O sucesso profissional do estudante não é determinado apenas pelo nível de competência na área: habilidades sociais e digitais também são essenciais.

  1. Como são categorizadas as habilidades para o sucesso na carreira?
  2. Quais são as competências que precisa de reforçar nos seus alunos?
    Hard skills
    2.1 Domínio de uma segunda língua
    2.2 Raciocínio verbal
    2.3 Análise de dados
    Soft skills
    2.4 Autogestão
    2.5 Pensamento crítico
    2.6 Adaptabilidade
    Competências socioemocionais
    2.7 Comunicação
    2.8 Empatia
    2.9 Trabalho em equipe
    Habilidades digitais
    2.10 Gestão da informação
    2.11 Trabalho colaborativo
    2.12 Visão digital estratégica
  3. Conclusão

Para garantir a competitividade e o sucesso profissional de seus graduados na complexa indústria global 4.0, não basta mais dotá-los de excelentes ferramentas acadêmicas para que dominem os conhecimentos técnicos de sua área.

Hoje, eles precisam ter uma ampla gama de soft skills, habilidades interpessoais e até habilidades digitais que lhes permitam transitar por seus talentos em um dos ambientes mais mutáveis e voláteis que já existiram.

Explicaremos em detalhes as quatro principais categorias de habilidades para o sucesso no mercado de trabalho que devem ser fortalecidas em seus universitários e quais são as mais importantes para o contexto de trabalho atual. Acompanhe!

Como são categorizadas as habilidades para o sucesso na carreira?

De um modo geral, podemos dividir as habilidades com as quais nossos alunos se formam em:

  • Hard skills.
  • Soft skills.
  • Habilidades interpessoais.
  • Habilidades digitais.

Estritamente falando, as habilidades interpessoais são um subtipo de soft skills, e as habilidades digitais podem ser vistas como uma combinação entre soft e hard skills, mas para os propósitos deste artigo veremos cada uma das quatro separadamente.

Todos elas são necessárias ao sucesso profissional, pois se complementam de modo que os conhecimentos e os talentos de uma pessoa possam ser posicionados no momento e no lugar certos para acelerar seu desenvolvimento profissional.

Quais são as competências que precisa de reforçar nos seus alunos?

Hard skills

Referem-se à competência que temos em uma área específica do conhecimento. Nesta categoria, não é fácil definir as principais competências que seus alunos devem ter para serem bem-sucedidos profissionalmente, porque é óbvio que isso depende das particularidades de cada carreira ou especialidade.

Contudo, existem pelo menos três tipos de hard skills transversais que, independentemente da formação do aluno, serão de grande ajuda para ganhar terreno no mundo do trabalho.

1. Domínio de uma segunda língua

Sem dúvida, falar mais de um idioma está se tornando a prioridade acadêmica para o sucesso profissional de milhares de pessoas que buscam melhores oportunidades. O inglês é considerado o idioma que mais abre portas em todo o mundo, embora outros também possam oferecer uma grande vantagem em certos setores e nichos.

O mais importante é garantir que seus alunos concluam os estudos com uma certificação em língua estrangeira, pelo menos, no nível B2. Dessa forma, até mesmo seus primeiros empregos podem ser em empresas internacionais.

2. Raciocínio verbal

É uma dimensão da inteligência que nos permite muito mais do que apenas nos expressarmos corretamente: o raciocínio verbal é uma das habilidades para o sucesso porque nos possibilita resolver problemas e organizar o mundo em uma estrutura coerente.

Embora seja considerada uma habilidade difícil, o raciocínio verbal é o prelúdio de algumas das habilidades sociais e interpessoais mais relevantes, sobretudo a comunicação.

3.Análise de dados

Dados, ou melhor, big data, estão se tornando a matéria-prima com a qual empresas, organizações e governos ao redor do mundo tomam decisões críticas e estabelecem linhas de ação.

Entender como o big data funciona em geral e como ele se relaciona com nossa área de especialização é uma ponte direta para o sucesso profissional e para poder colaborar em empresas que estão reformulando o setor.

pessoas apontando tela de notebook com graficos de analises

Soft skills

As soft skills nos norteiam para saber o que fazer com as hard skills. Em outras palavras, elas nos permitem colocar o talento a serviço de causas nobres, dar sentido ao que fazemos e nos tornar a melhor versão de nós mesmos.

Atualmente, os recrutadores colocam mais ênfase do que nunca na contratação de funcionários com um bom histórico de soft skills e procuram perfis com combinações cada vez mais específicas de habilidades. Nesse sentido, podemos citar três que são altamente valorizadas independentemente da posição ou do contexto.

Leia também: 👉 Soft skills no ensino superior é estratégia para a competitividade

4. Autogestão

Implica a capacidade de autorregulação, comprometimento, automotivação e proatividade. Uma pessoa capaz de se autogerenciar busca entender o objetivo de seu trabalho e continuar treinando permanentemente.

Um profissional autogerenciado utiliza todos os seus recursos para implantar estratégias inovadoras e cada vez mais eficientes, mas também sabe criar um equilíbrio saudável entre o que contribui para a empresa e seu desenvolvimento pessoal.

5. Pensamento crítico

Permite-nos analisar todos os fatores que entram em jogo em uma situação ou um problema desafiador e implantar estratégias e soluções que otimizam tempo e recursos.

O pensamento crítico também nos ajuda a distinguir o que é correto do que não é, e a ver as coisas de diferentes ângulos e pontos de vista; por isso, é um grande aliado da empatia.

Leia também: 👉 Como desenvolver o pensamento crítico dos alunos no Ensino Superior

6. Adaptabilidade

Muito se tem falado que os ambientes de trabalho atuais estão se tornando cada vez mais VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), segundo sua sigla em inglês. A adaptabilidade a situações mutáveis e imprevisíveis já se tornou uma das habilidades mais básicas para o sucesso profissional.

Ser adaptável também significa ser resiliente, ter alta tolerância à frustração, pensar “fora da caixa” e ousar correr riscos quando necessário.

Um colaborador autogerenciável, crítico e adaptável requer supervisão mínima no trabalho, aumenta constantemente a sinergia de liderança em sua equipe e se desenvolve de modo contínuo porque impulsiona ativamente o crescimento da empresa.

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Competências socioemocionais

As competências socioemocionais contam como soft skills, mas o que as caracteriza é que aparecem em contextos sociais, ou seja, centram-se na interação dos seres humanos uns com os outros e, portanto, permitem construir relações de confiança e sinergias de liderança.

7. Comunicação

A comunicação é uma das competências para o sucesso profissional do estudante que, por sua vez, integra outras competências específicas, como:

  • Escuta ativa;
  • Raciocínio verbal
  • Loquacidade;
  • Modulação da linguagem;
  • Pensamento crítico;
  • Negociação;
  • Persuasão;
  • Empatia.

A comunicação é um dos pré-requisitos mais importantes da liderança. De fato, considera-se que nenhum grande líder conseguiu ocupar essa posição sem ser, ao mesmo tempo, um bom comunicador.

8. Empatia

Comunicar-se de maneira adequada significa colocar todas as ferramentas linguísticas a serviço de nossos objetivos; a empatia é o que faz esses objetivos serem definidos com uma filosofia ganha-ganha.

Graças à empatia, podemos encontrar soluções viáveis e proveitosas para todos os envolvidos em uma situação, e também identificar quando uma ação não é correta porque afeta negativamente os outros.

Sem dúvida, a empatia é a habilidade interpessoal mais valiosa para colocar nosso trabalho a serviço do bem comum.

9. Trabalho em equipe

Nenhum homem é uma ilha, diz o ditado. Isso significa que, na maioria dos empregos, somos obrigados a conviver, negociar e colaborar com outras pessoas. Quem sabe trabalhar em equipe não vê isso como um fardo ou um obstáculo, mas como uma oportunidade para atingir metas mais rapidamente.

Trabalhar em equipe requer habilidades como comunicação, empatia, autogestão e adaptabilidade.

grupo de pessoas em reuniao desenhando em quadro branco

Habilidades digitais

Por fim, as habilidades digitais também costumam se enquadrar em uma ou mais das categorias anteriores. O que as define precisamente é serem relacionadas a ambientes de trabalho virtuais e ferramentas digitais que estão revolucionando a forma de trabalhar em todo o mundo.

10. Gestão da informação

Significa ser capaz de pesquisar, discriminar, organizar e sintetizar enormes quantidades de informação digital. Ser capaz de gerenciar documentos na nuvem, fazer pesquisas on-line e diferenciar entre uma fonte de informação confiável e uma duvidosa são exemplos de uma gestão correta da informação.

11. Trabalho colaborativo

Essa habilidade digital se aplica a ambientes de trabalho remoto que podem ser síncronos ou assíncronos. Trabalho colaborativo, em linhas gerais, significa saber trabalhar em equipe em ambiente virtual ou remoto, sem obstáculos espaçotemporais que afetem a produtividade.

Isso inclui saber quais ferramentas utilizar, quais canais adotar e como e quando transmitir informações para facilitar o trabalho de outras pessoas.

12. Visão digital estratégica

Vai além de simplesmente saber usar as ferramentas digitais disponíveis. Um profissional com visão digital estratégica está sempre encontrando formas mais eficientes de aproveitar tecnologia de ponta para atingir os objetivos da organização de maneira escalável e sustentável.

Visão digital significa reconhecer tendências de mercado e propor melhorias inovadoras que antecipem as necessidades dos clientes de modo mais competitivo.

Conclusão

Se você quiser fornecer aos seus alunos as melhores oportunidades, fortaleça todas as habilidades-chave de que eles precisarão para enfrentar o mundo do trabalho. Na Pearson Higher Education, oferecemos soluções de alto nível para que a sua instituição de ensino superior disponibilize um diferencial de valor inigualável.

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Referencias

Goleman, D. (2011). Inteligencia Social: La nueva ciencia de las relaciones humanas (Ensayo) (1.a ed.). Editorial Kairós, S. A.

Segrera-Aarellana, Jesús Rafael, & Paez-Logreira, Heyder David, & polo - Tovar, Alexander Alberto (2020). Competencias digitales de los futuros profesionales en tiempos de pandemia. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(11),222-232.[fecha de Consulta 26 de octubre de 2021]. ISSN: 1315-5216. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27964922015

Banco Mundial (2019). Informe sobre el desarrollo mundial 2019. La naturaleza cambiante del trabajo. Recuperado de: https://www.bancomundial.org/es/publication/wdr2019

Banga, K., y te Velde, D. W. (2019). Preparing developing countries for the future of work: understanding skills-ecosystem in a digital era. The Pathways for Prosperity Commission on Technology and Inclusive Development. Oxford. 29

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