Conheça os Virtual Labs da Pearson: o recurso ideal para desenvolver o aprendizado baseado na tecnologia de simulação e capacitar os profissionais do futuro.
- Laboratórios virtuais e seu impacto nos profissionais do futuro
- Inovação educacional: três fatores-chave para formar os profissionais do futuro
2.1. Adaptar-se à aceleração dos processos educativos
2.2. Melhoria da qualidade educacional por meio da tecnologia
2.3. Aprendizagem prática, colaborativa e multidisciplinar - O que os Virtual Labs da Pearson oferecem aos profissionais de amanhã?
Os Laboratórios Virtuais da Pearson são a opção ideal para treinar os profissionais do futuro por meio de experimentação personalizada e inovadora, sem os riscos ou gastos de recursos exigidos por um laboratório físico.
Descubra por que os Virtual Labs da Pearson são a solução interativa capaz de simulações e experimentos virtuais de alta qualidade, com foco particular no ensino superior, oferecendo múltiplas ferramentas por meio de um ambiente de aprendizado seguro e eficiente.
Laboratórios virtuais e seu impacto nos profissionais do futuro
Desde sua criação no início do século XXI, os laboratórios virtuais, ou virtual labs, são considerados um espaço destinado à colaboração e à experimentação remota por meio da simulação da realidade; esses experimentos “são codificados por um computador para que ele nos dê respostas semelhantes às que poderiam ser obtidas na vida real”.
Virtual Labs é uma solução que fornece acesso a experiências práticas e reais em um ambiente virtual, algo que é especialmente valioso para o aprendizado em certas áreas ou ciências nas quais o acesso a equipamentos, instrumentação e materiais é muito caro, ou nas quais o acesso às práticas é muito limitado.
Pensemos, por exemplo, em experimentos que requerem materiais químicos muito escassos no mundo, ou que só podem ser realizados em climas muito extremos. Todos esses inconvenientes podem ser resolvidos por meio de um laboratório virtual.
A flexibilidade e a acessibilidade dos laboratórios virtuais permitem aos profissionais do futuro visitar ambientes de aprendizagem inovadores a qualquer hora e de qualquer lugar, com o objetivo de praticar e experimentar fora de um ambiente tradicional, no qual a geografia, o tempo e os recursos podem ser um grande obstáculo.
Ter acesso a uma aprendizagem interativa e personalizada cria novas oportunidades para os alunos do ensino superior explorarem e experimentarem no próprio ritmo, realizando repetições ilimitadas de práticas, ajustando variáveis e obtendo resultados diferentes por tentativa, erro e reajuste.
Por meio de um ambiente seguro e controlado, os laboratórios virtuais promovem um aprendizado mais profundo e significativo, familiarizando os alunos com conceitos científicos complexos por meio de um processo de causa e efeito graças à experimentação ativa.
Virtual Labs representam um salto na inovação da aprendizagem às instituições de ensino superior (IES), pois correspondem hoje ao recurso mais acessível para oferecer educação de qualidade aos profissionais do futuro.
Inovação educacional: três fatores-chave para formar os profissionais do futuro
A visão dos estudantes do ensino superior mudou: os profissionais do futuro não exigem apenas uma formação de qualidade, mas também uma formação inovadora, tanto na vida acadêmica como na vida profissional, o que implica uma visão a longo prazo e em constante desenvolvimento.
Nesse ponto, a inovação educacional desempenha um papel crítico no ensino superior por conta de vários fatores-chave:
1. Adaptar-se à aceleração dos processos educativos
A inovação responde a uma aceleração do ritmo de vida a que não estávamos habituados. O sociólogo Hartmut Rosa já nos advertiu que a modernidade é concebida como uma aceleração do tempo, “é a revitalização do mundo em sua realidade material e, também, em sua realidade social. Isso implica acelerar o mundo dos transportes, das comunicações e da produção, mas também as próprias frequências da mudança social e, finalmente, o ritmo da vida”.
O ensino superior deve se manter em estado de competitividade, proporcionando competências e conhecimentos aplicáveis às necessidades do mercado de trabalho através de três fatores.
2. Melhoria da qualidade educacional por meio da tecnologia
A inovação e a tecnologia promovem a qualidade educacional ao introduzir novos métodos de ensino e aprendizagem, bem como novas abordagens pedagógicas por meio de ferramentas e recursos de última geração, maximizando o potencial dos alunos e garantindo a transição deles como profissionais do futuro.
3. Aprendizagem prática, colaborativa e multidisciplinar
A inovação promove o trabalho em equipe e o aprendizado multidisciplinar, quebrando as barreiras entre áreas do conhecimento: a inter-relação entre as disciplinas e a colaboração entre alunos e professores de diferentes áreas estimulam a criatividade, desencadeiam uma visão global e ampliam a resolução de problemas práticos cada vez mais complexos.
Em uma sociedade na qual os processos de aprendizagem são baseados na inovação, na qualidade e na tecnologia, os alunos exigem mais do que uma base teórico-conceitual: conhecimentos práticos que possam ser aplicados a situações reais para desenvolver competências necessárias ao sucesso pessoal e profissional.
Os Laboratórios Virtuais da Pearson entendem essas necessidades, por isso foram projetados para proporcionar ambientes nos quais os alunos acessam um mundo virtual que lhes permite complementar e enriquecer os próprios conhecimentos práticos em várias disciplinas, especialmente naquelas que exigem práticas e experimentos que só poderiam ser realizados em um contexto físico, como biologia, química ou física.
Os Virtual Labs da Pearson oferecem simulações altamente realistas com um interesse especial em detalhes que só podem ser observados em práticas reais, permitindo aos alunos que obtenham resultados virtuais semelhantes ou idênticos à realidade.
O que os Virtual Labs da Pearson oferecem aos profissionais de amanhã?
Os Laboratórios Virtuais da Pearson são ambientes de simulação de aprendizado que se conectam com a realidade, por meio de uma condição segura e controlada, focada em promover aprendizado ativo e pesquisa dinâmica.
Vários especialistas em educação apontam que a pesquisa formativa no ensino superior deve ser fortalecida, uma vez que as IES “têm sido tradicionalmente projetadas para a profissionalização e não foram concebidas como instituições para o desenvolvimento da pesquisa”.
A pedagogia atual sabe da importância de conceber ambientes nos quais a experimentação e a investigação prática, centradas na resolução de problemas, sejam o eixo narrativo da aprendizagem, familiarizando os futuros profissionais com situações ligadas ao mundo real.
É por isso que os Virtual Labs da Pearson projetam cenários de pesquisa ligados à realidade, fazendo que os alunos se sintam mais conectados com os recursos necessários para o processo científico: desenvolvendo hipóteses e ajustando processos para obter diversos resultados.
Leia também: 👉 A melhor experiência de aprendizagem com laboratórios virtuais
Os Virtual Labs da Pearson não são apenas um laboratório virtual on-line; eles possuem uma variedade de ambientes projetados para as necessidades de cada cenário educacional. Um deles é o Virtual Labs, o laboratório destinado a disciplinas essenciais no ensino superior, alinhado ao modelo STEM, sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O diferencial do Virtual Labs consiste em oferecer um ambiente altamente realista, focado nos detalhes da realidade, ou seja, uma réplica de laboratórios físicos para facilitar aos alunos a realização de múltiplos experimentos com segurança, sem sacrificar os resultados.
Lembremos que o processo científico parte do aprendizado por tentativa e erro: o ambiente Virtual Labs torna as práticas laboratoriais um processo flexível, aberto à experimentação com diversos resultados, para que os alunos possam observar as implicações com quantidades e/ou materiais incorretos, isto é, aprendendo pelo desvio de resultados.
O Virtual Labs dispõe ainda de outros recursos adicionais, como guias de laboratório (workbooks), que permitem aos professores revisar o processo de cada aluno e ver o tempo gasto em cada tarefa. Também possui bases de dados para registro de uso, bem como questões de avaliação, o que proporciona aos alunos e instituições uma experiência abrangente dentro do laboratório virtual, fortalecendo significativamente seus conceitos científicos.
Embora o Virtual Labs possa ser implementado em vários níveis educacionais, seu foco principal está nas IES: ele pode se adaptar organicamente às necessidades de qualquer currículo, facilitando o desenho de seus cursos por professores e gestores, ampliando o diferencial de qualidade educacional e oferecendo maior margem de competitividade em relação a outras instituições.
Conheça o Virtual Labs da Pearson e descubra outro mundo de possibilidades para realizar práticas laboratoriais a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, com um ambiente seguro e controlado e com ferramentas de simulação educacional que, sem dúvida, irão impulsionar a oferta educacional de sua instituição. Faça o download da apresentação completa!
Referências
1. INFANTE JIMÉNEZ, C. Propuesta pedagógica para el uso de laboratorios virtuales como actividad complementaria en las asignaturas teórico-prácticas. Revista Mexicana de Investigación Educativa. v. 19, n. 62, p. 917-937, 2014.
2. ROSA, H.; BIALAKOWSKY, A. Alienación, aceleración, resonancia y buena vida. Entrevista a Hartmut Rosa. Revista Colombiana de Sociología. v. 41, n. 2, p. 249-259, 2018.
3. JARAMILLO, H. Interacción entre el capital humano, el capital intelectual y el capital social: una aproximación a la medición de recursos humanos en ciencia y tecnología. Bogotá, Colciencias. 2005. Disponível em: http://www.colciencias.gov.co/encuentros.html. Acesso em: 26 jul. 2023.
Deixe um comentário