Existem muitas ferramentas digitais para educação, mas quais são realmente mais efetivas? Descubra as 5 categorias principais para escolher as melhores opções para os docentes.
- Por que é importante conhecer e usar ferramentas digitais para a educação?
- 5 ferramentas digitais essenciais para os professores hoje em dia
2.1 LMS ou sistema de gestão de aprendizagem
2.2 Ferramentas de criação de cursos
2.3 Livros digitais e bibliotecas virtuais
2.4 Salas de aula virtuais e salas de aula inteligentes
2.5 Realidade virtual
Em menos de uma década, o domínio das ferramentas digitais para a educação deixou de ser uma simples vantagem competitiva de algumas instituições privilegiadas e tornou-se uma necessidade premente entre instituições, professores e estudantes de todo o mundo.
Se você é professor ou tomador de decisão em uma instituição de ensino, é fundamental que se familiarize com as diferentes ferramentas digitais educacionais que moldarão o futuro do ensino, além de identificar e conhecer as diversas competências tecnológicas que os atuais professores devem ter.
A seguir, vamos rever 5 ferramentas que são cada vez mais utilizadas nas instituições de ensino. Adotá-las o quanto antes e aproveitá-las ao máximo será, sem dúvida, um fator diferenciador na proposta de valor do perfil profissional docente ou da instituição.
Por que é importante conhecer e usar ferramentas digitais para a educação?
Os últimos anos nos ensinaram, mais do que em qualquer outro momento da história, a importância das ferramentas digitais na educação. Isso não apenas nos permite eliminar qualquer barreira espaço temporal para alcançar os estudantes remotamente, como também:
- Gerenciar ou reutilizar materiais e conteúdos com muito mais rapidez e eficiência.
- Criar cursos multimídia em diferentes canais e focados em diversos estilos de aprendizagem.
- Aproveitar metodologias de ensino de última geração para aumentar a motivação.
- Reduzir custos em todo o processo de design instrucional e de ensino.
- Acessar recursos virtuais imersivos para uma experiência muito mais significativa.
5 ferramentas digitais essenciais para os professores hoje em dia
Atualmente, existem inúmeras tecnologias digitais para a educação. Podemos agrupá-las em cinco grandes categorias que possuem características semelhantes.
O importante é que entendamos como funcionam em linhas gerais e qual é o objetivo de cada tipo de ferramenta. Além disso, vamos descobrir a combinação integral de plataformas, softwares ou aplicativos específicos que mais pode nos ajudar a otimizar o ensino.
1. LMS ou sistema de gestão de aprendizagem
São ambientes virtuais de aprendizagem que combinam diferentes recursos e tecnologias para facilitar o processo de ensino, sobretudo para modelos híbridos, remotos e altamente autogerenciáveis, como é o caso do ensino superior.
Sistemas de gestão de aprendizagem (ou LMS, em inglês) são plataformas na nuvem que permitem gerenciar e distribuir materiais de estudo em diferentes formatos ou cursos completos com funcionalidades que incluem cadastro de usuários, questionários de avaliação, qualificação automática, calendário, análise de dados, fóruns de discussão, acompanhamento de resultados e aulas on-line, para citar apenas algumas delas.
O LMS pode ser gratuito ou pago, de código aberto, privado ou personalizado. Pode ainda ser criado como um ambiente de aprendizagem fechado ou integrado a aplicativos de terceiros.
O importante ao escolher um LMS é levar em conta que a ferramenta seja intuitiva e fácil de usar para todos os usuários. Além disso, que ofereça suporte de materiais de estudo em diversos formatos.
2. Ferramentas de criação de cursos
Está comprovado que o processo de ensino é muito mais eficiente e motivador quando os materiais de estudo incluem imagens, infográficos, vídeos, tutoriais animados, jogos educativos, objetos virtuais interativos, áudios, simulações etc. Em suma, quando são utilizados diferentes canais multimídia, e não apenas textos, existe mais engajamento do estudante.
As ferramentas de criação de cursos servem para estabelecer trilhas de aprendizagem altamente diversificadas e interativas. Algumas dessas ferramentas são destinadas aos designers instrucionais com amplo conhecimento de programação, e muitos outros são projetados para que qualquer professor possa gerar cursos interessantes simplesmente usando a funcionalidade de gravação de tela ou de “arrastar e soltar” da biblioteca de recursos e conteúdo pré-carregados.
Alguns dos LMS mais avançados já incluem uma ferramenta de criação de cursos. Outros geralmente são compatíveis com cursos desenvolvidos com o padrão SCORM (Shareable Content Object Reference Model ou Modelo de Referência para Objeto de Conteúdo Compartilhável), ou seja, o padrão internacional de programação para recursos de e-learning.
Vale ressaltar que atualmente os cursos on-line não são apenas projetados para um LMS. Também começam a surgir sistemas de microaprendizagem móveis, cujos conteúdos são divididos em módulos ou pílulas muito breves, intuitivas e de fácil digestão, de tal forma que os estudantes possam progredir em seu curso a partir do próprio smartphone, não importa onde estejam.
Dois exemplos de ferramentas de criação de cursos são: Adobe Captivate e Elucidat, mas também existem opções gratuitas. O mais importante é que você escolha uma que:
- Seja altamente compatível com o LMS ou o sistema de aprendizagem móvel da instituição, facilitando a migração de cursos.
- Seja coerente com as competências tecnológicas de quem vai criar os cursos.
- Leve em consideração as diretrizes de metodologias como microlearning, caminhos de aprendizagem, gamificação e aprendizagem adaptativa.
- Permita que o conteúdo seja gerado nos formatos mais atraentes possíveis para os alunos.
3. Livros digitais e bibliotecas virtuais
Além de sua óbvia praticidade, a migração dos livros didáticos físicos para o livro digital tem sido um grande alívio econômico para os estudantes e instituição. É importante ressaltar que um livro digital não é apenas um arquivo de texto com algumas imagens, mas um arquivo interativo que integra diversos recursos multimídia, como GIFs, vídeos, janelas pop-up, áudios e até autoavaliações.
Os livros digitais têm muitas vantagens sobre os livros físicos porque são interativos, permitem fazer anotações, destacar seções e esclarecer conceitos do próprio texto. Além disso, eles são extremamente fáceis de usar e de compartilhar para colaboração.
As bibliotecas virtuais geralmente são suportadas por LMS. O desafio para professores e designers instrucionais é encontrar a melhor maneira de integrá-los à jornada de aprendizagem de cada disciplina ou tema.
Leitura complementar: 👉 Como os livros digitais ajudam os docentes no ensino remoto?
4. Salas de aula virtuais e salas de aula inteligentes
As salas de aula virtuais são ambientes digitais de aprendizagem que tentam simular uma sala de aula e, em muitos aspectos, podem até superar a eficiência da sala de aula tradicional, pois dão ao professor maior controle de participação e permitem aos estudantes interagir em lousas colaborativas, por exemplo.
Por sua vez, as salas de aula inteligentes são ambientes físicos equipados com a tecnologia necessária para que os alunos remotos se sintam imersos na aula e os presenciais interajam com os colegas remotamente, como se estivessem sentados lado a lado.
Entre os dispositivos e acessórios de uma sala de aula inteligente, podemos encontrar câmeras de monitoramento, monitores, lousas interativas, telas de projeção etc. Obviamente, os professores precisam de algum treinamento e prática para dominar essas ferramentas enquanto ensinam um tema.
5. Realidade virtual
Por fim, a realidade virtual é uma das ferramentas digitais para a educação que mais cresce e evolui, sobretudo entre as instituições de ensino superior. Isso porque permite aproveitar ambientes de aprendizagem totalmente imersivos e altamente significativos para o futuro profissional do estudante, por exemplo:
- Passeios virtuais por museus, monumentos históricos, ruínas, ecossistemas e outros lugares geograficamente inacessíveis.
- Simulações que permitem aos alunos serem treinados com segurança em atividades delicadas, como cirurgia pediátrica, controle de tráfego aéreo ou manuseio de materiais perigosos.
- Viagens de 360° dentro do corpo humano, pela Via Láctea ou durante eventos históricos.
- Simulações com objetos 3D para entender funções algébricas, processos mecânicos ou reações químicas avançadas.
[Entrevista] 👉 Metaverso na educação com o professor Márcio Catapan
Conclusões
Essas são as 5 ferramentas digitais para a educação já extremamente populares no cenário atual e que certamente serão indispensáveis no futuro. É responsabilidade dos professores, designers instrucionais e/ou tomadores de decisão nas universidades aproveitá-las ao máximo para oferecer todas as suas vantagens e diferenciais competitivos aos seus estudantes.
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Referências
Edel-Navarro, Rubén. (2010). Entornos virtuales de aprendizaje: la contribución de "lo virtual" en la educación. Revista mexicana de investigación educativahttp://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662010000100002&lng=es&tlng=es.
Quiroz, J. S. (2011). Diseño y moderación de entornos virtuales de aprendizaje (EVA). Editorial UOC.
Flores, S. C. G., Lozano, P. M., & Navarro, G. A. V. (2012). Mundos Virtuales, nuevas generaciones y nuevas formas de socialización. PAAKAT: Revista de Tecnología y Sociedad, 3(4), 4.
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