O ensino personalizado é uma tendência essencial para o modelo de ensino híbrido. Conheça 7 passos para implementar na IES.


  1. Visão estratégica e objetiva
  2. O novo papel do docente
  3. Aprendizagem colaborativa
  4. AVA para um ensino personalizado efetivo
  5. Implemente um acervo virtual de acordo com o MEC
  6. Divulgue a nova metodologia de ensino personalizado
  7. Análise de métricas e resultados

Não é nenhuma novidade que o ensino personalizado é uma estratégia interessante para promover o desenvolvimento dos estudantes de forma individual no ensino superior. Nesse modelo educacional, consideram-se as principais necessidades, dificuldades e os objetivos profissionais do estudante.

A aprendizagem personalizada considera, portanto, o perfil de cada grupo de aluno, seus conhecimentos prévios, os interesses e uma série de outros fatores.

A ideia é que cada estudante possa aprender no seu ritmo e com total autonomia. O verdadeiro propósito é tornar o estudante protagonista da sua jornada de aprendizagem.

Entretanto, implementar essa metodologia requer diversas adaptações e mudanças no processo e no planejamento educacional da IES.

A seguir, conheça os principais fatores que precisam de atenção na hora de flexibilizar os currículos dos cursos e personalizar o ensino.

7 passos para aplicar o ensino personalizado na IES

ensino personalizado na IES passo a passo

1 - Visão estratégica e objetiva

O primeiro passo para implementar uma grade curricular do futuro com foco na empregabilidade é ter uma visão estratégica sobre a realidade da sua instituição.

Afinal, será necessário implementar práticas e estruturas que direcionam a sala de aula de uma forma não convencional. Para isso, é importante entender melhor o momento da sua IES, o perfil dos seus alunos e dos seus professores.

Para ter confiança de implementar uma nova metodologia de ensino, é preciso oferecer oportunidades para os estudantes compreenderem as principais mudanças. Da mesma forma, será crucial preparar os professores para uma nova era.

Sendo assim, avalie os pontos fortes da estratégia e o que precisa ser aperfeiçoado no processo para oferecer essa modalidade na sua IES de forma eficaz e que traga bons resultados.

2 - O novo papel do docente

Vale ressaltar que na personalização do ensino, o docente perde a sua posição de protagonismo. Nesse modelo, o estudante ganha liberdade e autonomia para indagar, criar e utilizar recursos para a resolução de problemas.

O novo papel do docente no ensino superior é de mediador, quem guia os estudantes aos seus maiores propósitos profissionais.

Em outras palavras, o professor é responsável por identificar e potencializar as capacidades individuais de cada aluno.

Além disso, devem estar totalmente preparados para dominar as novas tecnologias digitais para colaborarem com inovação e desenvolvimento de diferencial na IES.

Os docentes têm a oportunidade de utilizar uma infinidade de recursos para tornar as aulas muito mais criativas e dinâmicas para guiar os estudantes em suas trilhas de aprendizagem. Como consequência, isso cria uma experiência enriquecedora aos estudantes que se tornarão, cada vez mais, fidelizados.

3 – Aprendizagem colaborativa

ensino personalizado no ensino superior

A personalização de ensino tem forte relação com a aprendizagem colaborativa. Aliás, uma metodologia precisa da outra para gerar um ensino eficaz.

Principalmente quando falamos em ensino híbrido, os estudantes precisam de interação para que haja engajamento suficiente para aumentar o desempenho nos cursos. Nesse contexto, o processo educacional é facilitado pela interação social entre os discentes.

Cria-se, então, um ambiente de colaboração, autoavaliação e cooperação por objetivos similares. Com a aprendizagem colaborativa, torna mais fácil para o docente a identificação de perfis distintos de cada estudante.

Outro benefício da estratégia é o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos que surge por meio de discussões e argumentos saudáveis.

Contudo, para aplicar ambas as estratégias no ensino superior, é essencial que haja plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizado que possam trazer uma experiência superior às aulas presenciais para motivação nos estudos.

4 – AVA para um ensino personalizado efetivo

Para que a sua instituição de ensino superior tenha sucesso na jornada da personalização, é fundamental escolher o melhor Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Afinal, é preciso contar com uma tecnologia de ponta para que esse processo de transição do ensino tradicional ao ensino do futuro seja implementado de uma forma tranquila e segura.

Por meio do ambiente virtual de aprendizagem, é possível montar cursos de forma estratégica e personalizada. Além disso, possibilita a flexibilização curricular no ensino superior com disciplinas eletivas únicas e que agregam valor ao futuro profissional do estudante.

O AVA é uma verdadeira disrupção no modelo educacional.

Os docentes têm maior controle nos processos e planos de aula, na comunicação e feedbacks com os estudantes e podem criar automações para facilitar o dia a dia na instituição de ensino.

Além da aplicação da aprendizagem colaborativa e personalização do ensino, é possível implementar diferentes e modernas metodologias como a aprendizagem baseada em competências ou o mobile learning.

banner mobile learning aplicacoes motivos para ies

5 – Implemente um acervo virtual de acordo com o MEC

O acervo virtual servirá como principal pilar para a implementação de todas essas metodologias de ensino mencionadas.

Além disso, ajudará o professor a se preparar melhor para lecionar e o discente a obter conhecimentos de forma independente. Uma IES que deseja aderir às tendências tecnológicas e opta por uma Biblioteca Virtual deve montar um planejamento cauteloso que vá de acordo com as exigências do MEC, o Ministério da Educação.

Basicamente, o MEC avalia:

  • Informatização do acervo e catalogação.
  • Atualização e segurança do banco de dados.
  • Acessibilidade.
  • Bibliografia básica.
  • Bibliografia complementar.

A Biblioteca Digital ajuda a IES obter melhor avaliação pelo MEC, a fomentar a leitura, a implementar novas metodologias de ensino, facilita o ensino remoto, ajuda a reduzir custos e promove a acessibilidade no ensino superior.

6 - Divulgue a nova metodologia de ensino personalizado

ensino personalizado na IES como fazer

Saiba que ao oferecer um ensino personalizado, você estará implementando uma metodologia inovadora no mercado. Por ainda ser considerada uma tendência, é muito importante que a sua IES tenha um ótimo planejamento de divulgação para se destacar entre os estudantes matriculados e aumentar a taxa de captação.

Sendo assim, invista em boas estratégias de marketing, pois serão essenciais para trazer uma introdução do conceito e aplicação de forma prática no dia a dia dos estudantes.

Dessa forma, é possível criar um plano de divulgação eficiente para apresentar essa novidade na sua região, despertando o interesse dos pais e alunos na metodologia, explicando como ela funciona e quais os resultados positivos que ela trará para a vida profissional do estudante.

Confira algumas ideias para divulgar a metodologia:

  1. Invista em anúncios de rádio local;
  2. Faça parcerias com programas de TV local;
  3. Divulgue no jornal da sua cidade;
  4. Aposte em outdoors em pontos estratégicos da sua cidade;
  5. Invista em anúncios pagos e links patrocinados no meio digital;
  6. Crie muito conteúdo informativo no blog da sua IES;
  7. Elabore um calendário de conteúdo educativo para redes sociais que conduza o estudante pela jornada de compra;
  8. Invista em um atendimento omnichannel para tirar as dúvidas do público;
  9. Promova vídeos e lives com os docentes explicando mais sobre a tendência.

7 - Análise de métricas e resultados

A personalização de ensino e todo o ecossistema educacional envolvido trará uma nova perspectiva de crescimento para a IES. Por isso, é crucial que o gestor desenvolva planos de análises, metas e objetivos.

O mais interessante é que as plataformas AVA e Biblioteca Virtual contam com um dashboard analítico, fácil e intuitivo. É possível gerar relatórios e reunir dados de comportamento dos estudantes, resultados das metodologias aplicadas e ter uma visão muito mais ampla sobre tudo o que está acontecendo na sua IES.

Dessa maneira, fica muito mais fácil personalizar o ensino e compor um planejamento estratégico voltado para dados reais da sua própria IES. Muito interessante, não é mesmo?

Agora você já sabe o que é aprendizagem personalizada e já sabe como aplicar de forma segura e eficiente na sua IES. 

Aproveite para conhecer as Plataformas de Aprendizagem da Pearson Higher Education, a maior empresa de aprendizagem do mundo! 

Conheça as Plataformas de Aprendizagem!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados