Se a educação 4.0 envolvia a integração da tecnologia ao ensino, a educação 5.0 busca fazê-lo com um sentido humano. Saiba como!
- O que é a sociedade 5.0 e que tipo de educação ela exige?
- Qual é a diferença entre a educação 5.0 e sua antecessora, a educação 4.0?
- Quais desafios a filosofia 5.0 aborda na educação?
3.1. Usar a tecnologia para um ensino mais humanizado
3.2. Promover o desenvolvimento holístico do aluno
3.3. Aumentar o senso de responsabilidade social e ambiental
3.4. Desenvolver a mentalidade de cidadania global - Como avançar para a educação 5.0 na sua IES?
4.1. Revisar os objetivos da educação e atualizar os conteúdos
4.2. Ensinar e avaliar com projetos multidisciplinares que tenham relevância política e social
4.3. Dar igual peso às soft skills e à ética
A educação nunca passou por uma transformação tão profunda como a que aconteceu na era digital. Em menos de um século, saímos do ensino tradicional para vislumbrar como possibilidade a hoje chamada educação 5.0, algo que há poucas décadas pareceria completamente disruptivo, quase saído de uma utopia de ficção científica.
A noção de que: a educação, quanto mais personalizada, melhor, já existia há muitos anos, mas essas ferramentas tornaram hoje realmente viável uma abordagem que adapta o ensino às necessidades do indivíduo, a seu contexto e aos desafios que ele enfrentará ao longo de sua vida.
A educação 5.0 está se tornando uma tendência importante que pode muito bem virar o novo paradigma em todos os níveis acadêmicos. É fundamental que todos os atores envolvidos entendam quais são os aspectos e objetivos que moldam essa nova forma de educar; por isso, hoje vamos rever do que se trata e alguns exemplos práticos.
O que é a sociedade 5.0 e que tipo de educação ela exige?
A educação 5.0 é resultado de avanços tecnológicos muito recentes, como a inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (Internet of things, IoT) e o big data.
Para entendê-la, devemos levar em conta tanto seu contexto atual quanto o ideal que ela persegue: uma visão de futuro em que a tecnologia se integre harmoniosamente com a sociedade, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, não acumular riqueza ou benefícios especiais para poucos – menos ainda se for às custas dos recursos naturais do equilíbrio ambiental ou da dignidade dos outros seres humanos.
Nesta sociedade, também chamada de “sociedade 5.0”, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências que permitam às pessoas prosperar em um ambiente cada vez mais digital e globalizado, mas ao mesmo tempo com valores humanísticos que promovem bem-estar, igualdade e realização com um genuíno sentido de vida.
A sociedade 5.0, a fim de se tornar realidade, precisa de uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração e capacidade de adaptação ao longo da vida. Ou seja, transcende a ideia de que a etapa educacional termina com a formação profissional e sustenta que uma pessoa pode e deve continuar aprendendo ao longo de seu ciclo de vida. Isso também é chamado de lifelong learning.
Finalmente, o ideal da sociedade 5.0 também persegue que todas as pessoas tenham uma mentalidade de cidadania global e sejam capazes de enfrentar com sucesso desafios sociais, econômicos e ambientais tão complexos quanto o sistema social que construíram.
Leia também: 👉 Por que a urgência em formar cidadãos globais a partir da universidade?
Qual é a diferença entre a educação 5.0 e sua antecessora, a educação 4.0?
A educação 4.0, que é o que continuamos vivenciando plenamente hoje, tem como principal característica a integração da tecnologia em sala de aula e o uso de ferramentas digitais, como as salas de aula virtuais.
A educação 5.0 vai além e busca aproveitar todas as possibilidades da era digital para transformar a experiência educacional, mas com uma abordagem humanística.
Ou seja, não se trata apenas de tornar a educação mais eficiente com a tecnologia, mas de questionar profundamente quais devem ser os objetos da educação e, portanto, ousar repensar que tipo de cidadãos queremos formar para o futuro.
Essa educação prioriza a interação e a conexão humana no processo de ensino-aprendizagem, em detrimento da tecnologia e da automação como metas em si. Embora estas desempenhem um papel fundamental, o principal objetivo delas é melhorar e enriquecer a experiência educacional, em vez de substituir professores ou desumanizar a sala de aula.
Leia também: 👉 A tecnologia educacional substituirá os professores universitários?
Quais desafios a filosofia 5.0 aborda na educação?
A atual relação entre tecnologia e educação impõe alguns desafios que, sob uma abordagem humanista e adaptativa, podem se tornar oportunidades que abrem caminho à construção da sociedade que queremos para o futuro.
1. Usar a tecnologia para um ensino mais humanizado
Isso parece muito contraditório, pois justamente uma das grandes preocupações dos educadores é que as IAs e as plataformas on-line automatizem tanto o processo de ensino que a interação humana acabe sendo considerada desnecessária.
No entanto, a tecnologia também pode ser usada para facilitar a aproximação, a conexão e a construção de vínculos significativos entre professores e alunos, incentivar um feedback mais próximo e permitir a indivíduos de diferentes partes do mundo que compartilhem suas experiências e conhecimentos.
2. Promover o desenvolvimento holístico do aluno
Muitos acreditam que o termo “holístico” tem a ver com metafísica ou medicina alternativa, mas na realidade ele vem do grego holos, que significa que algo é: relativo ao todo, não apenas a uma parte.
Ou seja, a educação holística em filosofia 5.0 busca abranger todas as áreas do ser, não apenas cognitivas ou relacionadas a habilidades práticas para a empregabilidade imediata. Por exemplo, sua esfera social, emocional e até espiritual, que hoje está mais relacionada à noção de sentido de vida e realização. O objetivo é promover o crescimento pessoal e comunitário de modo integral.
3. Aumentar o senso de responsabilidade social e ambiental
De acordo com muitos especialistas, a humanidade já possui o conhecimento e a tecnologia necessários para que a pobreza, a desigualdade social, o preconceito, a desnutrição, a injustiça, a degradação ambiental, a maioria das doenças e violências do mundo possam ser erradicadas.
Se não estamos usando as ferramentas disponíveis para perseguir esses fins, não é porque sejam metas impossíveis, mas porque ainda não temos um senso de responsabilidade social e ambiental forte o suficiente. Portanto, a educação 5.0 busca envolver os alunos e se posicionar sobre os problemas enfrentados pela comunidade imediata, mas também pela sociedade global da qual eles fazem parte.
4. Desenvolver a mentalidade de cidadania global
Viver em um mundo globalizado e ter acesso à Internet não é sinônimo de ser cidadão global e entender a profundidade e a complexidade dos problemas sociais e ambientais que impactam todos nós. Na verdade, a tecnologia pode ser uma faca de dois gumes se permitirmos que ela nos envolva em uma “bolha” de desinformação e egoísmo.
De acordo com a abordagem 5.0, é essencial cuidar para que as ferramentas digitais sejam usadas a fim de gerar consciência global entre os alunos, por exemplo, trabalhando em equipe em projetos multidisciplinares, interagindo com diferentes culturas e contextos e desenvolvendo uma mentalidade inclusiva, bem como habilidades de colaboração que podem transcender barreiras geográficas.
Leia também: 👉 Desafios e formas de promover a educação inclusiva na universidade
Como avançar para a educação 5.0 na sua IES?
Para muitas instituições de ensino, especialmente em países em desenvolvimento, ingressar plenamente na educação 4.0 e adaptar-se à transformação digital ainda representa um grande desafio, e a educação 5.0 ainda nem está no cenário imediato.
Isso não significa que não existam estratégias que possamos começar a colocar em prática para oferecer a nossos alunos uma educação mais adaptada a suas necessidades e ao mundo real que irão enfrentar. Com compromisso genuíno, podemos lançar as bases para uma transição bem-sucedida e virar a maré da educação e da transformação social na América Latina.
1. Revisar os objetivos da educação e atualizar os conteúdos
Seus planos acadêmicos estão realmente alinhados com as demandas da sociedade atual? Talvez tenham sido há alguns anos, mas as coisas mudaram com muita rapidez. O conteúdo curricular deve ser constantemente atualizado para incluir tópicos relevantes e garantir que os alunos adquiram habilidades práticas, não apenas teóricas.
Um dos objetivos mais radicais da educação 5.0 é transformar a aprendizagem em uma força autônoma que acompanha os indivíduos ao longo de seu ciclo de vida, o que também é designado como “aprender a aprender”.
2. Ensinar e avaliar com projetos multidisciplinares que tenham relevância política e social
Os mecanismos de ensino e avaliação da educação tradicional deixaram de fora inúmeros aspectos críticos da vida real e não previram de fato o desenvolvimento dos alunos de modo confiável, a ponto de milhares de pessoas com baixo rendimento escolar se tornarem extremamente bem-sucedidas e terem um grande impacto positivo em sua comunidade e vice-versa.
Incentivar projetos multidisciplinares que abordem problemas reais e relevantes na comunidade e no mundo é a melhor forma de garantir que tudo o que os alunos aprendem é relevante para eles e para o próprio contexto, e que não estamos a enchê-los de informações ou dados que eles simplesmente esquecerão quando se formarem – e que, além disso, eles realmente não precisavam memorizar, mas sim entender.
3. Dar igual peso às soft skills e à ética
Além do conhecimento acadêmico, a educação 5.0 prioriza o desenvolvimento de soft skills, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação efetiva, criatividade e adaptabilidade. Isso é fundamental em um mundo onde a tecnologia pode abrir espaços para a perseguição de objetivos ainda mais ambiciosos, ou pode nos alienar e nos tornar dependentes.
Além disso, não podemos esquecer que, mais que formar profissionais capacitados e com bom relacionamento interpessoal, é preciso formar bons seres humanos, com ética e com capacidade de tomar decisões corretas para todos, não apenas para alguns.
Na Pearson Higher Education, estamos totalmente comprometidos em ajudar sua instituição a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela era digital, mas sem negligenciar o fator humano da educação.
Todas as nossas soluções educacionais são projetadas não apenas para fortalecer as habilidades relacionadas à empregabilidade, mas também para gerar consciência social e ambiental, bem como uma cidadania global que permita às novas gerações abrir mais e melhores oportunidades para toda a América Latina. Faça o download do nosso catálogo de soluções!
Deixe um comentário