Conceitos e dicas de como melhorar a experiência do usuário da biblioteca, para atender melhor o usuário real e atrair o usuário potencial para utilizar os serviços criados e oferecidos pela sua biblioteca.

  1. O que é estudo do usuário?
    1.1 Como fazer um estudo de perfil do usuário?
  2. Experiência do Usuário
    2.1 Como aplicar a prática de Experiência do usuário na biblioteca?
    2.2 Colocando a experiência do usuário em prática na biblioteca

Primeiramente vamos diferenciar os dois tipos de usuários. Veja a seguir:

O estudo do usuário na área da biblioteconomia sempre foi uma prática muito importante que tem o objetivo de conhecer o usuário real, ou seja, aquele que usa a biblioteca e o usuário em potencial aquele que faz parte da sua comunidade acadêmica, porém ainda não utiliza os serviços oferecidos pela biblioteca.

O que é estudo do usuário?

importancia da experiencia do usuario na biblioteca virtual

Estudo do usuário de uma biblioteca é a investigação por meio da utilização de ferramentas de pesquisas na qual o profissional bibliotecário consegue dados que devem ser analisados e interpretados com o objetivo de compreender o perfil e as necessidades do usuário da biblioteca.

Com essas informações é possível verificar a qualidade dos serviços e acervo oferecido bem como obter ideias para melhorar o atendimento ou adequar da melhor forma possível a biblioteca para o seu usuário real, que como falamos anteriormente é o usuário que já frequenta e usa a biblioteca.

Outra finalidade do estudo do usuário é identificar o perfil do usuário em potencial, que como vimos são as pessoas da comunidade acadêmica onde sua biblioteca está inserida, que não usam os serviços oferecidos pela biblioteca.

Leia também: 👉 8 competências que uma biblioteca digital exige do bibliotecário

Como fazer um estudo de perfil do usuário?

Atualmente existem várias ferramentas e/ou metodologias que podemos utilizar para conhecer nosso usuário, vamos ver?

Na biblioteconomia existem duas metodologias principais e simples que podemos utilizar. Veja quais são abaixo:

  • Aplicação de questionário com perguntas fechadas sobre faixa etária, frequência de leitura, qual gênero livro prefere, se prefere ler em livro físico ou digital, se tem acesso a internet, por qual tipo de dispositivo acessa a internet e etc.
  • Aplicação de questionário com perguntas abertas, como por exemplo, pergunta sobre o que usuário mais gosta na biblioteca, o que deve ser melhorado, como é o atendimento e etc.
  • Caixinha de sugestão uma outra opção é deixar uma caixa na qual os alunos podem colocar sugestões para serem aplicadas na biblioteca.

Mas quais são as melhores ferramentas para traçarmos o perfil do nosso usuário? Veja no próximo parágrafo.

Para aplicação de pesquisas tanto com perguntas fechadas ou abertas, podemos utilizar aplicativos em formato de formulário como o google forms, por exemplo, e enviar no mailing de alunos da instituição, esses aplicativos permitem a coleta dos resultados por meio de gráficos o que facilita bastante a leitura e interpretação dos dados.

Lembre-se! Devemos sempre elaborar as perguntas adequadas para cada público que irá responder, ou seja, não devemos utilizar as mesmas perguntas para os usuários reais e usuários potenciais, pois o os dois estudos tem objetivos diferentes.

Para a caixinha de sugestão podemos colocar uma caixa física em algum espaço da biblioteca com formulários sem nenhuma pergunta específica, para os alunos e professores preencherem livremente e estipular um prazo para coleta e análise das informações, por exemplo 1 vez por semana.

Outra versão da caixinha de sugestão que podemos utilizar é um campo de sugestão na página da biblioteca no site, assim os usuários podem realizar suas sugestões de maneira online, o que facilita muito não é mesmo?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a finalidade do estudo de perfil do usuário? Então continue lendo.

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Experiência do Usuário

Hoje muito se fala em experiência do usuário, não só dentro da ciência da informação, mas em todas as áreas que existem usuários de um serviço oferecido, ou seja, onde exista clientes.

Dentro da biblioteconomia a principal finalidade para realizarmos o estudo do usuário é definir o perfil desses usuários e descobrir suas necessidades de informação e pesquisa.

Porém com base em toda transformação no mercado educacional pela qual estamos passando, podemos modernizar algumas metodologias aplicadas em nossa área para atrair novos “clientes” para biblioteca. Vamos ver algumas delas?

Como aplicar a prática de Experiência do usuário na biblioteca?

experiencia do usuario para biblioteca virtual

Primeiramente, vamos entender o que é experiência do usuário no mundo do Marketing. Veja a seguir:

O conceito do termo de experiência do usuário é toda interação do usuário com uma marca e se tornou uma ferramenta muito forte com a transformação digital.

Hoje não basta oferecer bons produtos ou serviços para alcançar nossos clientes, eles precisam ser representantes da nossa marca.

Mas como podemos aplicar essa ideia para as bibliotecas físicas e digitais? Parece um conceito difícil de ser aplicado, mas não é.

Para criar uma experiência para nosso usuário, devemos trabalhar junto com docentes, coordenadores, gestores acadêmicos e outros setores chaves dentro da instituição internamente e com marcas externas como, por exemplo, fornecedores de conteúdo digital.

A experiência do usuário segundo o guia da Rockcontent tem alguns pilares, que podemos adequar para nossa biblioteca tanto física quanto digital, vamos ver abaixo, como aplicar esses pilares ao universo das bibliotecas.

  • Atrativo visual: a biblioteca física e digital deve ser bonita, organizada e aconchegante.
  • Utilidade: os serviços oferecidos pelos dois tipos de bibliotecas devem ir de encontro a necessidade dos usuários.
  • Acessibilidade: ambas as bibliotecas devem ser inclusivas, proporcionando acessibilidade a todos.
  • Credibilidade: uma unidade que fornece serviços informacionais deve ter fontes fidedignas e confiáveis.
  • Intuitividade: oferecer no caso da biblioteca digital interface amigável e na biblioteca física oferecer um espaço amigável.
  • Desempenho técnico: aqui podemos dizer que é oferecer serviços técnicos de qualidade, como contratar uma biblioteca digital com qualidade técnica.
  • Proximidade e cumplicidade: oferecer um atendimento humanizado e de empatia pessoalmente e mesmo quando a comunicação com usuário acontecer por um canal digital.
  • Inovação e originalidade: com perfil do usuário real e potencial em mãos, podemos criar novos serviços que vão além dos empréstimos de livros.

[COLUNA INSIDE HED] 👉 Como deixar sua Biblioteca mais acessível

Colocando a experiência do usuário em prática na biblioteca

como implementar experiencia do usuario na biblioteca virtual

Aqui gostaria de deixar algumas ideias praticas para criar a experiência do usuário e imprimir a marca da biblioteca na comunidade acadêmica:

  1. Participe ativamente das atividades acadêmicas da instituição onde a biblioteca está inserida;
  2. Apresente a biblioteca e os seus serviços para os alunos constantemente, em sala de aula, por posts na rede social da instituição, e-mail marketing;
  3. Crie projetos de treinamentos e atividades para os alunos em conjunto com a coordenação do curso;
  4. Crie uma rotina de comunicação digital com informações, resenhas de livros, passo a passo das plataformas digitais e etc.;

O que você achou desse guia sobre experiência do usuário? Deixe seus comentários abaixo, vou adorar conhecer suas ideias.

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Referências

CUNHA, M. B. A técnica de delfos e a pesquisa em biblioteconomia. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 13, n. 2, 1984. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/76120 Acesso em: 21 set. 2022.

GUIMARÃES, Tatiana Paranhos. Perfil de usuários de biblioteca governamental: o caso do Ministério da Saúde Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/gbNRXmqZ8K5JRThc5mD876B/?lang=pt Acesso em: 21 set. 2022.

Redator Rock Content. Experiência do usuário: o guia completo para agradar seu público digital em 2022
Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/experiencia-do-usuario/
Acesso em 23 set. 2022.

 

Denise Camacho
Denise Camacho

Bibliotecária, Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação. Possui 10 anos de experiência, 07 anos atuando no ensino superior e pesquisa acadêmica, na gestão de bibliotecas, gestão documental e regulação para avaliação in loco MEC nas autorizações de cursos. Membro Comissão Permanente de Avaliação (CPA) institucional. Atualmente é bibliotecária na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, consultora na organização e divulgação de produção acadêmica e estudante de User Experience (UX), Design Thinking.

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