Descubra cinco estratégias para promover o protagonismo do aluno e estimular sua autonomia no ensino híbrido. Leia para saber mais!
- Para começar, qual é o conceito de “protagonismo do aluno”?
- Por que devemos incentivar esse protagonismo?
- 5 formas de promover o protagonismo do aluno no ensino híbrido
3.1. Flexibilidade e personalização do ensino
3.2. Currículo modular baseado em competências
3.3. Trilhas de aprendizagem
3.4. Aprendizagem baseada em projetos
3.5. Aprendizagem e certificação de soft skills
Explore a importância da flexibilidade, do currículo baseado em competências, das trilhas de aprendizagem, da aprendizagem baseada em projetos e da certificação de soft skills. Desenvolva um ambiente educacional que capacite os alunos a assumirem o controle de sua própria aprendizagem.
No contexto atual da educação, promover o protagonismo e a autonomia dos estudantes é cada vez mais essencial para um aprendizado significativo. Com os recursos atuais, o ensino híbrido tem se destacado como uma abordagem que combina aulas presenciais e recursos digitais, proporcionando flexibilidade e personalização do ensino.
Ao permitir que os estudantes se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem, proporcionamos uma experiência educacional cada vez mais relevante, que valoriza a autonomia e a capacidade de tomada de decisões.
Para alcançar esse objetivo, a Pearson Higher Education apresenta soluções digitais inovadoras, como a plataforma Brightspace D2L, que auxilia nesses dois desenvolvimentos. Continue lendo para explorar cinco formas de promover o protagonismo do aluno e sua autonomia no ensino híbrido, com a ajuda das soluções oferecidas pela Pearson Higher Education.
Para começar, qual é o conceito de “protagonismo do aluno”?
Quando falamos em “protagonismo do aluno” estamos nos referindo à capacidade e ao incentivo dado aos estudantes, para que assumam um papel ativo em sua própria educação. Em vez de apenas receptores passivos de conhecimento, os alunos são encorajados a explorar, questionar, participar ativamente e tomar decisões em relação ao seu processo de aprendizagem.
Por que devemos incentivar esse protagonismo?
O protagonismo no processo educacional é de extrema importância, pois permite que os alunos se tornem ativos e engajados em sua própria aprendizagem. Ao assumirem o papel de protagonistas, os estudantes possuem a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, autonomia e autodisciplina. Além disso, o protagonismo estimula a criatividade, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade pelos próprios resultados acadêmicos.
Quando os alunos são encorajados a serem protagonistas eles se tornam mais motivados, adquirem confiança e desenvolvem uma postura de aprendizagem ao longo da vida.
Separamos quatro pilares fundamentais, provenientes do desenvolvimento do protagonismo do estudante:
- Engajamento: quando os alunos se tornam protagonistas de sua aprendizagem, sentem-se mais engajados e motivados, pois criam senso de propósito e de responsabilidade, que resultam em maior envolvimento nas atividades educacionais.
- Aprendizagem significativa: ao permitir que os alunos tomem decisões sobre o que, como e quando aprender, eles se tornam mais ativos na construção de seu conhecimento. Essa abordagem promove uma aprendizagem mais significativa, em que os estudantes conseguem relacionar os conteúdos com sua própria realidade e experiências.
- Desenvolvimento de habilidades: o protagonismo do aluno também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. Essas habilidades são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos estudantes.
- Autonomia: ao assumirem um papel ativo em sua educação, os alunos desenvolvem a capacidade de tomar decisões e se tornam mais autônomos. Isso é especialmente importante para prepará-los para os desafios da vida adulta e do mercado de trabalho, em que a autonomia e a capacidade de autogestão são cada vez mais valorizadas.
5 formas de promover o protagonismo do aluno no ensino híbrido
Como podemos notar, incentivar o “protagonismo do aluno” faz com que o estudante desenvolva habilidades essenciais para a vida inteira, não somente dentro da universidade.
Saber resolver problemas, trabalhar em equipe e se comunicar efetivamente, ou então, adaptar-se a novas situações, são habilidades criadas com esse incentivo. Veja como implementá-lo, utilizando cinco estratégias:
1. Flexibilidade e personalização do ensino
No ensino híbrido a flexibilidade é uma característica-chave que permite aos alunos adaptarem seus estudos às suas necessidades individuais. Por meio da plataforma Brightspace D2L, a Pearson Higher Education oferece recursos que permitem aos alunos acessarem materiais de estudo on-line, interagirem com seus colegas e professores e acompanharem seu próprio progresso.
Essa flexibilidade possibilita que cada aluno defina o ritmo de aprendizado mais adequado e explore os conteúdos de forma personalizada, tornando-se protagonista de sua própria jornada educacional.
2. Currículo modular baseado em competências
Um dos desafios do ensino híbrido é garantir a continuidade e a coerência do currículo. Nesse sentido, a adoção de um currículo modular baseado em competências é uma estratégia eficaz, pois esse modelo permite que os estudantes adquiram habilidades específicas em cada módulo, construindo seu conhecimento de forma progressiva.
A Credly by Pearson oferece soluções que permitem a criação e o reconhecimento de microcredenciais, evidenciando as competências adquiridas pelos alunos ao longo do percurso educacional.
3. Trilhas de aprendizagem
No ensino híbrido as trilhas de aprendizagem desempenham um papel crucial ao fornecer orientação clara sobre os caminhos a serem seguidos em seus estudos. Por meio da plataforma Brightspace D2L é possível criar cursos e trilhas de aprendizagem que direcionam os alunos para os recursos mais relevantes, como livros, artigos e materiais complementares.
Leia também: 👉 Como aproveitar as trilhas de aprendizagem no ensino superior
4. Aprendizagem baseada em projetos
A aprendizagem baseada em projetos é uma abordagem pedagógica que estimula a participação ativa dos alunos na resolução de problemas reais e no desenvolvimento de habilidades práticas.
Além disso, a Pearson também oferece a plataforma de “Disciplinas Pearson”, recursos digitais que integram conteúdos teóricos com atividades práticas e desafiadoras. As Disciplinas Pearson são uma solução abrangente e flexível que permitem ao aluno acessar cursos completos de forma on-line, onde cada disciplina é elaborada para uma determinada carga horária e pode ser adaptada conforme a organização curricular de cada instituição.
5. Aprendizagem e certificação de soft skills
No ensino superior o desenvolvimento de soft skills é tão importante quanto o domínio de conhecimentos técnicos. As soft skills como comunicação, trabalho em equipe e liderança são essenciais para o sucesso profissional. A Pearson Higher Education, por meio da solução Personabilities, oferece oportunidades para os alunos desenvolverem e certificarem suas habilidades socioemocionais. Com testes psicométricos, cursos on-line e certificação, os estudantes são incentivados a se tornarem protagonistas do próprio crescimento.
Agora você já sabe: a autonomia no ensino híbrido desempenha um papel crucial no desenvolvimento do aluno como um aprendiz ativo, responsável e autônomo. Ao permitir que os estudantes assumam o controle de sua própria educação, o ensino híbrido promove o autogerenciamento, a personalização do aprendizado e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e autodidatismo, além do aumento da criatividade e o favorecimento do pensamento crítico.
Portanto, é fundamental que educadores e instituições de ensino incentivem a autonomia no contexto do ensino híbrido, oferecendo aos alunos as ferramentas e o suporte necessário para poderem se tornar protagonistas de sua própria aprendizagem e alcançar um crescimento educacional duradouro. Conheça o nosso catálogo de soluções!
Deixe um comentário