Você sabe quais paradigmas as universidades ainda precisam quebrar para preparar as novas gerações ao mercado de trabalho atual?
- Como o mercado de trabalho mudou nas últimas duas décadas?
- Quais fatores determinam a trabalhabilidade hoje?
2.1. Alfabetização digital
2.2. Lifelong learning
2.3. Mentalidade de cidadania global
2.4. Capacidade de resolver problemas complexos - O que as universidades têm que mudar e adaptar para alcançar maior empregabilidade de seus alunos?
3.1. Dar maior ênfase à dimensão prática e multidisciplinar da aprendizagem
3.2. Avaliar com ABP ou em vez das avaliações típicas com exames
3.3. Aprimorar as Ciências Humanas com Ciências de Dados
3.4. Criar trilhas de aprendizagem com resultados STEM em todas as disciplinas
3.5. Formação contínua ao longo da vida para professores e alunos
3.6. Adotar a cultura de inovação e a mentalidade de crescimento
3.7. Forjar alianças com outras universidades para promover a cidadania global
3.8. Fortalecer habilidades digitais avançadas em todas as disciplinas
3.9. Dar aos professores maior liberdade, flexibilidade e ferramentas digitais - Pearson HED: treinamento abrangente para a trabalhabilidade das novas gerações
Diante do mundo mutável e complexo do século XXI, as instituições de ensino superior da América Latina enfrentam o desafio de preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e transformado pela revolução tecnológica e social.
O reforço da capacidade de trabalho ou empregabilidade dos jovens é uma questão crucial, especialmente nas regiões mais desfavorecidas, e é urgente uma mudança de paradigma no ensino superior para se adaptar às necessidades e exigências da geração centenária e ao atual ambiente de trabalho.
Como o mercado de trabalho mudou nas últimas duas décadas?
Nos últimos vinte anos, testemunhamos avanços tecnológicos que revolucionaram drasticamente a forma como trabalhamos, aprendemos e nos relacionamos com o mundo.
A democratização da internet em todos as classes sociais e os dispositivos inteligentes abriram a possibilidade de uso imediato de informações que antes eram inacessíveis ou demoravam muito para serem obtidas.
Além da transformação digital, fenômenos como a globalização, a pandemia da covid-19, o trabalho remoto ou uma maior conscientização da população em relação às questões relacionadas ao meio ambiente e aos direitos humanos, fizeram que o conceito tradicional de empregabilidade, ou seja, a capacidade de encontrar um emprego decente e satisfatório, também passasse por mudanças muito profundas.
Como se não bastasse, não se trata mais apenas do que o mercado de trabalho precisa das pessoas, mas também das expectativas que as novas gerações têm sobre o trabalho. Agora, jovens e não tão jovens estão procurando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, valorizam a flexibilidade e buscam um propósito além do dinheiro em suas atividades.
As empresas, por sua vez, estão reconhecendo a importância de trazer um significado humano para o trabalho e promover um ambiente organizacional saudável e colaborativo.
Com tantos ajustes sociais, econômicos e tecnológicos, às vezes fica difícil para as instituições de ensino universitário se manterem atualizadas e terem programas de formação que realmente se adaptem a esses novos contextos.
Quais fatores determinam a trabalhabilidade hoje?
O século XX caracterizou-se por uma trabalhabilidade altamente determinada pela formação universitária, por uma mentalidade conformista e por ter os contatos certos no mundo corporativo. No contexto atual, a trabalhabilidade é estabelecida por uma nova combinação de habilidades técnicas e soft skills que têm um viés muito mais adaptativo e humanístico.
Alguns dos principais fatores que definem a empregabilidade hoje são:
Alfabetização digital
Desde saber usar aplicativos e programas até construir uma presença e uma reputação on-line, a alfabetização digital é uma habilidade crítica para as carreiras futuras dos alunos hoje em dia.
Educação integral com soft skills ou power skills
Habilidades interpessoais como autogestão, colaboração, pensamento crítico, comunicação, responsabilidade social e liderança já são fatores determinantes para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho.
Às vezes, elas são até mais importantes do que as habilidades técnicas adquiridas anteriormente, pois permitem aos profissionais que se adaptem e trabalhem de maneira eficiente em equipes diversas.
Lifelong learning
Em um mundo em constante mudança, os profissionais devem estar dispostos a aprender continuamente, atualizar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades de maneira permanente, à medida que surgem tecnologias e tendências que substituem as anteriores.
Leia também: 👉 O que é lifelong learning e qual é seu impacto para os estudantes universitários?
Mentalidade de cidadania global
A capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais e ter uma mentalidade de cidadania global é valiosa para todas as empresas em ambientes globalizados. Inclusão, diversidade e proficiência linguística são aspectos importantes nesse sentido.
Leia também: 👉 Por que a urgência em formar cidadãos globais a partir da universidade?Capacidade de resolver problemas complexos
Pensar de maneira criativa e inovadora para resolver com eficiência desafios da vida real é uma habilidade única dos humanos que, ao contrário de muitas atividades, não pode ser automatizada. É por isso que a empregabilidade humana hoje depende muito disso.
O que as universidades têm que mudar e adaptar para alcançar maior empregabilidade de seus alunos?
Para melhorar a empregabilidade dos estudantes, as universidades devem adaptar e transformar suas abordagens educativas. Veja algumas das principais estratégias que sua instituição pode adotar:
1. Dar maior ênfase à dimensão prática e multidisciplinar da aprendizagem
Não deixe de oferecer, em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, experiências práticas de aprendizagem que preparem os alunos para aplicar os próprios conhecimentos e enfrentar situações reais no mundo do trabalho. Isso pode incluir estágios, projetos colaborativos com empresas e simulações.
2. Avaliar com ABP ou em vez das avaliações típicas com exames
A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia que permite ao aluno desenvolver competências críticas a partir da integração e da aplicação de suas habilidades e seus conhecimentos.
Avaliar por meio de projetos práticos em vez de exames tradicionais pode ser mais desafiador para os professores, mas incentiva uma aprendizagem mais significativa e aumenta drasticamente a retenção do que foi aprendido.
3. Aprimorar as Ciências Humanas com Ciências de Dados
As Ciências Humanas, como Sociologia, Psicologia e até Antropologia, podem ser complementadas por habilidades em Ciência de Dados, Estatística e Big Data que permitem aos alunos desenvolver uma compreensão mais holística e global de questões em diferentes regiões e populações, além de tomar decisões informadas com base em evidências atualizadas e em tempo real.
4. Criar trilhas de aprendizagem com resultados STEM em todas as disciplinas
A incorporação de trilhas ou especializações relacionadas à Ciência, à Tecnologia, à Engenharia e à Matemática (STEM) em todas as disciplinas, embora tradicionalmente não tão relacionadas entre si, amplia as oportunidades de trabalho para os alunos e garante que eles estejam preparados a um ambiente de trabalho cada vez mais multidisciplinar permeado por novas tecnologias.
5. Formação contínua ao longo da vida para professores e alunos
O acesso permanente a programas de educação continuada para manter-se atualizado sobre as últimas tendências educacionais e tecnológicas ajudará os professores a projetar experiências de aprendizagem inovadoras e eficazes.
Além disso, a trajetória acadêmica dos estudantes não precisa terminar quando eles se formam ou terminam uma pós-graduação; a universidade pode oferecer cursos e oficinas de formação pensados para que eles nunca parem de aprender e se atualizar.
6. Adotar a cultura de inovação e a mentalidade de crescimento
A mentalidade de crescimento envolve estar aberto a novas ideias, experimentar abordagens educacionais inovadoras e estar disposto a aprender e melhorar constantemente.
Hoje, é mais necessário do que nunca que as instituições de ensino superior latino-americanas ousem abandonar os paradigmas usuais e apostar em tecnologia da informação e comunicação (TIC), gamificação, aprendizagem adaptativa e outras tendências globais que estão moldando a educação da nova era.
7. Forjar alianças com outras universidades para promover a cidadania global
Colaborar com outras universidades, tanto nacional quanto internacionalmente, enriquece a experiência educacional dos alunos e promove uma mentalidade de cidadania global por meio de colaborações internacionais, programas de intercâmbio e grupos de estudo multidisciplinares.
8. Fortalecer habilidades digitais avançadas em todas as disciplinas
A literacia digital básica é já um requisito mínimo para a empregabilidade em todos os níveis.
No entanto, é preciso ir além e abrir as portas para o conhecimento estratégico digital, seja nos fundamentos comuns ou como saídas de especialização, por exemplo, ciência de dados, uso de inteligência artificial, programação e colaboração on-line etc.
9. Dar aos professores maior liberdade, flexibilidade e ferramentas digitais
Abraçar no ensino em nossa universidade aspectos como gamificação, plataformas virtuais, salas de aula inteligentes e trilhas de aprendizagem personalizadas permitirá aos professores que criem experiências educacionais mais atraentes e eficazes para os alunos.
Pearson HED: treinamento abrangente para a trabalhabilidade das novas gerações
A trabalhabilidade das novas gerações na América Latina é uma questão crucial que requer uma mudança de paradigma na educação superior. É nivelar a lacuna em termos de desenvolvimento de habilidades digitais, soft skills, aprendizagem contínua, mentalidade de cidadania global e resolução de problemas complexos com uma abordagem STEM, entre outros.
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Referências
EDUCASE. NMC Horizon Report: 2018 Higher Education Edition. 2018. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2018/8/2018-nmc-horizon-report. Acesso em: 24 ago. 2023.
EDUCASE. 2022 EDUCAUSE Horizon Report | Teaching and Learning Edition. 2022. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2022/4/2022-educause-horizon-report-teaching-and-learning-edition. Acesso em: 24 ago. 2023.
INSTITUTO Internacional de la Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Pensar más allá de los límites: perspectivas sobre los futuros de la educación superior hasta 2050. 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377529. Acesso em: 24 ago. 2023.
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