Descubra como as plataformas de avaliações on-line funcionam para entender o desempenho dos alunos e as vantagens para universidade.

  1.  O que é uma plataforma de avaliação on-line para universidades? 
  2. Como as plataformas de avaliações on-line evoluíram?
  3. Por que uma plataforma digital de avaliação é tão importante nas universidades?
  4. 9 vantagens de ter uma plataforma para avaliações on-line na sua IES
    4.1. Automação de processos
    4.2. Monitoramento em tempo real
    4.3. Flexibilidade na execução
    4.4. Design inteligente de questões
    4.5. Relatórios de parâmetros
    4.6. Configuração em massa
    4.7. Integração de recursos dinâmicos de suporte
    4.8. Alta segurança para evitar anomalias
    4.9. Economia de recursos físicos, econômicos e humanos

Avaliar os alunos no nível universitário requer uma enorme quantidade de recursos materiais, tecnológicos e humanos. Hoje, mais do que nunca, é essencial disponibilizar de uma plataforma para aplicação de avaliações on-line que cubra todas as necessidades de uma instituição de educação superior. 

Conheça como funciona a plataforma digital, quais são suas características mais importantes e um decálogo com as vantagens que ajudarão sua instituição a se integrar à educação do futuro e ser mais competitiva.

O que é uma plataforma de avaliação on-line para universidades?

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Em plena era da aprendizagem digital, a evolução educacional teve uma recuperação acelerada nos últimos anos, transformando radicalmente a forma de adquirir conhecimento, mas também a forma de avaliar por meio de uma plataforma tecnológica. 

A época da crise sanitária mundial foi um fator decisivo nessa transição: noventa por cento dos alunos, em todos os níveis e em todos os países, tiveram de se adaptar à modalidade de aprendizagem on-line, o que incentivou também as instituições de ensino a revolucionar os próprios recursos tecnológicos para atender à demanda acadêmica. 

É claro que não só o ambiente de aprendizagem mudou, mas igualmente a forma como os alunos são avaliados, de medir o progresso deles em várias áreas. E a forma como os professores se preparavam para seus testes também se beneficiou da tecnologia. O que nos leva à questão central: O que é e o que representa à educação hoje uma plataforma digital de avaliações? 

Seria muito simplista dizer que uma plataforma para testes on-line é apenas um espaço virtual destinado ao estudante para responder uma prova, uma vez que isso pode ser feito em qualquer ambiente online que nos permita carregar um formato de avaliação. Na verdade, é muito mais do que isso:

Uma plataforma para avaliação digital é todo um sistema tecnológico robusto, capaz de fornecer o suporte necessário antes, durante e depois de um teste, a fim de lançar a maior quantidade de informações, que se traduzirão em resultados melhores, precisos e confiáveis.

Dessa forma, a plataforma digital oferece um banco de formatos diferentes de questões. Além disso, é possível randomizar as perguntas para cada estudante. Sem contar o suporte da Inteligência Artificial para tornar o processo a distância muito mais seguro e confiável. De fato, projetar uma tecnologia que possa medir as habilidades cognitivas do ser humano tem sido o maior objetivo de especialistas em computação há séculos. 

Leia também: 👉 Proctoring: o que é e como ajuda na supervisão de avaliações on-line 

Como as plataformas de avaliações on-line evoluíram?

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Quando pensamos nesse tipo de recurso educacional, podemos acreditar que eles nasceram na era digital, mas na realidade esses instrumentos de avaliação têm mais de 100 anos de evolução e a origem deles remonta às primeiras máquinas de aprendizagem ou machine learning, como evidenciado pela seguinte linha do tempo: 

1924: Sidney L. Pressey cria o primeiro protótipo funcional para fazer testes de aprendizado usando sua máquina de aprendizagem, um dispositivo mecânico que apresentava respostas aos alunos. 

1950: Alan Turing cria o Teste de Turing, o primeiro teste de inteligência artificial (IA) que poderia determinar se um computador era capaz de imitar a capacidade de resposta humana. 

1952: Arthur Samuel escreve o primeiro programa capaz de aprender sozinho: por meio de uma partida de damas, mostrou que podia melhorar suas jogadas. 

1981: Gerald DeJong cria o conceito de Aprendizagem Experiencial, possibilitando que um computador descarte informações não relevantes. 

2006: Geoffrey Hinton cunha o termo Deep Learning para explicar como os algoritmos podem identificar padrões cada vez mais complexos. 

2017: OpenAI treina chatbots capazes de criar a própria linguagem e até mesmo cooperar com humanos e outras máquinas. 

É fascinante como as máquinas de aprendizagem evoluíram por meio de sistemas de inteligência artificial, que hoje nos permitem avançar no campo da educação e aproveitar as melhores vantagens da tecnologia. 

E, por falar em vantagens, quais são elas realmente, como podemos identificar uma plataforma de avaliação on-line que atenda às maiores expectativas da instituição de ensino? É o que veremos a seguir! 

Leia também: 👉 Tudo sobre a avaliação de aprendizagem

Por que uma plataforma digital de avaliação é tão importante nas universidades?

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À medida que avançamos na construção de uma educação melhor para todos, os processos de avaliação tendem a se tornar mais elaborados. Isso não significa que em níveis básicos, como no Fundamental ou no Médio, eles sejam mais fáceis, mas é fato que na universidade existem outros fatores que podem tornar o processo de avaliação mais exigente. 

Um exemplo desses fatores é o grau de especialização: as avaliações universitárias são projetadas, aplicadas e validadas por especialistas em áreas muito específicas. Não é a mesma coisa revisar um teste de História Geral do México no Ensino Fundamental e um teste sobre “os processos sociodemográficos que aumentaram o preço do petróleo mexicano durante a Guerra Fria”. 

Outro fator que precisamos levar em conta é o fato de as universidades serem o nível acadêmico mais familiarizado com os ambientes virtuais de aprendizagem e, consequentemente, com os softwares de avaliação baseados na inteligência artificial.

9 vantagens de ter uma plataforma para avaliações on-line na sua IES

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1. Automação de processos

Imagine um recurso avaliador que permita aos professores ajustar automaticamente a logística das avaliações: definindo o horário, o tempo de duração de todo o teste ou de uma seção específica.  

Além disso, que a plataforma tenha a capacidade de avaliar as questões e lançar uma nota numérica, ou uma avaliação predeterminada pelo professor para pontuar o teste com mais precisão e objetividade. Tudo isso em tempo real.

2. Monitoramento em tempo real

Saber como um teste está sendo realizado em tempo real é essencial para evitar resultados imprecisos e também para identificar qualquer possível anomalia no momento em que ela estiver ocorrendo.  

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3. Flexibilidade na execução

Para muitos estudantes universitários que têm pouco tempo, contar com a possibilidade de fazer um teste em qualquer lugar e agendá-lo em um momento que se adapte ao próprio ritmo de vida representa uma das maiores vantagens que uma universidade pode oferecer.

4. Design inteligente de questões

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Uma das atividades que pode exigir mais tempo dedicado para um professor é o desenvolvimento das avaliações, uma vez que isso envolve a seleção de conteúdo, a formulação de questões e a quantidade de alternativas.

Também é preciso ser levado em conta que uma avaliação universitária de qualidade deve considerar o design instrumental, isto é, não pode ser limitado a um simples arquivo com questões fechadas. Além disso, deve conter questões relacionais, correlacionais, de múltipla escolha, abertas e aquelas que exigem desdobramentos ou procedimentos mais amplos para se chegar à resposta.

5. Relatórios de parâmetros

As universidades sabem que um teste não é usado apenas para avaliar o desempenho dos estudantes. É também uma grande oportunidade para a criação de uma base de dados com informação muito relevante à análise estatística. 

A plataforma ideal para fazer avaliações nas universidades deve ser capaz de organizar enormes quantidades de informações a fim de entender as condições de nossos alunos:

  1. Nível de desempenho.
  2. As áreas de maior e melhor uso.
  3. Perfil cognitivo: o comportamento que você reflete no momento de ser avaliado.

Os relatórios de parâmetros são essenciais para a mineração de dados dentro de uma universidade, permitindo a você que tenha o máximo controle sobre a situação geral e específica de seus alunos. 

Leia também: 👉 Learning Analytics: 4 usos práticos na educação superior

6. Configuração em massa

Planejar uma avaliação pode ter várias desvantagens, incluindo a logística da aplicação. Ter o material e a equipe desenvolvedora necessários para isso pode levar dias ou semanas. 

A configuração massiva de uma avaliação on-line pode cuidar de tudo isso de maneira sistematizada, permitindo aos professores e tutores de aplicação que se concentrem em outras eventualidades.

7. Integração de recursos dinâmicos de suporte

A adoção de material multimídia, bem como de programas ou aplicativos que permitem o uso de áudio e microfone, caso a avaliação exija, é outra vantagem essencial de uma plataforma projetada para testes de qualidade.  

Além disso, o uso desses recursos podem ajudar no momento de identificação do estudante para certificar de que nenhuma interferência de terceiros ocorra.  

8. Alta segurança para evitar anomalias

A primeira dúvida que surge quando falamos em um sistema avaliativo on-line tem a ver com o fato de que em uma prova a distância não é possível comprovar se você está trapaceando ou não.  

Isso não é um problema para um sistema de avaliação de qualidade, que possui os mecanismos de supervisão e segurança necessários, seja na supervisão presencial ou remota, no bloqueio do acesso a outras páginas durante o teste ou no alerta diante de qualquer anomalia. 

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9. Economia de recursos físicos, econômicos e humanos

Para muitas universidades, ser capaz de gerenciar e economizar nesses três recursos representa a vantagem máxima da aquisição de qualquer ferramenta tecnológica. Se aqui a mencionamos por último é porque não se trata apenas de uma vantagem, mas da consequência direta de todos os benefícios anteriores. 

Somente a sistematização de processos e o apoio à concepção de diversos testes que possam ser reproduzidos e aplicados de forma massiva já representam uma grande economia de recursos materiais e humanos. 

Agora que você já conhece as principais vantagens de implementar um software de aplicação de provas on-line, pode estar se perguntando: Existe um sistema que contenha todos esses recursos em uma única plataforma? A resposta é sim, existe, e se chama EdTest.ai da Pearson Higher Education que oferece o suporte mais abrangente para as avaliações on-line, garantindo rapidez, segurança, confiabilidade, eficiência e precisão nos resultados, com base na Inteligência Artificial. 

Se você ainda possui um sistema digital que lhe permite alcançar tudo isso, convidamos você a conhecer o EdTest.ai: um banco de avaliação on-line robusto que possui um portfólio de questões de múltipla escolha para avaliar conhecimentos gerais e específicos, de acordo com as necessidades de sua instituição. Seu sistema baseado em inteligência artificial, além de gerar testes com questões aleatórias, dá a segurança de que você precisa nos processos de avaliação e classificação. 

Experimente o EdTest.ai e reinvente a maneira como a sua instituição de ensino superior valoriza o conhecimento de seus estudantes. Invista na inovação tecnológica para competitividade e crescimento no mercado educacional! 

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Referências

Gonzalez, L. (2022, 7 septiembre). Historia de Machine Learning. Aprende IA. Recuperado 13 de octubre de 2022, de https://aprendeia.com/historia-de-machine-learning/  

Nalda, V. (2021, 17 septiembre). Machine Learning: Los orígenes y la evolución. Future Space S.A. Recuperado 13 de octubre de 2022, de https://www.futurespace.es/machine-learning-los-origenes-y-la-evolucion/ 

Pearson Higher Education
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