Os critérios de avaliação das universidades estão mudando. Descubra como realizar melhores  avaliações com um sistema de gerenciamento de aprendizagem LMS.

  1. Quais são as principais dimensões da avaliação universitária atual?
    1.1. Conhecimentos e habilidades aplicadas
    1.2. Habilidades de pensamento crítico
    1.3. Colaboração e trabalho em equipe
    1.4. Nível de autonomia e autogestão
    1.5. Integração multidisciplinar
  2. Como tornar as avaliações universitárias mais eficientes?
  3. Como um sistema de gestão de aprendizagem facilita uma avaliação abrangente?
  4. Brightspace D2L: uma solução para avaliação universitária abrangente

Na era da educação digital, os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) não apenas revolucionaram a forma como os cursos são ministrados, mas também a forma como a aprendizagem dos alunos é avaliada. 

Hoje, examinaremos os pontos essenciais a serem considerados nas avaliações universitárias e como os LMS estão simplificando a avaliação educacional, pois permitem automatizar certos processos repetitivos e, por outro lado, também estão fornecendo dados valiosos e ferramentas de análise para fazer avaliações mais detalhadas e levar em conta diferentes dimensões da aprendizagem.

Quais são as principais dimensões da avaliação universitária atual?

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À medida que a forma como os alunos aprendem evolui, o mesmo acontece com a maneira como são avaliados. Os avanços tecnológicos, como a adoção de plataformas LMS e ferramentas analíticas, bem como a ênfase na empregabilidade e na relevância da aprendizagem na vida real, permitiram o surgimento de uma abordagem mais abrangente e centrada no aluno. 

Por exemplo, a avaliação tradicional costumava ser baseada em exames ou artigos escritos, mas felizmente essa dinâmica mudou para dar origem a tipos de avaliação mais diversos de acordo com o modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). 

Em outras palavras, o critério do conhecimento teórico está evoluindo para favorecer a aplicação prática de conceitos em contextos e problemas do mundo real e, portanto, também está começando a levar em conta aspectos transversais muito importantes, como as soft skills

Ao projetar e conduzir avaliações em nível universitário, há vários pontos-chave que devem ser considerados para garantir que eles reflitam com precisão o desempenho e o potencial dos alunos:

1. Conhecimentos e habilidades aplicadas

Embora a avaliação do conhecimento teórico ainda seja importante, acima de tudo devemos avaliar as competências práticas que os alunos adquirem em suas áreas de estudo. Isso pode incluir a capacidade de resolver problemas reais, aplicar conceitos em situações relevantes e realizar projetos que permitam otimizar soluções já existentes, entre outros pontos.

2. Habilidades de pensamento crítico

O exercício da aprendizagem transcende sempre a mera memorização de informações; consiste principalmente em integrar os novos dados tanto com o nosso conhecimento prévio quanto com as necessidades de cada situação particular, bem como com determinados valores e diretrizes éticas. 

Em cada avaliação, os alunos devem ser desafiados a avaliar, sintetizar, integrar ou aplicar informações de maneira crítica e reflexiva, em vez de simplesmente repetir de memória o que aprenderam. Por exemplo, por meio da análise de casos, comparação de diferentes soluções ou perspectivas, bem como resolução de problemas abertos.

Leia também: 👉 3 formas de fomentar o trabalho colaborativo nas aulas universitárias

3. Colaboração e trabalho em equipe

No mundo de hoje, o conhecimento aplicado dificilmente será suficiente para resolver situações complexas se não tivermos a capacidade de nos comunicar e colaborar com os outros a fim de alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos. 

As habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz e colaboração são competências transversais cada vez mais valorizadas na avaliação universitária. Projetos colaborativos virtuais em um LMS são uma maneira eficaz de avaliar simultaneamente conhecimentos teóricos, habilidades práticas e soft skills.

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4. Nível de autonomia e autogestão

Assim como o trabalho em equipe é fundamental, na era digital a capacidade de encontrar as informações de que precisamos por conta própria, por meio do uso adequado de ferramentas tecnológicas, tornou-se extremamente importante. 

Uma avaliação universitária pode exigir um alto nível de autonomia e julgamento dos estudantes – por exemplo, solicitando que sejam eles a investigar alguns dos dados necessários para melhor contextualizar dado problema. O nível de autogestão também pode ser avaliado considerando se os alunos enviaram suas entregas em tempo hábil.

5. Integração multidisciplinar

Soluções eficazes nos mundos industrial, trabalhista e científico muitas vezes exigem a integração de conhecimentos de múltiplos campos. A avaliação universitária deve promover essa integração multidisciplinar, desafiando os estudantes a fortalecer e aplicar a própria compreensão de diferentes áreas para abordar problemas complexos. Por exemplo, avaliar por meio de projetos que exigem a colaboração de alunos de diferentes especialidades.

Leia também: 👉 O que é multidisciplinaridade no Ensino Superior e como aplicar na IES

Como tornar as avaliações universitárias mais eficientes?

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Sem dúvida, cada um dos tipos de avaliação universitária em sua instituição dependerá muito das exigências de cada disciplina, unidade e módulo. No entanto, algumas boas práticas gerais que serão muito úteis para os professores na hora de planejar as avaliações são as seguintes:

  • Use como contexto situações e problemas o mais realistas possível.
  • Ofereça opções com diferentes tipos de avaliação de acordo com diferentes estilos de aprendizagem.
  • Determine objetivos claros e mensuráveis, de preferência com rubricas.
  • Identifique como os novos conhecimentos são integrados aos conhecimentos anteriores.
  • Procure pontos de conexão interdisciplinar com outros assuntos.
  • Incentive a avaliação por meio da ABP, mas certificando-se de que os projetos sejam realmente complexos e ambiciosos, para que não recaiam sobre um único aluno.
  • Diversifique os formatos de autoavaliações individuais, por exemplo, com provas de múltipla escolha, questões abertas, simulações virtuais, apresentações multimídia, discussões on-line etc.
  • Forneça feedback claro e oportuno aos alunos.

Como um sistema de gestão de aprendizagem facilita uma avaliação abrangente?

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Um sistema de gestão de aprendizagem com funcionalidades estratégicas para o ensino universitário oferece aos educadores e alunos um espaço digital no qual eles podem interagir, compartilhar recursos, colaborar e, claro, avaliar o progresso acadêmico. 

Os LMS simplificaram a avaliação, automatizando várias tarefas repetitivas, mas ao mesmo tempo forneceram possibilidades muito mais sofisticadas graças à análise de dados e à ampla variedade de formatos que suportam. 

Atualmente, essas plataformas de gerenciamento do aprendizado oferecem uma série de vantagens que contribuem para a melhoria da avaliação educacional, veja:

Diversidade nas avaliações

Os LMS permitem aos educadores que criem e gerenciem uma ampla gama de avaliações on-line em diferentes formatos, de questionários a projetos colaborativos, além de automatizar grande parte do trabalho relacionado à avaliação, incluindo uma parte do feedback. 

Isso também dá aos alunos várias maneiras de demonstrar a própria compreensão e a possibilidade de conhecer alguns de seus resultados imediatamente após a apresentação das avaliações.

Leia também: 👉 Tudo sobre a avaliação de aprendizagem

Adaptabilidade e customização

Os LMS podem ser adaptados às necessidades, ritmos e estilos de aprendizagem de cada aluno e/ou equipe. Por exemplo, com um LMS, os alunos podem apresentar seus exames ou formar seus portfólios de projetos finais ao longo de uma semana inteira de avaliação, em vez de ter um único dia para fazê-lo pessoalmente com o professor.

Feedback contínuo

O outro lado da avaliação é o feedback, porque não se trata apenas de dizer ao aluno qual nota ele obteve, mas garantir que ele entenda o porquê e, acima de tudo, como ele pode continuar melhorando. 

Os LMS permitem oferecer feedback imediato sobre alguns tipos de avaliação, mas também registrar o progresso individual e em grupo para que os professores identifiquem pontos fortes e áreas de oportunidade. Por outro lado, os alunos sempre se beneficiam de ter uma visão panorâmica e histórica do próprio progresso por meio das várias disciplinas e módulos.

Análise de dados

Uma das maiores vantagens dos LMS é a capacidade deles de gerar bancos de dados com informações valiosas sobre o desempenho de alunos e professores. Os tomadores de decisão podem acessar relatórios detalhados que mostram o progresso coletivo, analisar padrões e tendências e tomar decisões mais bem informadas para a instituição e os vários planos de estudo. 

Isso não se aplica apenas aos alunos: por exemplo, se os dados do LMS mostram que grupos de professores com mais alunos têm um desempenho ruim, essas informações são úteis para tomar a decisão de atribuir menos horas ou grupos a cada professor a fim de evitar sobrecarga de trabalho.

Leia também: 👉 Plataformas digitais educacionais: 5 vantagens para o processo de ensino

Brightspace D2L: uma solução para avaliação universitária abrangente

Se você está procurando um LMS para sua instituição universitária que facilite uma avaliação abrangente, o Brightspace D2L irá surpreender, não apenas porque se integra perfeitamente a todas as soluções Pearson, mas também porque oferece uma série de recursos que são essenciais a uma avaliação eficaz:

  • Percursos de aprendizagem personalizados.
  • Conteúdo dinâmico que se adapta às conquistas de cada aluno.
  • Portfólios multimídia para que os alunos registrem o próprio progresso de maneira abrangente.
  • Função de comentário em documentos de avaliação para melhor feedback, sejam de trabalhos por escrito ou de áudio e vídeo.
  • Automação da classificação de exames.
  • Ferramentas analíticas e de aprendizagem adaptativa.

O Brightspace D2L é uma das plataformas LMS mais robustas, flexíveis e abrangentes disponíveis no mercado. Possui diversas funcionalidades que se adaptam às necessidades de sua universidade e dos alunos. Convidamos você a conhecer essa ferramenta para aumentar a proposta de valor de sua instituição, com total apoio da Pearson. Faça o download da apresentação do Brightspace D2L! 
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Referências

ALVARADO, M. A. Retroalimentación en educación en línea: una estrategia para la construcción del conocimiento. 2014. Disponível em: http://ried.utpl.edu.ec/sities/default/files/files/file/archivo/volumen17-2/retroalimentación.pdf. Acesso em: 27 set. 2023. 

HAMODI, C.; LÓPEZ PASTOR, V. M.; LÓPEZ PASTOR, A. T. Medios, técnicas e instrumentos de evaluación formativa y compartida del aprendizaje en educación superior. Perfiles Educativos, 2015. 

LAZCANO, L. Instrumentos de evaluación de aprendizaje en entornos virtuales. Perspectiva de estudiantes y aportes de docentes. Universidad Nacional de la Patagonia Austral. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5919087.pdf. Acesso em: 27 set. 2023. 

Pearson Higher Education
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