Além de mudar a cultura digital com foco na inovação, é preciso capacitar os docentes e escolher tecnologias que promovam o protagonismo do estudantes.


  1. Conscientização da necessidade de mudança
  2. Treinar e conscientizar os professores
  3. Antenados às tendências educacionais

Ao compararmos a evolução das instituições de ensino com a da indústria, a segunda opção já evolui e passou por inúmeras etapas de transformações, enquanto algumas escolas ainda são as mesmas há muitos anos. A modernização do sistema educativo é um desafio, mas, aos poucos, algumas organizações mais inovadoras vão adotando essas modificações.  

Mais do que uma tendência, a transformação digital na educação é uma necessidade urgente, já que o modelo tradicional de ensino não desperta mais tanto o interesse dos alunos na busca por conhecimento. Por isso, muitas instituições estão investindo em ferramentas inovadoras, que tornem as aulas mais produtivas e atraentes aos estudantes.  

Porém, é preciso entender que, para que se torne realidade, essa modernização vai além de apenas oferecer acesso à internet, é preciso também a conscientização de mudança da cultura digital para a inovação; uma análise apurada de como a tecnologia pode contribuir para melhorar a educação; a busca por capacitação tecnológica adequada aos docentes; e escolher corretamente as ferramentas que promoverão o protagonismo do aluno.

Leia também: 👉 Tendências educacionais: aprendizagem adaptativa para universidades

Conscientização da necessidade de mudança

Conscientização-da-necessidade-de-mudança

Já está mais do que comprovado que aplicar a transformação digital nas instituições de ensino, por meio de plataformas adaptativas e inovadoras, pode ampliar os horizontes educativos, otimizar inúmeras metodologias, personalizar o ensino-aprendizagem, atender às novas demandas dos mercados e melhorar os desempenhos do professor e do aluno. 

Porém, para que tudo isso advenha, é muito importante que aconteça antes uma conscientização da gestão de ensino, que se inicia com a disposição de se fazer uma análise completa do cenário atual da organização, verificando se realmente a escola tem o que precisa para essa transformação. Ciente da situação, fica mais fácil definir os objetivos e investir em recursos tecnológicos que sejam certeiros. Entretanto, é relevante lembrar que essas medidas só terão efeito se os profissionais e estudantes estiverem alinhados com a modernização digital e tecnológica.

Leia também: 👉 A transformação digital da IES se inicia com uma mudança cultural

Treinar e conscientizar os professores

Treinar-e-conscientizar-os-professores-do-ensino-superior

São vários os motivos para que o corpo docente se aprofunde na adoção de uma cultura digital e tecnológica nas escolas. Entre eles, podemos destacar que essas soluções ajudam a aumentar o engajamento dos estudantes. Além do mais, a tecnologia em instituições educacionais é uma forte aliada para atender às demandas da geração chamada de nativos digitais, que estão cada dia mais ligados e interessados em ferramentas desse tipo. 

Portanto, os professores não podem ficar à mercê desta atualização, por isso, precisam se aprofundar nesta transformação, tendo conhecimento suficiente para atender a esse novo e moderno estudante. Em qualquer formação, o profissional não deve se ater ao primeiro degrau para que seu aprendizado não fique obsoleto, e com os educadores não é diferente.  

CTA Banner Ensino Hibrido e Tecnologia Educacional

No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige aprimoramento constante, o que inclui métodos que envolvam a tecnologia, que não pode ser desconsiderada.  

Mas, a busca por essa atualização, não cabe apenas aos profissionais de educação individualmente, mas também às escolas, que devem não só estimular a renovação do conhecimento, mas colocar à disposição deles cursos e ferramentas que permitam uma frequente atualização digital e tecnológica, levando a uma adaptação mais rápida às mudanças.  

Alinhar a transformação digital com alunos e professores envolvidos permite que todos ganhem e ainda contribui para um maior engajamento com as ações propostas.

Leia também: 👉 7 desafios dos professores universitários na era digital da educação

Antenados às tendências educacionais

Antenados-às-tendências-educacionais-do-ensino-superior

Não é exagero dizer que o momento de revolução tecnológica que vivemos é também uma revolução na educação. Por isso, é muito importante que gestores, coordenadores, professores e auxiliares permaneçam engajados nos debates sobre as melhorias e as novas tendências da tecnologia na educação.  

O ensino evolui e avança cada vez mais rápido e com a tecnologia não é diferente. O uso de ferramentas como tablets, celulares, lousas digitais, jogos, notebooks, softwares, soluções integradas, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), aplicativos, salas de aula digitais, microlearning, vídeos, entre outros, já estão sendo muito utilizadas no cotidiano escolar. E a instituição que ainda não usa, está atrasada e corre o risco de perder seu prestígio no segmento.  

As novas metodologias não envolvem somente a transformação digital, mas também estimulam o protagonismo do estudante, sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem, de forma que assumam uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolvam novas habilidades socioemocionais enquanto aprendem o conteúdo das disciplinas.  

Essa contemporânea maneira de ensinar desenvolve nos estudantes autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica, liberdade de expressão e outros valores que formam cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.   

Portanto, não dá para falar em inovação educacional, principalmente no ensino superior, sem falar de novas tecnologias e métodos pedagógicos de ponta, que promovam certificações e o desenvolvimento de soft skills, essenciais para que os estudantes sejam competitivos no mercado de trabalho. Porém, isso também envolve mudanças estruturais na maneira como o ensino é planejado e desenvolvido e, até mesmo, nas escolhas de tecnologias utilizadas no processo educacional.  

Leia também: 👉 Transformação Digital no Ensino Superior: 4 passos para implementar

Para que sua instituição seja ainda mais competitiva e sua proposta de valor se destaque ainda mais, promova constantes atualização nos planos de ensino. Na Pearson Higher Education, temos soluções essenciais para ajudar a sua instituição a alcançar esse propósito. Entre em contato conosco e conheça nosso catálogo de soluções! 

banner solucoes educacionais pearson

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados