Descubra por que a inovação educacional é tão importante e como você pode aproveitá-la para melhorar a retenção de estudantes do ensino superior.

  1. Evasão escolar no Brasil: uma questão que merece atenção
  2. O que entendemos por retenção escolar?
  3. Como alavancar a inovação educacional para melhorar a retenção de alunos?  
    3.1. Diagnosticar a situação com análise de aprendizagem e mineração de dados
    3.2. Expandir a educação a distância

Diante da crise de evasão escolar, a inovação educacional tornou-se um dos principais recursos para impactar a retenção de estudantes universitários, orientá-los e dar-lhes as ferramentas necessárias para concluir o curso e promover seus planos profissionais. 

Compartilhamos alguns aspectos relevantes e atualizados sobre a evasão escolar, bem como algumas estratégias para aproveitar a inovação educacional no processo de diagnóstico e retenção de estudantes no ensino superior.

Evasão escolar no Brasil: uma questão que merece atenção

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A retenção de estudantes tornou-se uma prioridade para muitas instituições de ensino superior (IES), especialmente após o impacto causado pela pandemia global da covid-19. Atualmente, sabe-se que, entre 2020 e 2021, a América Latina registrou uma taxa de evasão escolar de mais de 4 milhões de alunos, um montante superior a toda a população do Uruguai¹. 

Um estudo da Fundação Getulio Vargas apontou que a evasão escolar no Brasil aumentou 128% durante e após a pandemia². Entre os fatores que mais influenciaram esse número estava a falta de recursos tecnológicos para implementar um plano de educação a distância no prazo. 

Após a pandemia, muitas instituições no Brasil descobriram que a inovação educacional não servia apenas como recurso tecnológico para apoiar as aulas virtuais. Elas também detectaram que representava um fator determinante para dar continuidade aos planos acadêmicos, fortalecer a retenção de alunos e evitar o atraso educacional.

O que entendemos por retenção escolar?

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De acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), a retenção escolar é definida como: “A capacidade do sistema educacional de alcançar a permanência dos alunos em sala de aula, garantindo a conclusão de ciclos e níveis nos tempos esperados e assegurando o domínio das habilidades e conhecimentos correspondentes”³. 

Do ponto de vista da OEA, existem alguns princípios que toda instituição de ensino deve considerar para tornar a retenção de alunos um processo efetivo que gere resultados a curto e médio prazo.

  1. Assumir a retenção de alunos como uma capacidade – e responsabilidade – do sistema educacional e das instituições.  
    Garantir a permanência dos jovens universitários é da responsabilidade de toda a comunidade acadêmica, na qual intervêm não só os professores e gestores, mas também a população universitária em geral.
  2. Entender que a retenção de alunos depende de uma estratégia comum. 
    É fundamental que a IES tenha um projeto orientador, ou seja, um plano de ação que determine o direcionamento das estratégias necessárias para combater a evasão escolar a partir de suas causas particulares.
  3. Refletir um compromisso por parte da comunidade educativa.
    Mais do que uma campanha estratégica, a retenção de alunos deve ser um compromisso contínuo, a ser mantido em mente por toda a comunidade acadêmica, principalmente professores e administradores.
  4. Ter foco na abordagem pedagógica. 
    Reter alunos não se refere apenas à permanência do estudante no curso que ele escolheu, mas também que a qualidade educacional pode ser garantida, ou seja, que sua passagem pelo ensino superior tem um forte impacto positivo em seu desenvolvimento acadêmico e profissional.  
  5. Envolver uma série de práticas e estratégias no contexto. 
    As estratégias de retenção de alunos exigem processos sistemáticos que incluem:  
    Diagnóstico da situação atual: determinar o nível de influência do abandono escolar e rastrear as possíveis causas dele.  
    Estratégias de planejamento: gerar soluções adaptadas à real situação da comunidade universitária. 
    Logística de implementação: saber como as estratégias serão implementadas. 
    Monitoramento e avaliação: acompanhar os progressos e os desafios com os quais as estratégias devem lidar para o sucesso de seu objetivo. 

Como podemos perceber, a retenção de estudantes implica uma cooperação conjunta e estratégica, baseada na análise diagnóstica da situação particular de cada instituição superior, com o objetivo de reconhecer os fatores que podem estar afetando a permanência dos universitários. 

[Coluna Inside Higher Education] Pedagogia de Bits e a inovação tecnológica na educação

Como alavancar a inovação educacional para melhorar a retenção de alunos?  

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1. Diagnosticar a situação com análise de aprendizagem e mineração de dados

Um dos recursos mais valiosos da inovação educacional é a análise da aprendizagem, que é definida como “o uso inteligente de dispositivos tecnológicos que são incorporados em plataformas educacionais ou redes sociais, a fim de registrar a atividade dos alunos, criando grandes bancos de dados” ⁴. 

A análise de aprendizagem serve para registrar, recuperar, analisar e apresentar informações relevantes sobre o comportamento dos alunos no ambiente educacional. Por meio da mineração de dados, essas informações são processadas em dados que têm um uso prático na estratégia de retenção de alunos. 

A inovação educacional representada por uma plataforma de aprendizagem do tipo LMS nos permite acessar uma maior quantidade de dados relevantes para diagnosticar a situação atual da IES e agir. Entre os dados mais relevantes, destacam-se os seguintes:

  • Participação em aulas presenciais ou virtuais (no segundo caso, a frequência de acesso à plataforma pode ser revista)
  • Número de alunos com risco acadêmico: que têm um baixo desempenho ou disciplinas não aprovadas
  • Atividades e sites que os alunos visitam dentro da plataforma
  • Frequência com que utilizam outros recursos digitais da IES, seja uma Biblioteca Virtual ou uma plataforma de gestão de conteúdo acadêmico.

2. Expandir a educação a distância

Especialistas apontam que uma das principais causas da evasão universitária no Brasil tem a ver com a impossibilidade de se deslocar para centros de ensino superior, ou a falta de recursos para acessar os materiais exigidos por um curso (livros e instrumentos de laboratório, entre os mais frequentes).  

Nesse sentido, a educação a distância também se tornou a melhor alternativa para muitos estudantes universitários. 

Um levantamento da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) mostrou que a oferta e a demanda por cursos on-line “aumentaram substancialmente entre 2020 e 2021, e que, apesar da situação criada pela pandemia, o mercado tende a se consolidar mesmo após o fim das restrições sanitárias”⁵. 

Para muitos estudantes universitários, fazer um curso na modalidade virtual representa a única alternativa a fim de alcançar o objetivo deles e não abandonar os estudos superiores.  

Isso faz muito sentido em relação à retenção de alunos, uma vez que os principais fatores que causam o abandono escolar no nível universitário podem ser resolvidos por meio da inovação educacional.

  • Falta de tempo para se deslocar a um campus universitário e ter uma aula presencial: a educação a distância elimina os tempos de viagem, permitindo também aos alunos que tenham horários mais flexíveis.
  • Falta de recursos para acessar o conteúdo: livros físicos – especialmente no ensino superior – tendem a ser caros e muitas vezes difíceis de obter. É por isso que agora a maioria das IES tem bibliotecas virtuais que possibilitam aos alunos o acesso a todo o conteúdo que seu curso exige em um só lugar.
  • Falta de orientação e acompanhamento personalizado da situação escolar de cada aluno: antes pensava-se que a educação a distância afetaria a interação social, mas na realidade aconteceu o contrário. Hoje em dia, os alunos têm mais contato com seus pares por meio de plataformas digitais, e isso porque a comunicação digital faz parte de seus hábitos.

Leia também: 👉 8 estratégias para evitar evasão no ensino superior 

Atualmente, a retenção de estudantes está diretamente relacionada à inovação educacional: a integração de recursos digitais no ensino superior representa para muitos deles o fator determinante para concluir um curso.  

É por isso que as IES estão cada vez mais comprometidas com uma educação baseada na inovação educacional: ter uma Biblioteca Virtual, bem como uma Plataforma de Gestão de Aprendizagem de alto desempenho, é essencial para facilitar o processo de ensino aos alunos e motivá-los a terminar seus cursos. 

Na Pearson Higher Education, o maior objetivo é transformar a vida dos estudantes por meio da educação. Por isso, desenvolvemos soluções inovadoras, dinâmicas e que ajudam a desenvolver as maiores potencialidades dos estudantes. Faça o download do nosso catálogo de soluções e conheça como podemos ajudar a sua instituição de ensino.  

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Referências

1. SALDAÑA, P. Un estudio revela que cerca de 4 millones de estudiantes abandonaron la enseñanza durante la pandemia. Folha de S.Paulo. 25 fev. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/internacional/es/brasil/2021/01/un-estudio-revela-que-cerca-de-4-millones-de-estudiantes-abandonaron-la-ensenanza-durante-la-pandemia.shtml. Acesso em: 5 jan. 2023.  

2. CARVALHO, D. (2022, 23 enero). Jóvenes brasileños estudian menos y abandonan más durante la pandemia. Bloomberg. 23 fev. 2022. Disponível em: https://www.bloomberglinea.com/2022/01/23/jovenes-brasilenos-estudian-menos-y-abandonan-mas-durante-la-pandemia/. Acesso em: 5 jan. 2023. 

3. ¿Qué se entiende por retención escolar? Educación de Personas Jóvenes y Adultas. 17 fev. 2022. Disponível em: https://epja.mineduc.cl/que-se-entiende-por-retencion-escolar/. Acesso em: 5 jan. 2023.   

4. SABULSKY, G. Analíticas de aprendizaje para mejorar el aprendizaje y la comunicación a través de entornos virtuales. Revista Iberoamericana de Educación, v. 80, n. 1, p. 13-30, 2019. 

5. El aprendizaje a distancia gana adeptos y aumenta. Agência Brasil. 27 nov. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/es/educacao/noticia/2021-11/el-aprendizaje-distancia-gana-adeptos-y-aumenta-despues-de-que-terminan-las-restricciones. Acesso em: 5 jan. 2023.   

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