LMS são ferramentas educacionais que permitem a você expandir e melhorar a oferta educacional de sua universidade. Sabe o que caracteriza os melhores?

  1. 10 características que o LMS de sua instituição de ensino superior deve ter
    1.1. Facilidade de uso e navegação intuitiva
    1.2. Personalização de recursos do LMS 
    1.3. Compatibilidade entre plataformas
    1.4. Gerenciamento de conteúdo eficaz
    1.5. Ferramentas de colaboração online
    1.6. Características do LMS de avaliação e qualificação automatizados
    1.7. Recursos LMS para monitoramento e análise de desempenho
    1.8. Integração com outras ferramentas
    1.9. Suporte técnico confiável
    1.10. Gamificação
  2. Brightspace D2L: o melhor LMS universitário com o respaldo de toda a qualidade Pearson 

A era digital promoveu profundas transformações no ensino superior. Atualmente, as universidades precisam de ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão educacional e melhorem a experiência de aprendizagem de todos os envolvidos. Por isso, hoje vamos analisar detalhadamente quais são as características de um LMS, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, que sua instituição deve ter. 

Os LMS são plataformas multiuso projetadas para o ensino, que possibilitam o gerenciamento e a entrega de conteúdo educacional on-line. Mas quais funcionalidades o LMS de uma universidade deve ter para atender às necessidades e aos desafios atuais? Acompanhe!

10 características que o LMS de sua instituição de ensino superior deve ter

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Os LMS se tornaram um elemento-chave das universidades que implementaram modelos EAD ou híbridos. No entanto, ainda existem muitas instituições que não contam com essa ferramenta ou precisam que aquela que possuem evolua para uma melhor. 

Antes de escolher um novo LMS universitário, é muito importante que você leve em consideração os planos de estudo e os cursos de sua instituição de ensino, bem como as necessidades e o nível de alfabetização digital de seus alunos. No entanto, em nível geral, os fatores mais fundamentais a ter em conta são os seguintes:

1. Facilidade de uso e navegação intuitiva

A primeira característica de um LMS bem-sucedido é a facilidade de uso. Tanto alunos quanto professores devem ser capazes de navegar na plataforma de maneira intuitiva, ou seja, sem precisar passar horas assistindo a tutoriais e, se houver, com uma curva de aprendizado muito curta. 

Isso é alcançado por meio de um processo de design focado em oferecer uma melhor experiência do usuário (UX) com menus claros, design limpo e acesso rápido a funções básicas. Uma seção facilmente acessível de perguntas frequentes e tutoriais em vídeo nunca é demais.

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2. Personalização de recursos do LMS

Toda universidade tem planos acadêmicos, tipos de conteúdo educacional, trilhas de aprendizagem e sistemas de avaliação que podem variar muito de uma para outra. Um bom LMS deve ser altamente personalizável para poder se adaptar aos objetivos de ensino, à estrutura dos cursos e à identidade visual da instituição. 

No entanto, ao mesmo tempo, a personalização deve ser algo que possa ser feito de maneira simplificada. Ou seja, qualquer pessoa da área administrativa ou acadêmica sem grande conhecimento em programação pode adaptar a imagem do AVA de acordo com as cores e os estilos institucionais, além de carregar os conteúdos e mapas curriculares de cada curso.

3. Compatibilidade entre plataformas

Ao contrário dos LMS da virada do século, que foram projetados para acesso apenas por meio de um computador, as plataformas educacionais modernas devem ser capazes de se adaptar a uma ampla gama de dispositivos móveis inteligentes, como tablets, blocos de notas e até celulares.  

Dessa forma, os alunos podem realmente acessar o conteúdo de maneira mais flexível, de qualquer dispositivo com conexão à internet e no horário que melhor lhes convier.

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4. Gerenciamento de conteúdo eficaz

Entre as características de LMS de uma sólida plataforma educacional está permitir a designers instrucionais, professores e/ou funcionários administrativos que carreguem facilmente todo o conteúdo educacional em diferentes formatos audiovisuais, como leituras, vídeos e avaliações, bem como organizá-lo logicamente em módulos e unidades. 

Também deve ser fácil para os alunos acessar os conteúdos que correspondem às unidades que estão estudando. Em alguns casos, será necessário configurar que os conteúdos sejam habilitados à medida que os alunos passam por avaliações sequenciais.

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5. Ferramentas de colaboração online

O desenvolvimento de habilidades de colaboração é essencial no ensino superior, pois isso deve preparar os alunos para um ambiente de trabalho em que o trabalho em equipe é inevitável. Nas modalidades remotas ou híbridas, as habilidades colaborativas são uma grande preocupação; no entanto, um bom LMS pode incluir ferramentas que realmente estimulem a comunicação entre professores e alunos, bem como entre colegas. 

Alguns exemplos são fóruns de discussão e salas de bate-papo ao vivo que permitem aos alunos que interajam com os colegas e professores para enriquecer a discussão dos tópicos, mas também pode haver funcionalidades de projetos em equipe em que todos têm que fazer a própria parte a fim de que a entrega possa ser considerada concluída.

6. Características do LMS de avaliação e qualificação automatizados

As modalidades de avaliação dos alunos podem ser muito amplas, desde os típicos exames de múltipla escolha, passando por redações que respondem a questões abertas complexas, até a avaliação baseada em projetos multidisciplinares. 

Alguns desses tipos de avaliações podem ser analisadas automaticamente para reduzir a carga de trabalho do professor. Portanto, um LMS de qualidade deve oferecer recursos para criar exames on-line instantaneamente habilitados e pontuados. 

Um LMS também pode facilitar tarefas de avaliação que não podem ser 100% automatizadas, por exemplo, a qualificação de redações. O professor pode receber todos os trabalhos dos alunos em uma única pasta com uma ferramenta de rubrica fácil de transportar, e pode até rodar análises para a detecção de plágio a partir do mesmo LMS.

[Coluna Inside HED] Metodologias ativas na avaliação com estudantes do ensino superior

7. Recursos LMS para monitoramento e análise de desempenho

Um LMS eficaz deve incluir uma seção de métricas e análises para que os professores possam avaliar o desempenho de cada aluno e de toda a turma, mas também deve ter funcionalidades que permitam visualizar o desempenho acadêmico geral de cada geração e de cada curso. Isso permite a professores e tomadores de decisão que identifiquem áreas de melhoria e façam ajustes conforme necessário. 

Por exemplo, um LMS universitário pode ter uma seção para analisar a participação dos alunos, se eles entregaram suas tarefas dentro ou fora do horário, se há alguma diferença de desempenho dependendo do dia ou do horário em que eles fazem seus exames etc.

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8. Integração com outras ferramentas

Outra característica do LMS é a integração perfeita com outras ferramentas e sistemas digitais utilizados pela universidade, por exemplo, um CRM de administração de alunos, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais, salas de aula inteligentes e ferramentas para videoconferência. 

O objetivo é que todas essas funcionalidades possam ser utilizadas sem que seja preciso sair da plataforma de aprendizagem. A integração deve poder ser feita de maneira simples, com configurações que permitam migrar bancos de dados completos ou APIs que não demandem muito trabalho de programação.

9. Suporte técnico confiável

A tecnologia, por mais intuitiva e fácil de usar, pode apresentar problemas que superam a capacidade dos usuários e até mesmo da equipe de TI da instituição. Os provedores de plataformas educacionais também devem oferecer entre seus recursos um suporte técnico confiável que garanta que o sistema continuará a operar sem interrupções críticas prolongadas.

10. Gamificação

Quanto mais sofisticada e versátil for a tecnologia de um LMS, mais fácil será gamificar a experiência educacional com conteúdos interativos, aprendizagem adaptativa, competições entre alunos, scorecards, jogos pedagógicos, simulações virtuais e distintivos ou credenciais digitais para cada um de seus resultados acadêmicos.

Todos esses recursos do LMS tornam a experiência acadêmica muito mais agradável e motivadora para os alunos.

Brightspace D2L: o melhor LMS universitário com o respaldo de toda a qualidade Pearson  

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Se você está procurando o LMS ideal para sua IES, o Brightspace D2L é uma das melhores alternativas que você pode encontrar no mercado, já que é uma plataforma poderosa, integrada que suporta todos os tipos de conteúdo e, ao mesmo tempo, é intuitiva em seu uso, personalizável e responsiva. 

O Brightspace D2L foi projetado para obter controle total de todo o processo de aprendizagem e eliminar o máximo de tempo possível que professores e alunos gastam em tarefas rotineiras, bem como para atender às demandas da educação moderna em um mundo globalizado e hiperconectado. 

Leia também: 👉 Plataforma de aprendizagem: conheça o sistema Brightspace

O melhor é que esse LMS permite digitalizar facilmente qualquer um de seus cursos e se integra com as melhores soluções estratégicas da Pearson para o ensino superior, como Biblioteca Virtual ou Laboratórios Virtuais

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Referências

DÍAZ QUILLA, J. P.; CARBONEL ALTA, G. Z.; PICHO DURAND, D. J. Los sistemas de gestión de aprendizaje (LMS) en la educación universitaria. 2021. Disponível em: https://revista.grupocieg.org/wp-content/uploads/2021/06/Ed.5087-95-Diaz-Carbonel-Picho.pdf. Acesso em: 27 set. 2023. 

GARCÍA ARETIO, L. LMS: plataformas virtuales o entornos virtuales de aprendizaje. Ventajas y funcionalidades. Contextos Universitarios Mediados, 2020. Disponível em: https://aretio.hypotheses.org/3292. Acesso em: 27 set. 2023.  

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