Um dos maiores desafios nas instituições de ensino é digitalizar os conteúdos didáticos para os novos modelos de ensino remoto e híbrido. 

  1. Por que é importante organizar o conteúdo educacional digital de sua instituição?
  2. 5 passos para digitalizar seu conteúdo educacional corretamente
    2.1. Revise seus planos curriculares e projete seu novo modelo educacional
    2.2. Crie novas trilhas de aprendizagem
    2.3. Adapte o conteúdo educacional a diferentes estilos de aprendizagem
    2.4. Utilize um ambiente de aprendizagem virtual personalizável
    2.5. Habilite uma biblioteca virtual com recursos suficientes

Atualmente, a maioria dos estudantes de qualquer instituição de ensino superior (IES) compartilha alguns traços ou características emergentes que estão definindo o curso dos programas acadêmicos. O conteúdo educacional está mudando para acomodar uma geração na qual os alunos:

  • São quase totalmente nativos digitais.
  • Acostumaram-se de uma forma ou de outra com o modelo de aprendizagem remota.
  • Estão prestes a enfrentar um mercado de trabalho muito competitivo que exige um alto nível de habilidades digitais.

Um dos desafios mais importantes pelos quais as IES estão passando é digitalizar os conteúdos didáticos para que realmente se adaptem aos modelos de ensino remoto ou híbrido, e também aproveitar todas as vantagens da tecnologia na formação de seus alunos. 

Sem dúvida, as novas tecnologias definem os modelos educacionais mais inovadores, e estes incluem não apenas os dispositivos eletrônicos, mas também as metodologias de ensino-aprendizagem mais sofisticadas que são resultado de anos de pesquisa multidisciplinar em pedagogia, psicologia e neurociência.

Por que é importante organizar o conteúdo educacional digital de sua instituição?

jovem estudante lendo informação virtual a partir do seu dispositivo

De acordo com o Relatório 2021 da consultoria Educase, as tendências educacionais mais importantes que ganharam força após a pandemia estão relacionadas à “Adoção generalizada de modelos híbridos de aprendizagem” e ao “Aumento exponencial de recursos e tecnologia educacionais”. Ou seja, essas são as duas prioridades atuais das IES que querem se manter competitivas. 

Uma coisa é ter o conteúdo que usamos em nossos programas acadêmicos “digitalizado”, para que, no mínimo, esteja disponível remotamente para alunos e professores. Outra é ter o conteúdo educacional organizado em um ecossistema congruente e sinérgico de aprendizagem.

Em decorrência dos últimos acontecimentos no Brasil, muitas organizações tiveram de implantar a digitalização de conteúdo emergencial, mas, ao mesmo tempo, aprendemos sobre a necessidade de construir sistemas de aprendizagem flexíveis e capazes de se adaptar a todo tipo de situação, justamente para não ter que trabalhar com recursos administrados às pressas. 

O investimento de tempo e recursos que fazemos para organizar os conteúdos educativos digitais está intimamente relacionado com o modelo de ensino que queremos oferecer para nos adaptarmos aos estilos de aprendizagem e às necessidades das novas gerações. 

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5 passos para digitalizar seu conteúdo educacional corretamente

informação da mulher estudante consultando o seu dispositivo na biblioteca

Se você está no processo emocionante de dar o salto definitivo para organizar todo o conteúdo digital da sua instituição de ensino superior, recomendamos que siga esta sequência de cinco etapas:

1. Revise seus planos curriculares e projete seu novo modelo educacional

Antes de avançar com qualquer estratégia de organização de seu conteúdo digital, pense no novo modelo de ensino-aprendizagem que você deseja que caracterize sua instituição e faça a si mesmo perguntas críticas:

  • Como o aprendizado do aluno será integrado a modelos presencial, remoto e híbrido?
  • De quais tecnologias alunos, professores e salas de aula inteligentes precisarão para que o conteúdo seja entregue de modo correto?
  • Quais serão as propostas de valor da instituição no novo horizonte educacional?
  • É necessário fazer mudanças nos programas educacionais para que se adaptem à nova realidade?

Se você estiver trabalhando com planos curriculares que existem há muitos anos, talvez seja necessário fazer ajustes para adaptá-los às novas demandas da educação. Felizmente, você está no melhor momento para fazer isso e transformar a criação de novos conteúdos educacionais e caminhos de aprendizagem em uma parte fundamental de sua estratégia de organização digital. 

Leia também: 👉 Conteúdos digitais no Ensino Superior: o futuro do aprendizado é virtual?

2. Crie novas trilhas de aprendizagem

Os caminhos de aprendizagem são um novo modelo baseado nos princípios de microlearning e aprendizagem adaptativa. Em primeiro lugar, definem-se os objetivos gerais dos cursos em relação às competências ou habilidades que se pretende desenvolver; em seguida, os tópicos são divididos em módulos que, por sua vez, se entrelaçam para configurar diferentes "caminhos" que o aluno pode seguir para a meta. 

A criação de percursos de aprendizagem permite agilizar o ensino de várias formas, e uma das mais relevantes é aquela que oferece aos alunos a possibilidade de começar com os temas a partir de objetivos particulares que lhes são mais atrativos e medir o progresso em uma perspectiva gamificada. 

transformacao digital no ensino superior

3. Adapte o conteúdo educacional a diferentes estilos de aprendizagem

Depois de definir as trilhas de aprendizagem, você deve considerar que os alunos têm estilos de aprendizagem diferentes. Enquanto alguns se saem melhor com vídeos explicativos, outros acham mais fácil entender o tema por meio de diagramas, e alguns preferem o sempre confiável livro interativo. 

Os módulos de suas rotas de aprendizagem devem ter recursos em formatos diferentes para que os alunos abordem o conteúdo com aquele ou aqueles que fazem mais sentido para eles. Alguns exemplos de formatos de conteúdo educacional digital que você pode aproveitar são:

  • Vídeos.
  • Infográficos.
  • Webinars.
  • Esquemas dinâmicos.
  • Livros interativos.
  • Podcasts ou audiolivros.
  • Cadernos digitais com exercícios práticos.
  • Jogos didáticos.

4. Utilize um ambiente de aprendizagem virtual personalizável

grupo de estudantes que consultam informação na biblioteca 
Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System – LMS) são os ecossistemas digitais nos quais estão alojados e organizados todos os recursos e conteúdos educativos de uma instituição. São plataformas na nuvem que podem ser acessadas com nome de usuário e senha de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. 

Existem muitas plataformas LMS no mercado, e uma característica que as define é justamente sua versatilidade para se adaptar a uma ampla gama de planos acadêmicos e de ensino, estudantis e até mesmo administrativos. 

Independentemente de qual alternativa melhor se adequa às necessidades de sua instituição, é importante que você priorize funcionalidades como: 

  • Compatibilidade com diferentes percursos de aprendizagem.
  • Alta capacidade de armazenamento de conteúdo na nuvem.
  • Suporte para vários formatos multimídia e interativos.
  • Sistemas automatizados de feedback e avaliação.
  • Possibilidade de gamificar o conteúdo e registrar graficamente o progresso.
  • Análise estratégica de dados.
  • Acesso multiplataforma.
  • Dashboard ou painel de controle intuitivo para diferentes funções e tipos de usuários.
  • Integração com sua biblioteca virtual.

Leia também: 👉 Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

5. Habilite uma biblioteca virtual com recursos suficientes

Os livros didáticos são e continuarão sendo necessários ao aprendizado, principalmente para que os alunos possam pesquisar e se preparar antes das aulas e, assim, aproveitar ao máximo a interação com o professor. 

As bibliotecas virtuais são recursos educacionais de grande valor para todas as etapas acadêmicas, ainda mais nos níveis superior e universitário, pois permitem consultar bibliografia altamente especializada e, ao contrário do que ocorre com os livros físicos, interagir com eles de modo muito mais ágil e interativo.
 
Nos últimos anos, muitas instituições assumiram a tarefa de digitalizar a própria biblioteca para que seus alunos possam acessá-la de qualquer lugar. Os resultados abrangem diferentes níveis de complexidade, desde simples bancos de dados de arquivos PDF digitalizados até ecossistemas complexos de livros interativos com diversas funcionalidades, como categorização, realce, anotações etc. 

As melhores bibliotecas virtuais são aquelas que possuem um acervo completo de livros digitais de alta qualidade, que se adaptam a diferentes ambientes digitais de aprendizagem LMS e podem ser customizadas de acordo com a identidade da instituição. Por exemplo, a Biblioteca Virtual da Person

Por meio do app de nossa Biblioteca Virtual, seus estudantes poderão criar arquivos de estudo, consultar muitos volumes especializados, extrair referências em diferentes formatos e muito mais, na praticidade de seus notebooks, de seus tablets e até mesmo de seus celulares, com um sistema de navegação intuitivo com todas as vantagens dos livros didáticos da Pearson e as editoras mais renomadas do país
 
Lembre-se de que, a Biblioteca Virtual da Pearson é pioneira em acervo digital. Com mais de 17 anos, oferece um vasto acervo com mais de 14 mil obras, que abrange mais de 40 áreas do conhecimento. Nossa Biblioteca Virtual é a principal ferramenta que irá ajudar a sua instituição a digitalizar o ensino, mantendo a qualidade e eficiência na formação de profissionais altamente qualificados. Faça o download da apresentação da solução e conheça mais! 
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Referências

Garduño Trliz, Elvia (2020) Rutas de aprendizaje en la inducción, ingreso y seguimiento de un proceso de formación. Revista Educación, vol. 44, núm. 2. Universidad de Costa Rica 

Tolboom, Jos. (2003). How to organize a digital learning environment; from technology to use.  

Papadopoulou, A. (2019, marzo 18). Learning Goals and Objectives in Course Design. Learn Worlds.  

Espinosa, M. P. P., & Cartagena, F. C. (2021). Tecnologías avanzadas para afrontar el reto de la innovación educativa. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. 

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