As chamadas soft skills ou habilidades interpessoais, essenciais para o mundo do trabalho, podem ser desenvolvidas durante o ensino universitário. Saiba como desenvolver na sua IES!

  1. A importância das habilidades interpessoais no mercado corporativo atual
  2. 7 estratégias universitárias para fortalecer as habilidades interpessoais
    2.1. Prática com projetos de responsabilidade social
    2.2. Análise de casos com ênfase em habilidades interpessoais
    2.3. Aplicar testes psicométricos
    2.4. Analise de figuras admiradas ou role models
    2.5. Reconhecer as conquistas interpessoais de seus alunos
    2.6. Visualizar as soft skills em um plano de lifelong learning
    2.7. Invista em soluções especializadas

Um dos mitos mais comuns sobre as soft skills é que elas são “traços de personalidade fixos”, praticamente inatos, que permanecem os mesmos durante todo o ciclo de vida.  

Isso é o que nos leva a ter a noção perniciosa de que aqueles que têm dificuldade em se comunicar serão introvertidos pela vida, ou que os líderes “natos” são os únicos indivíduos adequados para cargos de alto nível.  

No entanto, tem sido demonstrado em inúmeras ocasiões que as habilidades interpessoais, como qualquer outro tipo de habilidade, também são aprendidas e podem ser desenvolvidas em todo o seu potencial quando as condições certas surgem. 

Hoje vamos rever sete maneiras inovadoras de aumentar as habilidades interpessoais em seus alunos, para melhorar a empregabilidade deles após a formatura e dar-lhes mais e melhores oportunidades.  

A importância das habilidades interpessoais no mercado corporativo atual

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Em décadas anteriores, assistimos a um aumento da importância dada às competências interpessoais na educação das crianças pequenas. No entanto, essa ênfase vem perdendo força progressivamente ao longo da trajetória educacional, como se as soft skills fossem apenas algo do pré-escolar e do Ensino Fundamental.  

Assim, os currículos acadêmicos do ensino superior muitas vezes deixam esse aspecto de lado, precisamente na fase formativa em que precisamos aprender a integrar soft skills avançadas com nossos conhecimentos e nossas competências técnicas para o trabalho.  

Como muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de exercer comunicação assertiva, pensamento crítico ou autogestão com o mesmo nível de demanda do mercado de trabalho atual, eles devem iniciar uma curva de aprendizado lenta em habilidades pessoais com base em tentativa e erro.  

Por esse motivo, as empresas estão priorizando a contratação de jovens talentos que já possam demonstrar um bom histórico de soft skills desenvolvidas. Uma das melhores maneiras de fazer isso é ter treinamento específico em habilidades interpessoais aplicadas desde a universidade.

  Leia também: 👉 6 habilidades sociais mais valorizadas no novo mercado de trabalho

7 estratégias universitárias para fortalecer as habilidades interpessoais

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As estratégias que veremos a seguir foram desenhadas para se adaptarem a ambientes de ensino superior e de nível universitário, mas sobretudo para serem aplicadas de maneira transversal, ou seja, perpassando a aprendizagem específica de cada disciplina ou área do conhecimento, para que tenham uma aplicação prática direta.  

Leia também: 👉 O que são power skills e por que abordá-las no ensino superior? 

1. Colocar em prática o que foi aprendido na disciplina com projetos de responsabilidade social

No final de uma disciplina ou semestre, quando nossos alunos já têm conhecimento teórico e técnico suficiente para desenvolver projetos concretos, podemos aproveitar a fase prática do ensino a fim de fortalecer as principais soft skills.  

Por exemplo, em vez de direcioná-los a um projeto de aplicação específico, podemos dar-lhes a missão de identificar em grupo três problemas sociais ou ambientais que podem ser abordados graças ao conhecimento adquirido.  

Esse primeiro passo permite-lhes pôr em prática competências relacionadas com a comunicação, o pensamento crítico e o sentido de responsabilidade social. Posteriormente, o grupo deve ser organizado em três equipes, uma por projeto, e ser definido quais serão os objetivos e como as atividades serão divididas.  

Como você pode ver, dar aos alunos mais autonomia também motiva o exercício de habilidades de trabalho em equipe, liderança e autogestão.  

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2. Fazer análise de casos com ênfase em habilidades interpessoais

Uma boa maneira de identificar e imitar as soft skills é ver alguém colocá-las em prática. Por meio de simulações ou role playing, podemos encenar uma situação de trabalho complexa ou desafiadora que, certamente, os alunos enfrentarão em algum momento de suas carreiras.  

Por exemplo, fingir que eles são um grupo de engenheiros ambientais que chegaram à conclusão de que você não pode construir uma fábrica em determinada área por razões de conservação. O líder da equipe deve comunicar as “más” notícias aos investidores.  

A equipe deve considerar como estruturar as informações de tal forma que não possam ser mal interpretadas ou desqualificadas, como convencer o conselho de que é melhor construir em outro lugar e como reagir se os tomadores de decisão tentarem prosseguir com o projeto, apesar dos avisos. 

Essa simulação envolve não apenas conhecimentos técnicos relacionados à conservação ambiental, mas também habilidades muito sofisticadas de comunicação assertiva, pensamento crítico e uma forte dose de responsabilidade social.

Leia também: 👉 10 Vantagens do método de simulação no ensino superior

3. Aplicar testes psicométricos  

Os testes psicométricos de última geração são uma ótima ferramenta para que os alunos tenham uma imagem mais objetiva de quais são seus pontos fortes e suas áreas de oportunidade em relação a suas competências interpessoais.  

Isso permite a eles que não apenas prestem mais atenção às soft skills que ainda precisam fortalecer, mas também tenham confiança naquelas que já têm mais desenvolvidas e assumam papéis mais ativos e exigentes em projetos acadêmicos.  

Hoje, existem muitos testes psicométricos para medir aspectos como pensamento crítico, liderança, comunicação, responsabilidade social, colaboração e autogestão. 

​​As universidades que contam com instrumentos de avaliação confiáveis amplamente reconhecidos pelas empresas em seus processos de recrutamento, como o Watson-Glaser Test™ III ou o Work Style Lens (WS-LENS), certamente serão capazes de oferecer uma vantagem competitiva em termos de empregabilidade. ​

Banner 4 passos para desenvolver habilidades interpessoais nos estudantes

4. Analisar figuras admiradas ou modelos a serem seguidos (role models)

Todos nós temos alguém para admirar e, na era digital, nossos modelos parecem mais próximos e mais humanos do que nunca, já que muitos deles têm muito conteúdo nas redes sociais, masterclasses, palestras TED ou ampla visibilidade na mídia.  

Aproveitando a motivação que nossos alunos já possuem, podemos dedicar tempo especificamente para analisar quais são as habilidades interpessoais que essa pessoa está implantando e que nos levam a confiar nela, a fim de entender seu conteúdo com facilidade ou querer seguir seus passos.  

5. Reconhecer as conquistas interpessoais de seus alunos

Se os alunos acumulam créditos e disciplinas aprovadas a partir de seus esforços e exames, não deveríamos também reconhecer o progresso que eles fizeram na área de habilidades interpessoais ao longo de seu curso? 

Podemos fazer que as soft skills se tornem créditos tangíveis, como os de qualquer outra disciplina, integrando-as explicitamente no currículo acadêmico obrigatório ou optativo.  

Por exemplo, com a plataforma Personabilities, os alunos não só fortalecem suas habilidades interpessoais para o mundo do trabalho, como também obtêm distintivos digitais que podem ser integrados em suas redes e currículos profissionais, o que lhes oferece uma vantagem competitiva ao procurar um emprego.

Leia também: 👉 Personabilities: fortalece as habilidades interpessoais dos estudantes

6. Visualizar as soft skills em um plano de lifelong learning

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Em outras palavras, isso significa criar consciência em seus alunos de que as habilidades interpessoais são algo que é aperfeiçoado ao longo da vida. Por outro lado, também os motiva a visualizar as soft skills como parte do próprio desenvolvimento em todas as áreas.  

Por exemplo, como planejam continuar fortalecendo sua capacidade de se comunicar? Como planejam contribuir para um mundo melhor? Como continuarão a fortalecer sua liderança? Que novas habilidades interpessoais acham que terão que adquirir no futuro?

Leia também: 👉 O que é lifelong learning e qual é seu impacto para os estudantes universitários?

7. Invista em soluções especializadas

Embora existam muitas estratégias transversais que podemos implementar para tornar as soft skills uma prioridade de ensino em nossa instituição, existem também ferramentas digitais que nos ajudam a dar mais estrutura e visibilidade às competências pessoais, e a levá-las diretamente do campo acadêmico para o local de trabalho. Por exemplo, Personabilities é uma experiência digital altamente completa que algumas das melhores universidades já estão adotando para impulsionar seus alunos no competitivo mundo do trabalho, como é o caso da Universidade IBERO, no México. 

Leia também: 👉 5 ferramentas digitais para a educação muito úteis a professores

Na Pearson, temos um grande compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações, e um dos pilares por meio dos quais promovemos o desenvolvimento e a empregabilidade são as soft skills. 

Nossos especialistas criaram uma plataforma abrangente de soluções para que as habilidades interpessoais se tornem um fator de sucesso individual e social. Conheça-a! 

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Referências

7 HABILIDADES INTERPERSONALES que debes fortalecer en universitarios. Pearson, 2022. Disponível em: <blog.pearsonlatam.com/educacion-del-futuro/habilidades-interpersonales-para-universitarios>. Acesso em: 3 mar. 2023. 

LAS HABILIDADES INTERPERSONALES en el desarrollo profesional. Universidad Internacional de Valencia, 2018. Disponível em: <universidadviu.com/int/actualidad/nuestros-expertos/las-habilidades-interpersonales-en-el-desarrollo-profesional>. Acesso em: 3 mar. 2023. 

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