Os indicadores de gestão educacional são um dos melhores aliados das universidades que desejam melhores resultados em todas as áreas.

  1. 5 características dos indicadores de gestão educacional
    1.1. Medem um ou vários aspectos relevantes para nossos objetivos
    1.2. Os números são dados verificáveis e mensuráveis, não percepções 
    1.3. São comparáveis ao longo do tempo
    1.4. São controláveis, pelo menos em parte  
    1.5. Sua importância é clara para todos os envolvidos  
  2. Quais são as vantagens de utilizar indicadores de gestão universitária?
  3. 11 tipos de indicadores de gestão mais importantes nas universidades
    3.1. Indicadores relacionados aos alunos
    3.2. Indicadores relacionados aos professores
    3.3. Indicadores relacionados à gestão administrativa
  4. Como são analisados os indicadores de gestão universitária?

Ter clareza sobre os indicadores de gestão educacional mais importantes para os objetivos da sua instituição de ensino superior é a melhor forma de tomar decisões estratégicas e aumentar a qualidade de sua oferta acadêmica.  

Dizem que o que não pode ser medido não pode ser melhorado, mas não basta medir e acumular informações descritivas: os indicadores de gestão são números comparativos que nos ajudam a entender quantitativa e qualitativamente o que está acontecendo em nosso centro educacional. 

Os indicadores são expressos como correlações verificáveis entre o passado e o presente que nos permitem monitorar nosso progresso, medir a eficácia de nossas ações e fazer previsões para o futuro. 

Hoje vamos rever quais são os mais importantes que a equipe gerencial de uma instituição de ensino superior deve ter em conta, de acordo com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho atual. Acompanhe!

5 características dos indicadores de gestão educacional

aluna a falar com as suas colegas de turma

Os indicadores de gestão são geralmente compostos por dados comparativos e frequentemente envolvem a realização de algum tipo de análise estatística. Por exemplo, o número de alunos matriculados em uma instituição, por si só, não nos diz muito, mas a relação entre o orçamento obtido pela instituição e as matrículas que ela tem ano após ano nos dá informações sobre a eficiência no uso dos recursos.  

Algumas das características mais importantes de qualquer indicador de gestão universitária são as seguintes:

1. Medem um ou vários aspectos relevantes para nossos objetivos

Isso depende de cada universidade e das necessidades de sua comunidade estudantil. O primeiro erro que devemos evitar é pensar que todos os indicadores de gestão são igualmente importantes para todas as instituições: precisamos primeiro focar nos mais urgentes e viáveis para nós.

2. Os números são dados verificáveis e mensuráveis, não percepções  

Por exemplo, um indicador de absenteísmo acadêmico deve ser baseado em listas de presença assinadas, não na opinião dos professores de que “muitos alunos estão faltando às aulas”. Embora as percepções sejam válidas, são necessários dados quantitativos confiáveis para realizar as análises. 

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3. São comparáveis ao longo do tempo  

Talvez saibamos que a taxa de realização das atividades extracurriculares de nossos alunos é de 80%. Mas, novamente, esse número por si só não nos ajuda a tomar melhores decisões. Seria necessário levar em conta qual era a faixa de utilização do período anterior, ou qual é a faixa em outras instituições similares.

4. São controláveis, pelo menos em parte  

Ou seja, podem ser afetados ou modificados de acordo com ações internas que estão sob nosso controle. Por exemplo, a situação socioeconômica dos alunos antes da matrícula não é um indicador de gestão educacional porque não depende de nós, mas a situação socioeconômica subsequente deles é, até certo ponto. 

transformacao digital no ensino superior

5. Sua importância é clara para todos os envolvidos  

Isso permite que todo o corpo docente e administrativo, bem como os alunos, estejam realmente motivados para medir, descrever e melhorar os indicadores ao longo do tempo. Por exemplo, os alunos podem reservar um tempo, com o objetivo de completar pesquisas de satisfação sobre seus professores, e os professores entendem a importância de levar a sério as avaliações de seus alunos para continuar melhorando. 

A quantidade de dados relacionados com os indicadores de gestão administrados por uma instituição de ensino pode ser avassaladora, pelo que para realizar as análises estatísticas correspondentes e obter delas informações valiosas e úteis são necessários pelo menos tecnologia de automação de gestão, centros de dados e pessoal treinado para interpretar corretamente os valores. 

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Quais são as vantagens de utilizar indicadores de gestão universitária?

estudantes que ouvem a palestra e analisam as respostas

Ter uma estratégia sólida baseada em indicadores de gestão adequados nos permite à instituição:

  • Demonstrar que as estratégias que estamos implantando são eficazes, ou adotar as ações pertinentes para que se tornem assim.
  • Alinhar todas as áreas da universidade na busca de objetivos comuns.
  • Avaliar o quanto as metas esperadas estão sendo alcançadas em cada um dos departamentos.
  • Criar um raio-X com um “panorama global” de nossa universidade para apresentá-lo às autoridades educacionais competentes.
  • Identificar problemas, áreas de oportunidade ou ameaças com antecedência. Por exemplo, os alunos que são mais propensos a abandonar a escola.
  • Criar um registro útil para auditorias e participação em concursos e programas de qualidade.
  • Promover a cultura institucional por meio do fortalecimento ativo de nossos valores.

11 tipos de indicadores de gestão mais importantes nas universidades

estudantes que partilham respostas a um problema de classe

Como as universidades possuem áreas diversas e estão em contextos socioculturais diferentes, a lista de possíveis indicadores que nos informam sobre a eficiência da gestão é imensa. No entanto, uma primeira classificação em três grandes categorias é muito útil para delinear melhor aquelas em que nossa instituição deve se concentrar. 

Ressalta-se que a divisão em categorias é meramente prática, pois todos os indicadores, embora pareçam ser de áreas diferentes, estão intimamente relacionados entre si.

Indicadores relacionados aos alunos

1. Desempenho acadêmico 

É medido com base nas notas do aluno, bem como em sua participação em atividades acadêmicas, e tem a ver não apenas com seu esforço, mas também com a qualidade do ensino e com os critérios de avaliação, de modo que esse indicador é sensível e não deve ser usado por si só para gerar interpretações.

2. Conclusão dos estudos e evasão escolar

Embora em teoria sejam dois indicadores diferentes, vale a pena analisá-los em pé de igualdade com deserções temporárias, ou seja, alunos que saem por um tempo, mas retornam e finalmente se graduam. 

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3. Grau de satisfação

Deve ser medido o quanto os alunos estão satisfeitos com a instituição em geral, levando em consideração os professores, os planos de estudo, os funcionários e os processos administrativos etc.

4. Nível de proficiência em inglês e alfabetização digital em cada semestre

Saber inglês e estar familiarizado com a tecnologia tornaram-se dois dos fatores mais importantes para a empregabilidade no mercado de trabalho atual. Se quisermos aumentar os indicadores na graduação relacionados à empregabilidade, é útil começar medindo e realizando ações relacionadas a esses dois ao longo de toda a carreira.

5. Empregabilidade

Este indicador é extremamente relevante, ainda mais que o desempenho acadêmico, e é dividido em vários subindicadores. Isso nos ajuda a avaliar quanto tempo leva para os alunos conseguirem um emprego após a formatura, se está relacionado ao que estudaram, quanto ganham e até mesmo se conseguiram um emprego de meio período antes de se formarem. 

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Indicadores relacionados aos professores

alunos a ouvir o seu professor a dar aulas no quadro negro

6. Nível de satisfação e rotatividade

Principalmente este indicador deve nos ajudar a entender quão adequados, atualizados e flexíveis os professores consideram os currículos e quantas facilidades o pessoal e os regulamentos administrativos oferecem.  

É essencial que os professores se sintam à vontade para aplicar metodologias criativas inovadoras, bem como para colaborar uns com os outros em projetos multidisciplinares.

7. Formação

Com que frequência nossos professores se capacitam e em que áreas? Eles aproveitam os cursos ou seminários que a instituição disponibiliza? Você faz cursos de pós-graduação ou oficinas de pedagogia por conta própria? Hoje, mais do que nunca, a capacitação de professores é essencial para acompanhar as novas tecnologias e os objetivos educacionais. 

Nova call to action

8. Gestão de projetos STEM entre seus alunos

Embora este indicador seja relativamente novo, ele se alinha ao novo paradigma educacional que prioriza a educação baseada em projetos. Com ele podemos saber quantos projetos nossos professores estão orientando e se a partir deles os critérios de avaliação desejados foram atendidos ou não.

Indicadores relacionados à gestão administrativa

secretária feminina no gabinete do director

9. Financiamento obtido (e para que serve)

Para as instituições de ensino – tanto privadas como públicas – este é um indicador crucial, pois dele dependem muitas das ações de melhoria que podem ser realizadas. O financiamento pode vir de mensalidades, governo, fundações ou organizações que promovem a educação.

10. Número de candidatos vs. número de alunos inscritos

Este indicador nos ajuda a determinar se é necessário alterar o requisito ou a adequação do processo de admissão, tendo em conta o número de pessoas que pretendem inscrever-se, bem como a real capacidade da universidade.  

Se houver menos alunos matriculados do que a instituição pode acomodar, é necessário implantar estratégias que ajudem os candidatos a chegarem mais bem preparados para o exame. 

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11. Nível de mobilidade estudantil e montante do apoio financeiro

Nos ajudam a saber quantos alunos estamos ajudando a fazer intercâmbio para outros países e quantos recursos de apoio à formação ou à investigação estamos conseguindo distribuir a nossos alunos.  

Se a quantidade de recursos disponíveis for maior que a de recursos distribuídos, é necessário fortalecer os programas acadêmicos, de modo que mais alunos atendam aos requisitos para obter tais apoios.

Como são analisados os indicadores de gestão universitária?

grupo de estudantes de diferentes nacionalidades que conversam entre si

Como já mencionamos, nenhum indicador nos fornece informações úteis por si só, mas deve ser comparado com outros, com o contexto e com os próprios parâmetros ao longo do tempo.  

Por exemplo, se constatarmos que o nível de literacia digital dos alunos é muito baixo, ao mesmo tempo que dedicamos pouquíssimos recursos econômicos à aquisição de equipamentos de informática e de laboratório, isso nos ajuda a tomar decisões mais bem informadas quanto ao orçamento seguinte e a dar mais ênfase à aquisição de tecnologia

Outro exemplo: se temos um nível muito baixo de satisfação dos alunos com os professores, mas também um baixo nível de satisfação dos professores com os programas acadêmicos e a empregabilidade dos alunos na graduação, é possível que o problema não sejam os professores, mas sim os planos de estudo. 

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Referências

Morduchowicz, A. (2006) Los indicadores educativos y las dimensiones que los integran. Buenos Aires. International Institute for Educational Planning, UNESCO. Extraído de: https://eco.mdp.edu.ar/cendocu/repositorio/01132.pdf  
  
Jabaloyes, J y Carot, J.M. (2005). Catálogo de indicadores para la evaluación de la gestión. Conselleria d’Educación de la Generalitat Valenciana. Extraído de: https://ceice.gva.es/documents/162784507/162787169/portada_1.pdf/bd08042d-7791-4c97-bec1-5c9a4d26529a  
  
Sauvageot, C. (1997) Indicadores para la planificación de la educación: una guía práctica. Paris: IIEP. UNESCO. Extraído de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000103407_spa 

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