexível tornou-se uma das principais características que os jovens procuram na universidade que vão escolher, e, em resposta a essa exigência, o ensino híbrido está progressivamente migrando de exceção para regra. 

Ao contrário das gerações anteriores, às quais os cursos flexíveis eram a única opção para combinar trabalho e estudo, para a geração Z essa modalidade representa um elemento fundamental de um estilo de vida desejável, que lhes permite estudar e formar-se de qualquer lugar, com mais independência de horários e equilíbrio entre pessoal, acadêmico, prática no mundo real e desenvolvimento de seus talentos individuais. 

A seguir, vamos explorar como enriquecer o modelo de ensino flexível na sua instituição de ensino superior para que ela se adapte melhor às necessidades e expectativas da geração Z e do mercado de trabalho que ela vai enfrentar.  

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Do que a geração Z precisa dos programas de ensino superior?

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A geração Z, nascida entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000, cresceu em um ambiente muito mais permeado pela tecnologia digital e pela globalização, que nas últimas décadas avançaram em um ritmo vertiginoso que outras gerações nunca tiveram que enfrentar. 

Isso não só a levou a ser a primeira geração considerada de “nativos digitais”, como também moldou profundamente suas atitudes e perspectivas sobre educação, trabalho, mundo e vida em geral. Ao contrário de seus pais e avós, seus membros tiveram acesso desde cedo a dispositivos móveis que oferecem infinitas possibilidades, como informações de todos os tipos ao alcance de um clique, inteligências artificiais que resolvem dúvidas complexas e conteúdos infinitos sobre seus temas de interesse. 

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Além disso, a pandemia e a necessidade de estudar e trabalhar em casa forçaram a maioria dos alunos da geração Z a se adaptar a um modelo 100% remoto, que está migrando progressivamente para um modelo híbrido, mas decerto não voltará a ser 100% presencial. 

Algumas das mudanças mais notáveis que esses fenômenos causaram no modo de aprender e nas expectativas educacionais são as seguintes, confira:  

Eles não concebem a educação se ela não andar de mãos dadas com as tecnologias mais recentes

A geração Z cresceu com a tecnologia como parte de suas vidas cotidianas. Portanto, eles esperam que as escolas e os professores a usem e a aproveitem amplamente para melhorar o processo de ensino. É natural que utilizem plataformas de aprendizagem on-line, recursos digitais multimídia e interativos, e até simulações de realidade virtual no contexto acadêmico.

Flexibilidade e personalização são um padrão, não uma exceção

Os estudantes universitários da geração Z valorizam a flexibilidade de seus horários e a capacidade de personalizar a própria experiência educacional, sejam ou não estudantes em tempo integral. Como resultado, eles estão procurando opções que lhes permitam escolher entre aulas on-line e/ou presenciais, módulos de especialização com trilhas de aprendizagem personalizáveis e a possibilidade de progredir no próprio ritmo.  

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Todo o aprendizado deve ser prático e relevante

A geração Z não só valoriza a aprendizagem prática e relevante que a ajuda a desenvolver habilidades aplicáveis ao mundo do trabalho e à vida cotidiana, mas também tem uma atitude bastante negativa em relação aos modelos tradicionais de ensino que não são nem lúdicos, nem interativos, e que não permitem que o conhecimento seja vinculado às próprias necessidades ou às de sua comunidade. 

Experiências de aprendizagem baseadas em projetos (ABP) da vida real, estágios, práticas de campo e outras atividades semelhantes tornam os planos acadêmicos muito mais atraentes para ela.  

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Eles querem interação e colaboração em tempo real com seus professores e colegas

Como bons nativos digitais, os estudantes universitários da geração Z estão acostumados com o imediatismo da interação social on-line. Por isso, esperam uma colaboração mais ágil e próxima com todos os atores do ambiente educacional, tanto com seus professores quanto com seus colegas. Por exemplo, gerenciar projetos de equipe usando redes de mensagens, participar de discussões on-line e usar ferramentas de colaboração digital.

Eles estão conscientes de que o bem-estar holístico deve fazer parte da educação

A geração Z cresceu em um ambiente no qual, pela primeira vez, o bem-estar do aluno foi levado em conta em contextos educacionais, com ênfase na saúde emocional e física, e não apenas no desempenho acadêmico. 

Portanto, ela espera que as instituições de ensino superior ofereçam serviços de aconselhamento, tutoria acadêmica, recursos de saúde mental, espaços de exercícios e programas de bem-estar geral que a ajudem a enfrentar melhor seus desafios pessoais e acadêmicos em conjunto.

Responsabilidade social é uma de suas prioridades

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Os estudantes universitários da geração Z tendem a procurar um significado além do dinheiro em sua educação e sua carreira. Eles valorizam instituições de ensino e empregadores que promovem valores como sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade, e que oferecem oportunidades de contribuir positivamente para a sociedade.

Eles buscam fortalecer suas soft skills

Embora seja importante para os estudantes universitários da geração Z acessar uma educação tecnologicamente avançada, flexível e prática, eles também sabem a importância das soft skills e como o desenvolvimento de fortes habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico e autogestão pode lhes dar uma enorme vantagem competitiva no local de trabalho.  

[Coluna Inside Education] Soft Skills entre a educação e o mercado de trabalho

Como construir uma modalidade flexível e mais atrativa para as novas gerações?

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A geração Z exige uma educação diferente, inovadora, adaptada tanto a seus valores como às necessidades mais imediatas e realistas da indústria em que ela vai trabalhar. A modalidade flexível é fundamental para atender a essas demandas, mas deve ir muito além de simplesmente oferecer aulas on-line e horários adaptáveis.

As universidades que realmente buscam preparar seus alunos para enfrentar com sucesso os desafios do futuro e prosperar em suas vidas pessoais e profissionais precisam avançar com um passo determinado à integração de novos modelos pedagógicos que aproveitem a tecnologia disponível, mas que também ousem ser mais ambiciosos e abraçar certo grau de incerteza a fim de dar maior liberdade e autonomia aos alunos que querem desenvolver seus talentos ao máximo. 

Vamos dar uma olhada em cinco estratégias que sua universidade deve levar em conta em todos os seus planos acadêmicos:

1. Aprendizagem baseada em projetos (ABP)

A integração da ABP à modalidade flexível permite aos alunos que enfrentem problemas do mundo real e desenvolvam habilidades práticas enquanto aprendem e consolidam conceitos-chave. 

Em vez de seguir um currículo tradicional, os alunos preferem trabalhar em projetos significativos que exigem pesquisa, colaboração e resolução de problemas. Essa metodologia estimula o pensamento crítico e a criatividade, além de oferecer um grande senso de propósito e relevância na formação.

2. Plataformas de aprendizagem on-line

A adoção de plataformas de aprendizagem on-line nas quais ela pode acessar materiais de estudo altamente envolventes e dinâmicos, incluindo arquivos multimídia e interativos, é algo que a geração Z já pode encontrar diariamente em centenas de páginas de cursos virtuais, e ela espera nada menos que isso de sua universidade.

3. Avaliações através de portfólios de trabalho  

A geração Z valoriza a aquisição de habilidades práticas que a prepare para o mundo do trabalho. A substituição dos exames tradicionais pela avaliação baseada em competências permite aos alunos que demonstrem suas habilidades e seus conhecimentos em situações do mundo real de sua própria escolha. Projetos, apresentações, simulações e portfólios são, atualmente, ferramentas mais eficazes para avaliar o progresso e a preparação para o mercado de trabalho.

[Coluna Inside Education] O que alunos querem? A personalização do ensino através da tecnologia

4. Tutoria e acompanhamento entre pares  

Embora a modalidade flexível ofereça um pouco de autonomia, os alunos da geração Z também valorizam o apoio e a orientação de alunos mais experientes, especialmente quando têm interesses semelhantes ou estão se formando em áreas que lhes interessam. 

Por outro lado, tutoria ou mentoria de recém-chegados ou intermediários permite a alunos em níveis mais avançados que exerçam habilidades importantes relacionadas à comunicação, à liderança e à responsabilidade.  

5. Flexibilidade na escolha de disciplinas e trajetórias acadêmicas

Na medida do possível, devemos permitir aos alunos que tracem o próprio caminho acadêmico. Isso pode incluir a capacidade de fazer cursos interdisciplinares flexíveis, combinar áreas de estudo ou até mesmo validar créditos com estágios adaptados a aplicações muito específicas dos conhecimentos e técnicas próprios de sua carreira. 

A flexibilidade na escolha dos caminhos acadêmicos capacita os alunos a serem protagonistas do próprio processo de aprendizagem e os motiva a explorar diversas áreas do conhecimento em busca de uma formação mais abrangente e alinhada a seus interesses e talentos. 

Lembre-se de que na Pearson Higher Education temos uma ampla gama de soluções educacionais especialmente projetadas para aprimorar sua modalidade flexível ou híbrida, além de oferecer uma experiência de aprendizagem muito mais atraente para seus alunos. 

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Referências

GUARNEROS CHÁVEZ, M. A. La cultura digital en las prácticas educativas de la generación Z. Maestría en Investigación Educativa. Universidad Iberoamericana Puebla. 2023. Disponível em: http://repositorio.iberopuebla.mx/handle/20.500.11777/5734. Acesso em: 20 nov. 2023. 

MAIOLI, E. Educación y nuevas generaciones. Los desafíos de la generación Z. V Congreso de Creatividad, Diseño y Comunicación para Profesores y Autoridades de Nivel Medio. Buenos Aires, Argentina. 2018. Disponível em: https://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/archivos/695_libro.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.  

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